Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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JohnM

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2295 em: Setembro 08, 2025, 09:51:04 pm »
Vamos ver quando é que os 6 NPO3S, os 2 NRE e o PNM , 9 navios no total, vão entrar ao serviço e depois falamos… não terei problema nenhum em fazer mea culpa por ter sido ingénuo se a coisa atrasar muito ou for cancelada, mas se correr tudo como atualmente planeado e como está a ser executado, vou querer ver quais vão ser as vossas desculpas para continuar a dizer mal na altura. Vai ser interessante…

Meu caro actualmente estão em construção apenas tres ou quatro navios, diga-me lá que estou enganado, e que no WestSea estão em construção simultânea seis NPO3S.

Isso de entrarem ao serviço é estarmos a divergir sobre o tema que está em debate que é tão simplesmente o número de Navios, actualmente, em construção.
Basta ler as datas de inicio de construção e entrada ao serviço dos seis NPO3S.


Os futuros Navios de Patrulha Oceânicos da Marinha Portuguesa – Defesa Aérea & Naval https://share.google/vbkaFrkzblrhQWdKX

Quanto a mea culpa isso é consigo,  cada um é ingénuo QB, as desculpas não acho necessáriad até porque basta estarmos com atenção para vetmos que em termos de aquisições na Defesa, são bem mais as aquisições que borregam, e as que se perdem no tempo, tais os atrasos, que medeiam, entre oos anúncios, assinatura dos contratos e as respectivas aquisições/construções exemplo dos NPO. 

No caso dos NPO3S o contrato é explicito quando refere o calendário da construção dos seis Navios, sendo o último entregue em 2030, e com inicio da construção em 2028.
Estamos a convergir... Neste momento, estão contratualizados seis NPO3S, dos quais um já está em construção, no sentido em já há chapa cortada. Que eu saiba o estaleiro apenas tem capacidade para construir um de cada vez, mesmo que algumas peças para os seis já estejam a ser construídas. Há coisas que só se podem fazer em série e outras que se podem fazer em paralelo. Podemos concordar com estas afirmações?

Podemos também concordar que, até agora, não há nenhuma indicação de que haja atrasos significativos na construção dos nove navios que estão atualmente contratualizados (6xNPO3S, 2xNRE, 1xNPM)? Ou que não há, até agora, nenhum sinal político de que algum deles venha a ser cancelado?

Se concordarmos nestas afirmações, então vamos esperar para ver qual o desfecho, em vez de continuar a dizer mal dia sim e dia também.
Ok, aparte as questões semânticas sobre o que significa “navio em construção”, estamos de acordo. E concordo plenmente que só há presentemente 4 navios com chapa cortada.

Eu apenas concordo com a realidade actual das construções que é: agora, hoje, apenas estão em construção três ou quatro Navios de um total prometido de serem construídos dezassete Navios em dez anos.

O seu ponto de vista, desculpe que lhe diga, quando afirma que estão em construção nove navios, está errado, uma coisa é o contrato ter sido assinado outra é o Navio estar em construção, até porque como escreveu, nem o WestSea tem capacidade para construir simultaneamente os seis NPO3S.

Quanto a atrasos a acontecer não  ne admiraria nada, é mais do mesmo, espero que neste caso não aconteçam, pois estes patrulhas irão substituir muitas vezes ad escassas fragatas que a Marinha irá possuir durante alguns, bons, anos.
« Última modificação: Setembro 08, 2025, 10:15:02 pm por JohnM »
 
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Ghidra

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2296 em: Setembro 08, 2025, 10:07:16 pm »
Antes da assinatura do contrato ainda podia ser adiado agora é impossível a west sea ia recorrer aos tribunais e ganhava. Relativamente aos prazos de entrega é normal que no fim a construção seja mais rápida.
Tenho pena é não esteja ser equacionado uma classe entre os NPOs e as fragatas que podia ser as EPCs... Mesmo com a falta de pessoal bastava vender os NPOs mais antigos.
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2297 em: Setembro 08, 2025, 10:11:54 pm »
Antes da assinatura do contrato ainda podia ser adiado agora é impossível a west sea ia recorrer aos tribunais e ganhava. Relativamente aos prazos de entrega é normal que no fim a construção seja mais rápida.
Tenho pena é não esteja ser equacionado uma classe entre os NPOs e as fragatas que podia ser as EPCs... Mesmo com a falta de pessoal bastava vender os NPOs mais antigos.
Concordo plenamente. Podiam vender os 4 NPO1S e 2S enquanto valem alguma coisa, e comprar 4 EPC, nem que fosse em versão de patrulha, mas com helicóptero orgânico e capacidade ASW. Se aparentemente, conseguiram vender os Tejo, melhor se vendiam os NPO…
« Última modificação: Setembro 08, 2025, 10:14:38 pm por JohnM »
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2298 em: Setembro 09, 2025, 06:42:01 am »
Estão a construir seis NPO em simultâneo ou um de cada vez?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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sivispacem

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2299 em: Setembro 09, 2025, 07:08:36 am »
Antes da assinatura do contrato ainda podia ser adiado agora é impossível a west sea ia recorrer aos tribunais e ganhava. Relativamente aos prazos de entrega é normal que no fim a construção seja mais rápida.
Tenho pena é não esteja ser equacionado uma classe entre os NPOs e as fragatas que podia ser as EPCs... Mesmo com a falta de pessoal bastava vender os NPOs mais antigos.
Concordo plenamente. Podiam vender os 4 NPO1S e 2S enquanto valem alguma coisa, e comprar 4 EPC, nem que fosse em versão de patrulha, mas com helicóptero orgânico e capacidade ASW. Se aparentemente, conseguiram vender os Tejo, melhor se vendiam os NPO…

Esta venda dos Tejo é tão estranha... gostava mesmo de saber condições da venda (trabalhos realizados, equipamentos anexos fornecidos). valores e condições de pagamento do contrato... só por coisas
Cumprimentos,
 
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tenente

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2300 em: Setembro 09, 2025, 07:20:35 am »
Estão a construir seis NPO em simultâneo ou um de cada vez?

P44, podes ver o link que coloco aqui, do DR, de 2021, cujo calendário de entregas se iniciaria em 2023, para o primeiro dos NPO3S, e o último em 2029.
No calendário actual a primeira entrega está prevista para 2027, e a última para 2031.

Apenas duas unidades serão construídas simultaneamente, as que terão entrega prevista para 2029.

https://share.google/gjgZjaHor4UXXQmmz

Abraços
« Última modificação: Setembro 09, 2025, 07:38:11 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2301 em: Setembro 09, 2025, 10:48:54 am »
Estão a construir seis NPO em simultâneo ou um de cada vez?

Provavelmente um de cada vez, só que estamos a falar da West Sea Viana e não dos ENVC, por isso os prazos entre entregas serão curtos.

Editado, não tinha visto a resposta do Tenente. Pelos vistos não estava muito longe da verdade.
« Última modificação: Setembro 09, 2025, 10:51:17 am por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2302 em: Setembro 09, 2025, 12:08:17 pm »
Ok obrigado

Foi só porque alguém escreveu lá atrás que estavam os 6 a ser construídos em simultâneo e achei muito estranho
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Lampuka

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2303 em: Setembro 09, 2025, 12:16:11 pm »
A confusão poderá ser entre encomendados/contratados.
Entretanto, poderão existir novidades no que diz respeito à LISNAVE.
E isso eventualmente poderá alterar as capacidades na construção naval em Portugal.
Vamos ver...
João Pereira
 

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nelson38899

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2304 em: Setembro 09, 2025, 12:34:53 pm »
Penso que vai construir o conceito de navio de guerra do Douro Azul
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Subsea7

