Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5310 em: Abril 08, 2025, 06:16:41 am »
Penso que têm um custo proibitivo para Portugal. São boas, mas há que ter noção das coisas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5311 em: Abril 08, 2025, 10:03:41 am »
Se houvesse noção já teriam escolhido substitutas para as VdG, pois vai chegar o momento em breve que nenhuma fragata das duas classes se aproveita.

Mas a noção que existe é fomentar negociatas a gosto pessoal e deixar que outros impinjam como devem ser as FA portuguesas
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5312 em: Abril 08, 2025, 10:14:13 am »
Se houvesse noção já teriam escolhido substitutas para as VdG, pois vai chegar o momento em breve que nenhuma fragata das duas classes se aproveita.

Mas a noção que existe é fomentar negociatas a gosto pessoal e deixar que outros impinjam como devem ser as FA portuguesas

Calma que segundo há grupos de trabalho focados nisso, complementados por subgrupos de trabalho  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5313 em: Abril 08, 2025, 10:37:59 am »
Penso que têm um custo proibitivo para Portugal. São boas, mas há que ter noção das coisas.

Esta classe e as "minhas" ASWF Holandesas / Belgas servem de exemplo que fragatas criadas para serem especialistas em ASW são caras... e deve haver "detalhes" que o explicam.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5314 em: Abril 08, 2025, 11:07:44 am »
Penso que têm um custo proibitivo para Portugal. São boas, mas há que ter noção das coisas.

Esta classe e as "minhas" ASWF Holandesas / Belgas servem de exemplo que fragatas criadas para serem especialistas em ASW são caras... e deve haver "detalhes" que o explicam.

São Fragatas grandes, muito bem equipadas, com sistemas de propulsão muito silenciosos, enfim são excelentes para ASW. Uma Fragata CODAD será mais barata do que uma CODLAD como as "tuas" ASWF. Uma Fragata com radar 3D rotativo será mais barata do que Fragatas com radares com painéis fixos com o mesmo alcance. Uma Fragata com apenas um  sonar de casco será mais barata do que uma Fragata com sonar de casco e rebocado. Uma Fragata com poucos VLS será sempre mais barata do que uma que tenha muitos VLS.

Exemplo de uma Fragata da primeira opção serão as Fragatas Classe "Tamandaré.



Exemplo de uma Fragata da segunda opção serão as Type 26 Canadianas.

« Última modificação: Abril 08, 2025, 12:05:07 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5315 em: Abril 08, 2025, 02:39:55 pm »
Exemplo de uma fragata moderna e com capacidade de operar nas próximas décadas:

Características:

Deslocamento: Aproximadamente 140 metros e 6000 toneladas .

Propulsão: Sistema CODLAG (Combined Diesel-Electric and Gas), com uma velocidade máxima de pelo menos 28 nós.

Armamento: Canhão 76 mm Oto Melara, lançadores verticais (mínimo 24 células), lança torpedos triplos, armas laser, 2 MPLS e 2 RWS em 12,7mm.
Sensores: Radar AESA, sonar de casco e sonar rebocado de baixa frequência e longo alcance para detecção de submarinos.

Autonomia: Mínimo 5.000 milhas náuticas, permitindo operações prolongadas.

Centro de Operações Marítimas, um gémeo digital, em redes multiespectrais, onde circulará e será processada a informação recolhida pelos sensores do navio e dos seus sistemas robóticos.

Capacidade: Hangar para helicóptero e drones, Hangar lateral e calhas para movimentação de contentores, drones e sistemas autónomos (mission bay).


O que há de mais parecido no mercado? Para mim seriam as Freem Evo italianas, ou futuramente as F110 Block 2.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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dc

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5316 em: Abril 08, 2025, 03:59:05 pm »
Com esse tipo de equipamento, consegue-se tanto as AH140 como as Meko A210. Ambos os casos conseguem 32 VLS garantidos, e pelo menos no caso das A210, espaço para 16 SSM, ou 8 SSM +espaço livre para outro equipamento (exemplo, 2 lançadores ADL com, com 2 células cada, quadpacked com ESSM block 2).

As Type 26 são caríssimas. Mas, com a proposta à Noruega, e caso eles aceitem as ditas fragatas, a economia de escala pode tornar os custos unitários muito mais comparáveis a outras fragatas.

Sendo fragatas topo topo topo de gama, é dos poucos casos onde 4 navios seriam "aceitáveis" (na configuração britânica) para a MGP. Com os 24 Mk-41 (além dos 12 VLS para CAMM) a poderem receber mísseis SM-2 e SM-6, teriam condições para ser fragatas ASW bastante capazes em AAW, e em land-attack caso se incorporassem mísseis de cruzeiro.

