Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 6368 Respostas
  • 1850328 Visualizações
*

saabGripen

• Investigador
  • 1899
  • Recebeu: 275 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1122/-2017
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6315 em: Novembro 10, 2025, 02:24:03 pm »

Na minha opinão, a probabilidade de Portugal adquirir o F-35 é baixa.

*

Viajante

• Investigador
  • 4703
  • Recebeu: 2994 vez(es)
  • Enviou: 1614 vez(es)
  • +8166/-6256
« Responder #6316 em: Novembro 10, 2025, 02:44:14 pm »
Pior do que negociar a inclusão de contrapartidas ou não, nas compras militares, é não fiscalizarmos a implementação dessas contrapartidas. Já aconteceu no passado!

Acordar contrapartidas e elas não serem implementadas, sai mais caro que acordar sem elas logo à partida.

Negociando com conta peso e medida, basta negociar a instalação por cá de uma parte dos equipamentos ou a inclusão de empresas do cluster nacional (eu não incluía só de Defesa, porque há sectores importantes, como as empresas que fornecem o sector automóvel por exemplo).

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, Bubas

*

saabGripen

• Investigador
  • 1899
  • +1122/-2017
« Responder #6317 em: Novembro 10, 2025, 03:23:39 pm »
Há algo que é provável acontecer no curto prazo, antes das Fragatas novas.
Portugal tem que (pelo menos tentar) gastar 2% este ano. Para isso, deverá ser necessário aproveitar todos os projetos/concursos que estavam em andamento.
Por isso, os concursos SEWACO, RWS e o concurso para encontrar uma empresa para proceder á instalação do SEWACO das VdG devem ter continuação. As despesas já estavam aprovadas.

Falando em RWS:
No arquivo de “Contract Awards” na NSPA, no pdf. para o trimestre July-September temos este registo:

ESCRIBANO MECHANICAL & ENGINEERING
ESP
17 500 000
MARITIME REMOTE WEAPONS SYSTEMS

Não se sabe se são os RWS para Portugal – mas podiam ser.
A Marinha não deve querer fazer entrar ao serviço o primeiro NPO6 sem SEWACO e sem o 40mm e duas cal.50.

NOTA:
Com alguma sorte poderá haver aqui alguma filha-da-putice.
RWS Escribano, Morteiros 120mm Escribano, mais umas centenas de URO VAMTAC ST5...    ... Fragatas? ...
... A Espanha já tem que pagar por isto.

17,5M dá para 21 RWS 12,7mm  e 6 x 30mm  SENTINEL?

Despacho n.º 14920/2024, de 18 de dezembro
Publicado no Diário da República n.º 245/2024, Série II.

No âmbito do programa dos NPO, pelo Despacho n.º 2160/2024, de 27 de fevereiro, a Marinha foi autorizada a realizar a despesa referente à formação de contratos conexos com a aquisição de material e serviços de fornecimento do Estado para integração nos NPO, onde se inclui um montante de 13 000 000,00 EUR (treze milhões de euros), ao qual acresce o imposto sobre o valor acrescentado, destinado aos RWS para instalação nestes navios.

Para instalação dos RWS nos restantes navios acima identificados, é necessário agora a autorização de despesa, no montante de 4 500 000,00 EUR (quatro milhões e quinhentos mil euros), de modo que a Marinha prossiga com uma aquisição agregada de RWS.

Nota:
Segundo o CharlieJaguar, o P44 e outro que não me lembro, eu sou um mentiroso compulsivo.
« Última modificação: Novembro 10, 2025, 03:26:31 pm por saabGripen »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Bubas

*

saabGripen

• Investigador
  • 1899
  • +1122/-2017
« Responder #6318 em: Novembro 10, 2025, 03:47:09 pm »
Há algo que é provável acontecer no curto prazo, antes das Fragatas novas.
Portugal tem que (pelo menos tentar) gastar 2% este ano. Para isso, deverá ser necessário aproveitar todos os projetos/concursos que estavam em andamento.
Por isso, os concursos SEWACO, RWS e o concurso para encontrar uma empresa para proceder á instalação do SEWACO das VdG devem ter continuação. As despesas já estavam aprovadas.

Falando em RWS:
No arquivo de “Contract Awards” na NSPA, no pdf. para o trimestre July-September temos este registo:

ESCRIBANO MECHANICAL & ENGINEERING
ESP
17 500 000
MARITIME REMOTE WEAPONS SYSTEMS

Não se sabe se são os RWS para Portugal – mas podiam ser.
A Marinha não deve querer fazer entrar ao serviço o primeiro NPO6 sem SEWACO e sem o 40mm e duas cal.50.

