Eu gosto bastante desse conceito, até porque os Holandeses como nós usam os Fuzileiros mais como uma força de "Comandos Navais" do que como "Infantaria da Marinha".
Serão navios bem mais baratos e que precisam de muito menos pessoal do que um NavPol.
Que conceito é que é mais barato que um LPD? Um MPSS9000 militar, ficará aproximadamente ao preço de um LPD, se assumirmos nível de equipamento e deslocamento idênticos. As guarnições serão em tudo similares, dada a tecnologia e sistemas de automação serem potencialmente iguais.
Existem soluções mais baratas que um LPD, mas essas soluções são navios mais pequenos e simples que um LPD.
No caso português, para a dimensão dos nossos Fuzileiros, os Crossover são a melhor opção, particularmente numa versão armada ao nível de uma fragata leve, eliminando de vez a necessidade de um navio anfíbio dedicado.
O navipol não está errado mas sim o conceito da marinha sobre ele...

Os países baixos estão a desenvolver os seus PMM mas adaptados para as funções de OPV .
nos podíamos ter 2 destes para substituir os Viana do castelo mais antigos e o navipol do conceito da marinha com isso ganhar mais versatilidade.
2 x npos = por volta de 80 de guarnição
1 x navipol tipo Johan de Witt = 146
1 x ATS-class amphibious = 60 to 70
1 x PMM = 48
Tem é ser maior que nosso PMM para ser um verdadeiro porta drones
O NAVPOL está objectivamente errado, numa Marinha que já vai contar com 3 navios "logísticos e polivalentes" (PNM e 2 AOR). Ter um quarto navio dedicado é um exagero numa Marinha sem fragatas modernas.
Então mas a intenção da Holanda não era substituir os Holland, Rotterdam e JdW, por uma só classe de Crossovers?
Para nós não faz qualquer sentido substituir 4 NPOs baratos, por 2 navios enormes e caros.
Só para se colocar em perspectiva, 1 único PNM custa 139M, sendo um navio inteiramente civil e sem incluir grande parte dos equipamentos. Portanto, é mais caro que 2 NPOs totalmente equipados.
Uma versão militarizada, com melhores sensores, algum armamento, etc, custaria tanto como os 6 NPO3S contratualizados. Ou mais, se seguissem esse desenho, com uma versão com ainda mais deslocamento que o PNM, e convés corrido, doca alagável como deve ser, etc.
Saía mais barato desenvolver um "NPO4S" mais ao estilo de corvetas, para substituir os 4 originais.
Do programa holandês, só faz sentido na nossa perspectiva se sair dali um Crossover 115S, ou 123SF. Mais caros que os NPOs, mas suficientemente baratos para se encomendar 3 ou 4, construir em Portugal, e eliminar de vez o interesse no NAVPOL.
Em alternativa, podemos substituir os NPO originais por 4 NPO3S ou 4S, e substituir as VdG por 2 Crossover, e as BD por 3 fragatas como deve ser.