Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5366 Respostas
  • 970489 Visualizações
*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6739
  • Recebeu: 7394 vez(es)
  • Enviou: 5015 vez(es)
  • +10179/-2917
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #4290 em: Julho 12, 2024, 12:09:43 pm »
Isto agora é que vai ser. Tal como nos anos 90 com as fragatas Vasco da Gama e F-16.

Pois, mas desta vez não estou a ver a NATO a comparticipar a compra das fragatas. Para os F-35A ainda existem as Lajes, mas nem isso é garantido.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra, LightningBolt

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 307
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 282 vez(es)
  • +54/-49
« Responder #4291 em: Julho 12, 2024, 12:10:57 pm »
Não seria ideia centralizar compras num fornecedor de forma a obter economias de escala nas encomendas?
Já temos uma encomenda com a Damen, as ASWF fariam mais sentido, até em sistemas de operação partilhados entre navios que certamente derivam de ser o mesmo construtor.
Por outro lado se a compra de submarinos for equacionada, nomeadamente novos alemães, pensar nas Meko e juntar a compra no mesmo estaleiro poderia ser vantajoso em economia de escala?

Boa noite,
No âmbito do anúncio do PM, poderá ser antecipada a compra de 3 FFG, sendo as ASWF , as AH-140 as candidatas preferidas.
Veremos...
Cps,

Para o que a Marinha precisa os ASWF são muito superiores aos AH-140, mas também muito mais caros.

*

LM

• Investigador
  • 3091
  • Recebeu: 1360 vez(es)
  • Enviou: 4041 vez(es)
  • +2011/-112
« Responder #4292 em: Julho 12, 2024, 12:18:02 pm »
O projecto de fragatas polaco (classe Miecznik) não tem origem na Arrowhead 140 (AH140) ? E não é muito mais barato que as ("minhas") ASWF... isto das AH140 serem "light" no conceito e no custo parece-me ter muito haver com os sensores e armamentos que se coloquem (ou não).

Um fragata decente e moderna custa por volta de 1000k euros, está visto; continuo a gostar mt das ASWF, até pelas sinergias que se podem ter com a "Koninklijke Marine" e terem especial apetência por ASW - venham apenas 2 se tiver de ser, depois procuramos outras 2 ou "semi-novas" ou “European Patrol Corvette” (para substituir as 2x Vasco da Gama ou as 2x M é que já não percebo... se calhar radares modernos novos tinha sido era para as M)

Já perdi a ilusão de 5 fragatas novas e realmente "General Purpose" (ou mix AAW + ASW/GP).
« Última modificação: Julho 12, 2024, 12:19:22 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
« Responder #4293 em: Julho 12, 2024, 12:34:57 pm »
Penso que esqueceste desta pequena informação:

- Plataforma com cerca de 140 metros
- Pista rolante: No mínimo 80 m de comprimento e 6 de largura

Da barcaça civil. Isso em termos militares qual o contexto? Onde se pode enquadrar num discurso sobre fragatas de qualquer tipo tratando de substituir as VdG? Até uma AH140 mal armada é imensamente superior
« Última modificação: Julho 12, 2024, 12:36:13 pm por Pescador »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23121
  • Recebeu: 4083 vez(es)
  • Enviou: 2860 vez(es)
  • +2663/-4465
« Responder #4294 em: Julho 12, 2024, 12:35:48 pm »
O projecto de fragatas polaco (classe Miecznik) não tem origem na Arrowhead 140 (AH140) ? E não é muito mais barato que as ("minhas") ASWF... isto das AH140 serem "light" no conceito e no custo parece-me ter muito haver com os sensores e armamentos que se coloquem (ou não).

Sim é como dizes, é uma AH-140 muito mais bem armadas e equipadas que as futuras Type 31 britânicas. O pior para mim das AH140 é a propulsão CODAD, que é o oposto do que a Marinha está a querer para o futuro. Basta ver os NPO 3ª série com um sistema de propulsão elétrica com propulsores azimutais e os futuros NPC com a mesma solução. Nesse aspecto as ASWF estão muito mais perto do que a Marinha está a fazer.

Um fragata decente e moderna custa por volta de 1000k euros, está visto; continuo a gostar mt das ASWF, até pelas sinergias que se podem ter com a "Koninklijke Marine" e terem especial apetência por ASW - venham apenas 2 se tiver de ser, depois procuramos outras 2 ou "semi-novas" ou “European Patrol Corvette” (para substituir as 2x Vasco da Gama ou as 2x M é que já não percebo... se calhar radares modernos novos tinha sido era para as M)

Já perdi a ilusão de 5 fragatas novas e realmente "General Purpose" (ou mix AAW + ASW/GP).

Não sei se percebeste, mas os radares das ASWF e das Miecznik são basicamente os mesmos, ou seja os Thales APAR block 2.0 e os Thales SM400 block 2. Querem diminuir o custo? Basta não usar esses radares e colocar um NS200 que para o tipo de Fragata chega e sobra.
« Última modificação: Julho 12, 2024, 12:39:20 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #4295 em: Julho 12, 2024, 12:38:50 pm »
O correto era 2 fragatas esta década e depois 2 para substituir as BD na próxima. isto independentemente de porta drones, seja o João ou lanchas e outras barcas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, LightningBolt

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 542
  • Recebeu: 122 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +33/-3
« Responder #4296 em: Julho 12, 2024, 12:59:06 pm »
Isto agora é que vai ser. Tal como nos anos 90 com as fragatas Vasco da Gama e F-16.

