Vamos ver quando é que os 6 NPO3S, os 2 NRE e o PNM , 9 navios no total, vão entrar ao serviço e depois falamos… não terei problema nenhum em fazer mea culpa por ter sido ingénuo se a coisa atrasar muito ou for cancelada, mas se correr tudo como atualmente planeado e como está a ser executado, vou querer ver quais vão ser as vossas desculpas para continuar a dizer mal na altura. Vai ser interessante…
Meu caro actualmente estão em construção apenas tres ou quatro navios, diga-me lá que estou enganado, e que no WestSea estão em construção simultânea seis NPO3S.
Isso de entrarem ao serviço é estarmos a divergir sobre o tema que está em debate que é tão simplesmente o número de Navios, actualmente, em construção.
Basta ler as datas de inicio de construção e entrada ao serviço dos seis NPO3S.
Os futuros Navios de Patrulha Oceânicos da Marinha Portuguesa – Defesa Aérea & Naval https://share.google/vbkaFrkzblrhQWdKX
Quanto a mea culpa isso é consigo, cada um é ingénuo QB, as desculpas não acho necessáriad até porque basta estarmos com atenção para vetmos que em termos de aquisições na Defesa, são bem mais as aquisições que borregam, e as que se perdem no tempo, tais os atrasos, que medeiam, entre oos anúncios, assinatura dos contratos e as respectivas aquisições/construções exemplo dos NPO.
No caso dos NPO3S o contrato é explicito quando refere o calendário da construção dos seis Navios, sendo o último entregue em 2030, e com inicio da construção em 2028.
Estamos a convergir... Neste momento, estão contratualizados seis NPO3S, dos quais um já está em construção, no sentido em já há chapa cortada. Que eu saiba o estaleiro apenas tem capacidade para construir um de cada vez, mesmo que algumas peças para os seis já estejam a ser construídas. Há coisas que só se podem fazer em série e outras que se podem fazer em paralelo. Podemos concordar com estas afirmações?
Podemos também concordar que, até agora, não há nenhuma indicação de que haja atrasos significativos na construção dos nove navios que estão atualmente contratualizados (6xNPO3S, 2xNRE, 1xNPM)? Ou que não há, até agora, nenhum sinal político de que algum deles venha a ser cancelado?
Se concordarmos nestas afirmações, então vamos esperar para ver qual o desfecho, em vez de continuar a dizer mal dia sim e dia também.
Ok, aparte as questões semânticas sobre o que significa “navio em construção”, estamos de acordo. E concordo plenmente que só há presentemente 4 navios com chapa cortada.
Eu apenas concordo com a realidade actual das construções que é: agora, hoje, apenas estão em construção três ou quatro Navios de um total prometido de serem construídos dezassete Navios em dez anos.
O seu ponto de vista, desculpe que lhe diga, quando afirma que estão em construção nove navios, está errado, uma coisa é o contrato ter sido assinado outra é o Navio estar em construção, até porque como escreveu, nem o WestSea tem capacidade para construir simultaneamente os seis NPO3S.
Quanto a atrasos a acontecer não ne admiraria nada, é mais do mesmo, espero que neste caso não aconteçam, pois estes patrulhas irão substituir muitas vezes ad escassas fragatas que a Marinha irá possuir durante alguns, bons, anos.