NOTA:
Com alguma sorte poderá haver aqui alguma filha-da-putice.
RWS Escribano, Morteiros 120mm Escribano, mais umas centenas de URO VAMTAC ST5...    ... Fragatas? ...
... A Espanha já tem que pagar por isto.

17,5M dá para 21 RWS 12,7mm  e 6 x 30mm  SENTINEL?

Despacho n.º 14920/2024, de 18 de dezembro
Publicado no Diário da República n.º 245/2024, Série II.

No âmbito do programa dos NPO, pelo Despacho n.º 2160/2024, de 27 de fevereiro, a Marinha foi autorizada a realizar a despesa referente à formação de contratos conexos com a aquisição de material e serviços de fornecimento do Estado para integração nos NPO, onde se inclui um montante de 13 000 000,00 EUR (treze milhões de euros), ao qual acresce o imposto sobre o valor acrescentado, destinado aos RWS para instalação nestes navios.

Para instalação dos RWS nos restantes navios acima identificados, é necessário agora a autorização de despesa, no montante de 4 500 000,00 EUR (quatro milhões e quinhentos mil euros), de modo que a Marinha prossiga com uma aquisição agregada de RWS.

Nota:
Segundo o CharlieJaguar, o P44 e outro que não me lembro, eu sou um mentiroso compulsivo.

Nota:

VAT Exemption under the SAFE Regulation
According to Article 20 of Regulation (EU) 2025/1106, which establishes the SAFE instrument:
“The supply of defence products or other goods intended for defence purposes — including imports and intra-Union acquisitions carried out under contracts resulting from joint procurement under the SAFE instrument — shall be temporarily exempt from value added tax, by way of derogation from Article 2 (1) of Directive 2006/112/EC.” [mindlink.lv]

*

P44

• Investigador
  • 21850
  • Recebeu: 7571 vez(es)
  • Enviou: 8557 vez(es)
  • +8175/-13763
« Responder #6319 em: Novembro 10, 2025, 03:50:13 pm »
Oh Gripas eu nem abri a boca portanto não me metas nas tuas conversas
Mas já que me mencionaste,
O que eu sei é que o teu intuito é vir para aqui espalhar confusão, até já falaste de F35 neste tópico

E como eu para aturar gente parva com mentalidade infantil já me bastam os meus colegas de trabalho, vou continuar a fazer como até aqui, que é fazer scroll down aos teus posts.

Portanto agradeço que me ignores, como eu te ignoro a ti

Passar bem
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, sivispacem

*

P44

• Investigador
  • 21850
  • +8175/-13763
« Responder #6320 em: Novembro 10, 2025, 03:51:32 pm »
E pára de fazer posts a citares-te a ti próprio

Ps.Este tópico estava a ir tão bem
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Duarte

• Investigador
  • 5523
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • Enviou: 2525 vez(es)
  • +3391/-1513
« Responder #6321 em: Novembro 10, 2025, 03:59:58 pm »
Esta segunda temporada da telenovela "Sabes e Gripas" está tornar-se uma desilusão.   :down:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, sivispacem

*

saabGripen

• Investigador
  • 1899
  • +1122/-2017
« Responder #6322 em: Novembro 10, 2025, 04:00:29 pm »
Oh Gripas eu nem abri a boca portanto não me metas nas tuas conversas
Mas já que me mencionaste,
O que eu sei é que o teu intuito é vir para aqui espalhar confusão, até já falaste de F35 neste tópico

E como eu para aturar gente parva com mentalidade infantil já me bastam os meus colegas de trabalho, vou continuar a fazer como até aqui, que é fazer scroll down aos teus posts.

Portanto agradeço que me ignores, como eu te ignoro a ti

Passar bem

Colocares um like é abrires a boca.

Se todos os teus colegas são parvos, se calhar o problema és tu.

Eu até gosto de ti.
Cuidado com as más companhias.

*

sivispacem

• Investigador
  • 1769
  • Recebeu: 1011 vez(es)
  • Enviou: 1094 vez(es)
  • +465/-634
« Responder #6323 em: Novembro 10, 2025, 04:28:20 pm »
O Drecas errou no diagnóstico, ele tem é TPN, transtorno de personalidade narcisista.