Só mudava o radar, para algo tipo NS200, se fosse possível. E mesmo assim ficar com o Artisan não seria o fim do mundo.

É uma opção irrealista... mas.
 

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Mentat

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5317 em: Abril 08, 2025, 04:53:21 pm »
As Type 26 são caríssimas. Mas, com a proposta à Noruega, e caso eles aceitem as ditas fragatas, a economia de escala pode tornar os custos unitários muito mais comparáveis a outras fragatas.

Sendo fragatas topo topo topo de gama, é dos poucos casos onde 4 navios seriam "aceitáveis" (na configuração britânica) para a MGP. Com os 24 Mk-41 (além dos 12 VLS para CAMM) a poderem receber mísseis SM-2 e SM-6, teriam condições para ser fragatas ASW bastante capazes em AAW, e em land-attack caso se incorporassem mísseis de cruzeiro.

Só mudava o radar, para algo tipo NS200, se fosse possível. E mesmo assim ficar com o Artisan não seria o fim do mundo.

É uma opção irrealista... mas.
Considerando a realidade nacional, prefiro ter mais Fragatas Tier II (devidamente equipadas e com mísseis suficientes, leia-se) do que ter Fragatas Tier I.
3 Meko A200 para colmatar as lacunas do curto-prazo e no fim da década encomendar 3 Meko A210. Por exemplo.
Soluções não faltam por aí, ao gosto "de cada um".
O que falta é vontade política. Quando essa realmente existe, o €€ aparece.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5318 em: Abril 08, 2025, 05:11:36 pm »
Com esse tipo de equipamento, consegue-se tanto as AH140 como as Meko A210. Ambos os casos conseguem 32 VLS garantidos, e pelo menos no caso das A210, espaço para 16 SSM, ou 8 SSM +espaço livre para outro equipamento (exemplo, 2 lançadores ADL com, com 2 células cada, quadpacked com ESSM block 2).

As Type 26 são caríssimas. Mas, com a proposta à Noruega, e caso eles aceitem as ditas fragatas, a economia de escala pode tornar os custos unitários muito mais comparáveis a outras fragatas.

Sendo fragatas topo topo topo de gama, é dos poucos casos onde 4 navios seriam "aceitáveis" (na configuração britânica) para a MGP. Com os 24 Mk-41 (além dos 12 VLS para CAMM) a poderem receber mísseis SM-2 e SM-6, teriam condições para ser fragatas ASW bastante capazes em AAW, e em land-attack caso se incorporassem mísseis de cruzeiro.

Só mudava o radar, para algo tipo NS200, se fosse possível. E mesmo assim ficar com o Artisan não seria o fim do mundo.

É uma opção irrealista... mas.

Nenhuma das Fragatas que mencionas têm propulsão CODLAG (Combined Diesel-Electric and Gas), nem sonar rebocado de baixa frequência e longo alcance para detecção de submarinos (mas que presumo que fosse perfeitamente possível), presumo que só a Meko A210 tenha mission bay.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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saabGripen

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5319 em: Abril 08, 2025, 05:35:09 pm »
O novo CEMA ter dito que quer Fragatas não vos garante que não se trata de BigBimby.

O novo CEMA pode não estar tão afastado das ideias do G&M como vocês gostariam.

É mais fácil vender BigBimby ao governo que fragatas alemãs.

A produçào da Bimby abre portas com a Damen para a produção de BigBimby em Portugal.


« Última modificação: Abril 08, 2025, 05:40:02 pm por saabGripen »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5320 em: Abril 08, 2025, 05:56:23 pm »
O novo CEMA ter dito que quer Fragatas não vos garante que não se trata de BigBimby.

O novo CEMA pode não estar tão afastado das ideias do G&M como vocês gostariam.

É mais fácil vender BigBimby ao governo que fragatas alemãs.

A produçào da Bimby abre portas com a Damen para a produção de BigBimby em Portugal.

A única coisa que abre as portas é para a Damen, já o que se pode ou não comprar é outra coisa. Pode ser uma Fragata Sigma, pode ser uma ASWF, pode ser uma Crossover, BigBimby para mim morreu com a saída do anterior CEMA.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5321 em: Abril 08, 2025, 07:14:53 pm »
O novo CEMA ter dito que quer Fragatas não vos garante que não se trata de BigBimby.

O novo CEMA pode não estar tão afastado das ideias do G&M como vocês gostariam.

É mais fácil vender BigBimby ao governo que fragatas alemãs.

A produçào da Bimby abre portas com a Damen para a produção de BigBimby em Portugal.

