Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Duarte

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2280 em: Julho 23, 2025, 05:02:49 pm »
As peças Marlin para os NPO2s requerem MUITA cablagem...  :mrgreen:

3025005637/Fornecimento de Cablagem para Peça 30MM NPO2S   Concurso público   Ministério da Defesa Nacional - Marinha   WESR - WORLD ENGINEERING AND SHIP REPAIR, S.A.    20.990,00 €   25-06-2025   

3025005637/Fornecimento de Cablagem para Peça 30MM NPO2S   Concurso público   Ministério da Defesa Nacional - Marinha   WESR - WORLD ENGINEERING AND SHIP REPAIR, S.A.    121.963,38 €   25-06-2025   

3025001026/Fornecimento de Cablagem para Peça 30MM NPO2S   Concurso público   Ministério da Defesa Nacional - Marinha   Gartécnica Unip. Lda    10.532,16 €   06-06-2025   

3025001026/Fornecimento de Cablagem para Peça 30MM NPO2S   Concurso público   Ministério da Defesa Nacional - Marinha   Rightcipher Projeto e Engenharia Aeronáutica Lda   18.540,00 €   06-06-2025
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2281 em: Julho 30, 2025, 08:27:26 pm »
Futuro OPV do Peru

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2282 em: Setembro 08, 2025, 05:04:25 pm »
Futuro OPV do Peru



A capacidade de embarcar o heli orgânico é uma enorme vantagem deste NPO em relação aos nossos VdC !!

Nas missões SAR que ocorressem na área onde um NPO estivesse em patrulha, digamos 100/200 milhas a possibilidade de efectuar o resgate das vítimas pelo meio aéreo embarcado pouparia não só muito tempo, como até libertaria os EH101 das 751 e 752 para, se necessários outras missões, fossem elas MEDEVAC, SAR, TRANSP TÁCTICO, ou outras.

Sempre pensei que os Responsáveis da Marinha se batessem para que os NPO3S possuíssem as valências necessárias para poderem embarcar, pelos longos períodos das missões de patrulha, e até show the Flag. um meio aéreo Médio/Ligeiro, aumentando o tipo de missoes a que o futuro NPO3S poderia ser empenhado.

No entanto, uma vez mais, a Marinha o Ramo das FFAA, que deveria estar melhor equipado, perdeu uma oportunidade de dar um salto qualitativo, numa classe de Navios que o Futuro se encarregará de demonstrar que se estivessem melhor equipados, teriam mais capacidades, até quem sabe de darem origem a uma futura classe de Navios de Combate.

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12482.0

Abraço
« Última modificação: Setembro 08, 2025, 05:11:23 pm por tenente »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2283 em: Setembro 08, 2025, 05:11:52 pm »
Até para uma fragata embarcar um helicóptero já é o cabo dos trabalhos, quanto mais um NPO
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2284 em: Setembro 08, 2025, 05:16:12 pm »

A capacidade de embarcar o heli orgânico é uma enorme vantagem deste NPO em relação aos nossos VdC !!

Fica para o NPO4S  8)
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2285 em: Setembro 08, 2025, 05:23:33 pm »
Até para uma fragata embarcar um helicóptero já é o cabo dos trabalhos, quanto mais um NPO

Mas num País que não tem meios terrestres de defesa aérea, é muito fácil rebentar com 350M num C390 e doze tutaninhos fofinhos.

Incompetência aliada ao compadrio dos amigalhaços!!

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2286 em: Setembro 08, 2025, 05:29:32 pm »

A capacidade de embarcar o heli orgânico é uma enorme vantagem deste NPO em relação aos nossos VdC !!

Fica para o NPO4S  8)

Pelos vistos essa série não vai ser necessária pois há por aqui quem afirme que estão nove navios em construção, seis são NPO3S, dos tais dezassete Navios prometidos em dez anos.

Eu apenas conto quatro, e quatro, se os dois AOR estiverem a ser construídos simultaneamente, caso contrário estão apenas três em construção, mas é o que temos, os ditos, Responsaveis Politicos de uma Nação a brincar com a Defesa Nacional!!

« Última modificação: Setembro 08, 2025, 05:34:02 pm por tenente »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2287 em: Setembro 08, 2025, 05:35:51 pm »

Eu apenas conto quatro, e quatro, se os dois AOR estiverem a ser construídos simultaneamente, caso contrário estão apenas três em construção, mas é o que temos, uma Nação que brinca com a Defesa Nacional!!

Brincadeira de NPO4s `a parte, realmente não se percebe a falta de hangar para heli nos NPO3S...  ::)

Tenho quase a certeza que os AOR é um a construir e o segundo no ano seguinte..  "Construction is set to commence in Turkey in 2025, with the delivery of both ships anticipated by 2028."

NPO não sei se a West Sea tem capacidade de construir dois NPO em simultâneo? imagino que tem... mas deve depender da carteira de encomendas e do que está contratualizado.

NPO3S "Prevê-se a entrega do 1.º navio (até 44 meses após entrada em vigor do contrato) em 2027, os 2º e 3º em 2028, o 4º em 2029, e os 5º e 6º em 2030."
« Última modificação: Setembro 08, 2025, 06:20:09 pm por Duarte »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2288 em: Setembro 08, 2025, 07:16:12 pm »
Até para uma fragata embarcar um helicóptero já é o cabo dos trabalhos, quanto mais um NPO

Mas num País que não tem meios terrestres de defesa aérea, é muito fácil rebentar com 350M num C390 e doze tutaninhos fofinhos.

