Isto agora é que vai ser. Tal como nos anos 90 com as fragatas Vasco da Gama e F-16.
Pois, mas desta vez não estou a ver a NATO a comparticipar a compra das fragatas. Para os F-35A ainda existem as Lajes, mas nem isso é garantido.
Charlie,
E mesmo as Lajes...
As contrapartidas atuais pela utilização das Lajes são esmagadoramente civis e entregues ao Governo Regional dos Açores. Alguém acredita que o Governo da República vai dizer ao José Bolieiro "vamos renegociar o tratado de 95 e vocês vão perder grande parte do apoio das Lajes porque a FAP precisa de F-35A's"?
O otimismo que vai por este fórum!
(Estou a sentir me como o gajo que contra a sua própria vontade aparece para estragar a festa... O "Sintra do Restelo")
As Lages não pertencem aos Açores. Pertencem a Portugal. A soberania nacional importa mais que os interesses de uns eleitos regionais.
Os F35 são do interesse nacional o que inclui o interesse dos Açores e Madeira.
Pronto, aqui está o exemplo acabado do total delírio que anda por aqui...
Um Governo da República minoritário PSD/CDS que pode cair a qualquer momento vai dizer ao Governo Regional dos Açores que por acaso também é PSD "chavelhos, a FAP precisa mais de F-35A's do que vocês precisam dos 10% a 15% da economia da Terceira", é isso?
E logo com o impacto eleitoral (zero ou negativo) que uma coisa como gastar vários milhares de milhões de euros num avião de combate para a FAP vs ter o Governo Regional aos berros no Expresso/Observador/Publico/whatever pode ter?
"Governo Português vai gastar o equivalente a x Hospitais em máquinas voadoras de destruição enquanto tira dinheiro às gentes da Terceira, diz Mariana Mortágua/André Ventura/Tozé Marreco"
Expresso 32/12/2026