A única coisa que abre as portas é para a Damen, já o que se pode ou não comprar é outra coisa. Pode ser uma Fragata Sigma, pode ser uma ASWF, pode ser uma Crossover, BigBimby para mim morreu com a saída do anterior CEMA.


Pode ter morrido para ti.
Mas isso vale tanto como a Crossover que nasceu para ti.

Este CEMA e/ou o que virá a seguir a ele vão ter que usar a Bimby.
E é da sua utilização que virá a decisão de fazer uma militar ou não ou opar por algo que seja meia Bimby - meia Fragata ou outra solução qualquer.
 

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dc

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5322 em: Abril 08, 2025, 10:15:52 pm »
Nenhuma das Fragatas que mencionas têm propulsão CODLAG (Combined Diesel-Electric and Gas), nem sonar rebocado de baixa frequência e longo alcance para detecção de submarinos (mas que presumo que fosse perfeitamente possível), presumo que só a Meko A210 tenha mission bay.

Ambos os navios podem ser configurados consoante as necessidades do cliente. Até a propulsão, é de questionar ao fabricante, que ele há-de nos dizer se os seus navios podem ou não ser CODLAG.

As A210 propostas até agora, estão desenhadas para o concurso australiano.

Ambos os navios têm opção de "Mission Bay", podem é não ter tamanhos tão grandes como as MBs de certos projectos. Mas é um trade off, as A210 e AH140 oferecem mais espaço para armamento, particularmente VLS, que as ASWF e F110 (com base nos desenhos apresentados).

Considerando a realidade nacional, prefiro ter mais Fragatas Tier II (devidamente equipadas e com mísseis suficientes, leia-se) do que ter Fragatas Tier I.
3 Meko A200 para colmatar as lacunas do curto-prazo e no fim da década encomendar 3 Meko A210. Por exemplo.
Soluções não faltam por aí, ao gosto "de cada um".
O que falta é vontade política. Quando essa realmente existe, o €€ aparece.

Sem dúvida, que se opção fosse com 6 fragatas dessas, preferia essa opção a 4 navios de topo.
Mas sabendo a realidade nacional, e sabendo que existe uma forte probabilidade de só lançarmos concurso para 4 navios... neste caso é ir all-in nos melhores navios que o dinheiro puder comprar.
 

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Kalil

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5323 em: Abril 08, 2025, 11:32:19 pm »
Com esse tipo de equipamento, consegue-se tanto as AH140 como as Meko A210. Ambos os casos conseguem 32 VLS garantidos, e pelo menos no caso das A210, espaço para 16 SSM, ou 8 SSM +espaço livre para outro equipamento (exemplo, 2 lançadores ADL com, com 2 células cada, quadpacked com ESSM block 2).

As Type 26 são caríssimas. Mas, com a proposta à Noruega, e caso eles aceitem as ditas fragatas, a economia de escala pode tornar os custos unitários muito mais comparáveis a outras fragatas.

Sendo fragatas topo topo topo de gama, é dos poucos casos onde 4 navios seriam "aceitáveis" (na configuração britânica) para a MGP. Com os 24 Mk-41 (além dos 12 VLS para CAMM) a poderem receber mísseis SM-2 e SM-6, teriam condições para ser fragatas ASW bastante capazes em AAW, e em land-attack caso se incorporassem mísseis de cruzeiro.

Só mudava o radar, para algo tipo NS200, se fosse possível. E mesmo assim ficar com o Artisan não seria o fim do mundo.

É uma opção irrealista... mas.

Nenhuma das Fragatas que mencionas têm propulsão CODLAG (Combined Diesel-Electric and Gas), nem sonar rebocado de baixa frequência e longo alcance para detecção de submarinos (mas que presumo que fosse perfeitamente possível), presumo que só a Meko A210 tenha mission bay.

Teoricamente, as A200/A210 já são bastante silenciosas com os waterjets e os motores isolados e mais "à frente" na estrutura. É previsível que também tenham sonar rebocado.
Ser CODLAG não creio que deva ser factor de exclusão.
 

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MMaria

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5324 em: Abril 09, 2025, 02:46:15 am »
Bom para armadas com pouco presupuesto.

Aselsan presenta una propuesta para modernizar las fragatas MEKO 360 de la Armada Argentina

La oferta busca mejorar la capacidad operativa de los buques sin necesidad de construir unos nuevos, lo que representa una alternativa efectiva en términos de coste .

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/5244938/aselsan-propone-modernizar-fragatas-meko-360-armada-argentina

Sds
« Última modificação: Abril 09, 2025, 02:47:12 am por MMaria »
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