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2305 em: Setembro 09, 2025, 12:45:46 pm »
Antes da assinatura do contrato ainda podia ser adiado agora é impossível a west sea ia recorrer aos tribunais e ganhava. Relativamente aos prazos de entrega é normal que no fim a construção seja mais rápida.
Tenho pena é não esteja ser equacionado uma classe entre os NPOs e as fragatas que podia ser as EPCs... Mesmo com a falta de pessoal bastava vender os NPOs mais antigos.
Concordo plenamente. Podiam vender os 4 NPO1S e 2S enquanto valem alguma coisa, e comprar 4 EPC, nem que fosse em versão de patrulha, mas com helicóptero orgânico e capacidade ASW. Se aparentemente, conseguiram vender os Tejo, melhor se vendiam os NPO…

Esteve em cima da mesa, comprar as EPC, versão patrulha e ASW...Mas decidiram apostar nos NPO..
 

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JohnM

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« Responder #2306 em: Setembro 09, 2025, 01:15:36 pm »
Antes da assinatura do contrato ainda podia ser adiado agora é impossível a west sea ia recorrer aos tribunais e ganhava. Relativamente aos prazos de entrega é normal que no fim a construção seja mais rápida.
Tenho pena é não esteja ser equacionado uma classe entre os NPOs e as fragatas que podia ser as EPCs... Mesmo com a falta de pessoal bastava vender os NPOs mais antigos.
Concordo plenamente. Podiam vender os 4 NPO1S e 2S enquanto valem alguma coisa, e comprar 4 EPC, nem que fosse em versão de patrulha, mas com helicóptero orgânico e capacidade ASW. Se aparentemente, conseguiram vender os Tejo, melhor se vendiam os NPO…

Esteve em cima da mesa, comprar as EPC, versão patrulha e ASW...Mas decidiram apostar nos NPO..
Porquê? Não faz sentido, a não ser que seja por causa do custo…
 

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Lampuka

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2307 em: Setembro 09, 2025, 01:41:56 pm »
Penso que vai construir o conceito de navio de guerra do Douro Azul

Se o fizer, liberta recursos em Viana. 😉
João Pereira
 

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Lightning

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2308 em: Setembro 09, 2025, 02:09:53 pm »
Antes da assinatura do contrato ainda podia ser adiado agora é impossível a west sea ia recorrer aos tribunais e ganhava. Relativamente aos prazos de entrega é normal que no fim a construção seja mais rápida.
Tenho pena é não esteja ser equacionado uma classe entre os NPOs e as fragatas que podia ser as EPCs... Mesmo com a falta de pessoal bastava vender os NPOs mais antigos.
Concordo plenamente. Podiam vender os 4 NPO1S e 2S enquanto valem alguma coisa, e comprar 4 EPC, nem que fosse em versão de patrulha, mas com helicóptero orgânico e capacidade ASW. Se aparentemente, conseguiram vender os Tejo, melhor se vendiam os NPO…

Esteve em cima da mesa, comprar as EPC, versão patrulha e ASW...Mas decidiram apostar nos NPO..
Porquê? Não faz sentido, a não ser que seja por causa do custo…

E porque assim o dinheiro fica no país, retorna algum em impostos da empresa, impostos dos trabalhadores, etc, é diferente de pagar a uma empresa no estrangeiro, que o dinheiro só sai.
 
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sivispacem

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2309 em: Setembro 09, 2025, 02:40:24 pm »
A confusão poderá ser entre encomendados/contratados.
Entretanto, poderão existir novidades no que diz respeito à LISNAVE.
E isso eventualmente poderá alterar as capacidades na construção naval em Portugal.
Vamos ver...

A propósito da Lisnave (e da Setenave) deixo aqui o link da apresentação de um livro sobre a vida de um tio meu, que projectou e liderou esses estaleiros

Perdoem-me o off topic....

https://www.guerraepaz.pt/produto/jose-sardinha-o-gigante-discreto/
Cumprimentos,
 
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