A realidade portuguesa obriga a 2 fragatas AAW e 3 ASW. Sejam elas da mesma classe, sejam as AAW de uma classe de maiores dimensões e deslocamento, e as ASW mais ligeiras.
Sim, estava a ser fatalista, isso seria o que devíamos ter, e não é ambição desmedida, é apenas ser responsável.
Esta treta do high-low é que nem devia existir nas Fragatas, devia ser tudo high, entenda-se: com capacidade de entrar em combate, 2 mais focadas em AAW e 3 em ASW, o conceito low da segurança marítima, combate à pirataria, etc, passava para os NPO, mas tinham que os melhorar em armamento, sensores e hangar para heli/UAV.
Essa treta do conceito high low foi engendrada pelos especialistas iluminados da marinheca pois não conseguem convencer os politicos irresponsáveis que uma Marinha que se preze e possui poucas unidades combatentes, todas elas, terão que ser capazes de combater em TO's de alta intensidade e ponto final.
Esse conceito teve eco por aqui porque temos rapaziada que vai na conversa dessa gentalha, os tais que neste forum, debitam o milho para os pombinhos, e começam a pensar só dessa maneira conseguimos ir tendo alguns meios de combate, mas esquecem-se de que o plano dos politicos, é ir nivelando por baixo os meios de combate da Marinha de Guerra, até as poucas unidades pura e simplesmente desaparecerem do Inventário, como actualmente está a acontecer com os elevados graus de obsolescência das cinco fragatas que ainda estão no inventário, mas não no activo, nem disponíveis como o outro sr vem vendendo !
A continuarmos a apoiar conceitos como esse famoso H/L estamos a seguir o exemplo como o outro dizia
de tanto se baixarem começamos a ver o olho do cú aos gajos !!

Se a Marinheca se desse possuisse uma dezena de fragatas poderia, nesse caso, ter algumas unidades não tão bem equipadas mas só nessa situação !!
Se a Marinha,
os seus responsáveis, continuarem a pensar assim e, daqui a uns anos, como eu disse no inicio deste tópico, os navios de maior deslocamento da Marinheca, exceptuando o AOR, se é que o voltarmos a ter,
serão os NPO !!!

Abraços