Pois, mas desta vez não estou a ver a NATO a comparticipar a compra das fragatas. Para os F-35A ainda existem as Lajes, mas nem isso é garantido.

Charlie,

E mesmo as Lajes...
As contrapartidas atuais pela utilização das Lajes são esmagadoramente civis e entregues ao Governo Regional dos Açores. Alguém acredita que o Governo da República vai dizer ao José Bolieiro "vamos renegociar o tratado de 95 e vocês vão perder grande parte do apoio das Lajes porque a FAP precisa de F-35A's"?

O otimismo que vai por este fórum!

(Estou a sentir me como o gajo que contra a sua própria vontade aparece para estragar a festa... O "Sintra do Restelo")

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44, Charlie Jaguar, LightningBolt

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 542
  • +33/-3
« Responder #4297 em: Julho 12, 2024, 01:02:20 pm »
Boa noite,
No âmbito do anúncio do PM, poderá ser antecipada a compra de 3 FFG, sendo as ASWF , as AH-140 as candidatas preferidas.
Veremos...
Cps,

Eram boas notícias... mas não me acredito.

Eram EXCELENTES notícias, mas também não acredito.

Já agora, as ASWF eram precisamente o exemplo das tais Fragatas de um bilião de Euros que o Almirante António Mateus disse à Naval News que a Marinha não estava interessada.

Vamos ver

Apenas um TIA. Não tenho aqui o link e muito menos o pdf, mas se encontrar eu envio-te.

Thanks

*

Pescador

• Investigador
  • 5462
  • +5959/-3813
« Responder #4298 em: Julho 12, 2024, 01:03:43 pm »

Charlie,

E mesmo as Lajes...
As contrapartidas atuais pela utilização das Lajes são esmagadoramente civis e entregues ao Governo Regional dos Açores. Alguém acredita que o Governo da República vai dizer ao José Bolieiro "vamos renegociar o tratado de 95 e vocês vão perder grande parte do apoio das Lajes porque a FAP precisa de F-35A's"?

(Estou a sentir me como o gajo que contra a sua própria vontade aparece para estragar a festa... O "Sintra do Restelo")

As Lages não pertencem aos Açores. Pertencem a Portugal. A soberania nacional importa mais que os interesses de uns eleitos regionais.
Os F35 são do  interesse nacional o que inclui o interesse dos Açores e Madeira.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Bubas, LightningBolt

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 117
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 467 vez(es)
  • +14/-45
« Responder #4299 em: Julho 12, 2024, 01:15:13 pm »

Ahahaha  :mrgreen:

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 117
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 467 vez(es)
  • +14/-45
« Responder #4300 em: Julho 12, 2024, 01:17:39 pm »

Charlie,

E mesmo as Lajes...

As Lages não pertencem aos Açores. Pertencem a Portugal. A soberania nacional importa mais que os interesses de uns eleitos regionais.
Os F35 são do  interesse nacional o que inclui o interesse dos Açores e Madeira.

🙌

Queremos os F-35A e vamos tê-los! 🇵🇹 c56x1

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Sintra

• Perito
  • **
  • 542
  • +33/-3
« Responder #4301 em: Julho 12, 2024, 01:25:47 pm »

Charlie,

E mesmo as Lajes...

Pronto, aqui está o exemplo acabado do total delírio que anda por aqui...

Um Governo da República minoritário PSD/CDS que pode cair a qualquer momento vai dizer ao Governo Regional dos Açores que por acaso também é PSD  "chavelhos, a FAP precisa mais de F-35A's do que vocês precisam dos 10% a 15% da economia da Terceira", é isso?

E logo com o impacto eleitoral (zero ou negativo) que uma coisa como gastar vários milhares de milhões de euros num avião de combate para a FAP vs ter o Governo Regional aos berros no Expresso/Observador/Publico/whatever pode ter?

"Governo Português vai gastar o equivalente a x Hospitais em máquinas voadoras de destruição enquanto tira dinheiro às gentes da Terceira, diz Mariana Mortágua/André Ventura/Tozé Marreco"
Expresso 32/12/2026
« Última modificação: Julho 12, 2024, 01:32:14 pm por Sintra »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23121
  • Recebeu: 4083 vez(es)
  • Enviou: 2860 vez(es)
  • +2663/-4465
« Responder #4302 em: Julho 12, 2024, 02:13:21 pm »
Habemus "Sintra do Restelo"! :mrgreen: :G-beer2:

Deixa lá, há coisas piores.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8067/-12617
« Responder #4303 em: Julho 12, 2024, 02:17:17 pm »
Boa noite,
Veremos...
Cps,

E com isso a "modernização " das 2 VdG manter-se-ia?

Ps. Estou a achar muita esmola  :-X
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8067/-12617
« Responder #4304 em: Julho 12, 2024, 02:20:38 pm »

Charlie,

E mesmo as Lajes...

🙌

Queremos os F-35A e vamos tê-los! 🇵🇹 c56x1

Vale apostar os ditos?  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas