Pois, mas desta vez não estou a ver a NATO a comparticipar a compra das fragatas. Para os F-35A ainda existem as Lajes, mas nem isso é garantido.
Estamos é sempre a ver a História a se repetir. Com a compra de mais P-3 e a modernização da frota a FAP já evitou ficar novamente sem aeronaves de patrulha marítima. Safaram-se. Por isso, quem sabe se a NATO ou a UE vai acabar por dar algum tipo de empurrão ao assunto. Mas só escrevo isto por razões históricas e termos sempre sido um pobrezinho que ou anda mal equipado ou os outros andam sempre a ajudar.
Ao final do dia, se realmente quiserem, o dinheiro ou a dívida sempre aparece para pagar seja o que for. Excepção de equipamento militar onde não podem ajudar os amigos. Não foi assim com "salvar" a TAP? Apareceu sempre dinheiro para esbanjar, propaganda para iludir o Zé Povinho e formas para contornar regras da UE.
Charlie,
E mesmo as Lajes...
As contrapartidas atuais pela utilização das Lajes são esmagadoramente civis e entregues ao Governo Regional dos Açores. Alguém acredita que o Governo da República vai dizer ao José Bolieiro "vamos renegociar o tratado de 95 e vocês vão perder grande parte do apoio das Lajes porque a FAP precisa de F-35A's"?
O otimismo que vai por este fórum!
(Estou a sentir me como o gajo que contra a sua própria vontade aparece para estragar a festa... O "Sintra do Restelo")
Também não estou a ver as Lajes a terem o peso que antigamente tinham. E sinceramente, mesmo que venham com a história de que vamos comprar F-35 com desconto em contrapartida pelas Lajes qual é a probabilidade de ser treta? Podem muito ser pressionados a adquirir novos meios ou decidir abrir os cordões à bolsa, após décadas sem investimentos maiores, e vir com a conversa de que foi graças às contrapartidas pelo uso das Lajes. Nunca iríamos realmente saber.
A questão das Lajes também não é (apenas) optimismo do pessoal do fórum. Até certo ponto pode ser um deus ex machina. Mas a origem de tanto falarmos das contrapartidas das Lajes é pelo facto de ser o que mais corre no Largo do Rato quando falam em qualquer investimento significativo que não envolva negócios com o Brasil.
É daí que vem. Quantas vezes é que quem está aqui dentro da "máquina" ou tem ligações e conhecimentos com pessoal que está dentro dos assuntos ou na vida militar, os ouve a falar que estão a contar comprar o equipamento XPTO (norte-americano) com recurso a dinheiro vindo pelo uso das Lajes?
Agora até é
chic e está na moda dizerem que vai ser a bazuca para a defesa por parte da UE que vai ajudar a
finalmente adquirir o equipamento X ou Y de origem europeia.
Entretanto, as décadas passaram, e com os apoios modernizou-se tardiamente os C-130 & Falcon, vieram uns UH-60 em segunda-mão e vão vir dois
Canadair, mas qualquer programa sério continua a ser empurrado com a barriga. Vamos debatendo e lendo notícias esporadicamente sobre o tema e a história continua-se a repetir.
Cumprimentos,