"O transtorno de personalidade narcisista (TPN) é um problema de saúde mental caracterizado por um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. Os indivíduos com TPN têm um senso exagerado de auto-importância, exageram as suas conquistas e talentos e esperam ser reconhecidos como superiores. Também podem ter dificuldade em lidar com críticas e podem ter dificuldade em reconhecer ou valorizar os sentimentos dos outros.
Características principais
Sentimento de grandiosidade: Crença de ser superior, especial e único, e necessidade de admiração constante.
Falta de empatia: Dificuldade em reconhecer ou se importar com os sentimentos e necessidades dos outros.
Expectativa de tratamento especial: Creem que merecem tratamento preferencial e esperam ser admirados sem justificação.
Relacionamentos problemáticos: Podem explorar os outros para atingir os seus próprios objetivos e ter dificuldade em estabelecer relações saudáveis.
Insegurança: Por baixo da aparência de grandiosidade, a autoestima é frágil e dependente de validação externa.
Comportamento arrogante: Podem ser arrogantes, pretensiosos e exibir um comportamento que sugere vaidade.
Inveja: Podem sentir inveja dos outros ou acreditar que os outros sentem inveja deles. "

E talvez mais um par de outras coisas, mas tenho mais que fazer com o meu tempo do que me preocupar com o 'coiso'.
Da minha parte também será essa a estratégia: Scroll down

:snip:
« Última modificação: Novembro 10, 2025, 04:28:57 pm por sivispacem »
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar

*

sivispacem

• Investigador
  • 1769
  • Recebeu: 1011 vez(es)
  • Enviou: 1094 vez(es)
  • +465/-634
« Responder #6324 em: Novembro 10, 2025, 04:30:09 pm »
Esta segunda temporada da telenovela "Sabes e Gripas" está tornar-se uma desilusão.   :down:

Mais do mesmo, né???  :mrgreen:
Cumprimentos,

*

imaginário

• Membro
  • *
  • 71
  • Recebeu: 41 vez(es)
  • Enviou: 82 vez(es)
  • +2/-6
« Responder #6325 em: Novembro 10, 2025, 04:48:38 pm »
https://www.facebook.com/share/p/1BWANnipG3/

Algo que realmente interessa para o tópico.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Duarte, sivispacem, JohnM

*

JohnM

• Investigador
  • 1868
  • Recebeu: 1302 vez(es)
  • Enviou: 573 vez(es)
  • +376/-69
« Responder #6326 em: Novembro 10, 2025, 04:53:18 pm »

Duas coisas interessantes nesse post:

1.   Parece que estão mesmo a querer recuperar a VdG.

2.   Eu, pelo menos, não sabia que a doca seca do Alfeite tem 138 m de comprimento e 18 m de largura. O comprimento em particular, pode influenciar na hora de escolher as novas fragatas, já que não seria necessário fazer obras de alargamento caso as novas tenham menos de 138 m.

*

P44

• Investigador
  • 21850
  • +8175/-13763
« Responder #6327 em: Novembro 10, 2025, 04:58:12 pm »

Duas coisas interessantes nesse post:

1.   Parece que estão mesmo a querer recuperar a VdG.

2.   Eu, pelo menos, não sabia que a doca seca do Alfeite tem 138 m de comprimento e 18 m de largura. O comprimento em particular, pode influenciar na hora de escolher as novas fragatas, já que não seria necessário fazer obras de alargamento caso as novas tenham menos de 138 m.

Supostamente era para ter sido aumentada para poder acolher um submarino também mas ficou tudo em água de bacalhau

Agora esta de meterem lá a casco...

Aguardemos

*

P44

• Investigador
  • 21850
  • +8175/-13763
« Responder #6328 em: Novembro 10, 2025, 04:59:27 pm »
O Drecas errou no diagnóstico, ele tem é TPN, transtorno de personalidade narcisista.

"O transtorno de personalidade narcisista (TPN) é um problema de saúde mental caracterizado por um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. Os indivíduos com TPN têm um senso exagerado de auto-importância, exageram as suas conquistas e talentos e esperam ser reconhecidos como superiores. Também podem ter dificuldade em lidar com críticas e podem ter dificuldade em reconhecer ou valorizar os sentimentos dos outros.
Características principais
Sentimento de grandiosidade: Crença de ser superior, especial e único, e necessidade de admiração constante.
Falta de empatia: Dificuldade em reconhecer ou se importar com os sentimentos e necessidades dos outros.
Expectativa de tratamento especial: Creem que merecem tratamento preferencial e esperam ser admirados sem justificação.
Relacionamentos problemáticos: Podem explorar os outros para atingir os seus próprios objetivos e ter dificuldade em estabelecer relações saudáveis.
Insegurança: Por baixo da aparência de grandiosidade, a autoestima é frágil e dependente de validação externa.
Comportamento arrogante: Podem ser arrogantes, pretensiosos e exibir um comportamento que sugere vaidade.
Inveja: Podem sentir inveja dos outros ou acreditar que os outros sentem inveja deles. "

E talvez mais um par de outras coisas, mas tenho mais que fazer com o meu tempo do que me preocupar com o 'coiso'.
Da minha parte também será essa a estratégia: Scroll down

:snip:

Se houver uma maneira de não ver os posts da criatura, agradeço

*

P44

• Investigador
  • 21850
  • +8175/-13763
« Responder #6329 em: Novembro 10, 2025, 05:01:00 pm »