Incompetência aliada ao compadrio dos amigalhaços!!

Tudo se resolvia se a Embraer construísse NPOs  8)

Devia ser sugerido
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2289 em: Setembro 08, 2025, 07:23:06 pm »
Vamos ver quando é que os 6 NPO3S, os 2 NRE e o PNM , 9 navios no total, vão entrar ao serviço e depois falamos… não terei problema nenhum em fazer mea culpa por ter sido ingénuo se a coisa atrasar muito ou for cancelada, mas se correr tudo como atualmente planeado e como está a ser executado, vou querer ver quais vão ser as vossas desculpas para continuar a dizer mal na altura. Vai ser interessante…
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2290 em: Setembro 08, 2025, 08:47:18 pm »
A cor... :bang:🤣🤣🤣
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2291 em: Setembro 08, 2025, 09:09:35 pm »
A resmunguice crónica tuga é incurável.
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2292 em: Setembro 08, 2025, 09:25:05 pm »
Vamos ver quando é que os 6 NPO3S, os 2 NRE e o PNM , 9 navios no total, vão entrar ao serviço e depois falamos… não terei problema nenhum em fazer mea culpa por ter sido ingénuo se a coisa atrasar muito ou for cancelada, mas se correr tudo como atualmente planeado e como está a ser executado, vou querer ver quais vão ser as vossas desculpas para continuar a dizer mal na altura. Vai ser interessante…

Meu caro actualmente estão em construção apenas tres ou quatro navios, diga-me lá que estou enganado, e que no WestSea estão em construção simultânea seis NPO3S.

Isso de entrarem ao serviço, ou não, é estarmos a divergir sobre o tema que está em debate, que é tão simplesmente o número de Navios, em construção, agora.
Basta ler as datas de inicio de construção e entrada ao serviço dos seis NPO3S.


Os futuros Navios de Patrulha Oceânicos da Marinha Portuguesa – Defesa Aérea & Naval https://share.google/vbkaFrkzblrhQWdKX

Quanto a mea culpa isso é consigo,  cada um é ingénuo QB, as desculpas não acho necessárias até porque basta estarmos com atenção para vermos que, em termos de aquisições na Defesa, são bem mais as aquisições que borregam, e as que se perdem no tempo, tais os atrasos, que medeiam, entre os anúncios, assinatura dos contratos e as respectivas aquisições/construções, tal como o exemplo dos NPO, com o anúncio das construções desta serie e do NPL, feitas pelo sr António Costa, em 2018, rpt, 2018.

No caso dos NPO3S o contrato é explicito quando refere o calendário da construção dos seis Navios, sendo o último entregue em 2030, e com inicio da construção das duas últimas unidades em 2028/29.

« Última modificação: Setembro 08, 2025, 09:34:27 pm por tenente »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2293 em: Setembro 08, 2025, 09:34:41 pm »
Vamos ver quando é que os 6 NPO3S, os 2 NRE e o PNM , 9 navios no total, vão entrar ao serviço e depois falamos… não terei problema nenhum em fazer mea culpa por ter sido ingénuo se a coisa atrasar muito ou for cancelada, mas se correr tudo como atualmente planeado e como está a ser executado, vou querer ver quais vão ser as vossas desculpas para continuar a dizer mal na altura. Vai ser interessante…

Meu caro actualmente estão em construção apenas tres ou quatro navios, diga-me lá que estou enganado, e que no WestSea estão em construção simultânea seis NPO3S.

Isso de entrarem ao serviço é estarmos a divergir sobre o tema que está em debate que é tão simplesmente o número de Navios, actualmente, em construção.
Basta ler as datas de inicio de construção e entrada ao serviço dos seis NPO3S.


Os futuros Navios de Patrulha Oceânicos da Marinha Portuguesa – Defesa Aérea & Naval https://share.google/vbkaFrkzblrhQWdKX

Quanto a mea culpa isso é consigo,  cada um é ingénuo QB, as desculpas não acho necessáriad até porque basta estarmos com atenção para vetmos que em termos de aquisições na Defesa, são bem mais as aquisições que borregam, e as que se perdem no tempo, tais os atrasos, que medeiam, entre oos anúncios, assinatura dos contratos e as respectivas aquisições/construções exemplo dos NPO. 

No caso dos NPO3S o contrato é explicito quando refere o calendário da construção dos seis Navios, sendo o último entregue em 2030, e com inicio da construção em 2028.
Estamos a convergir... Neste momento, estão contratualizados seis NPO3S, dos quais um já está em construção, no sentido em já há chapa cortada. Que eu saiba o estaleiro apenas tem capacidade para construir um de cada vez, mesmo que algumas peças para os seis já estejam a ser construídas. Há coisas que só se podem fazer em série e outras que se podem fazer em paralelo. Podemos concordar com estas afirmações?

Podemos também concordar que, até agora, não há nenhuma indicação de que haja atrasos significativos na construção dos nove navios que estão atualmente contratualizados (6xNPO3S, 2xNRE, 1xNPM)? Ou que não há, até agora, nenhum sinal político de que algum deles venha a ser cancelado?

Se concordarmos nestas afirmações, então vamos esperar para ver qual o desfecho, em vez de continuar a dizer mal dia sim e dia também.

 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2294 em: Setembro 08, 2025, 09:47:29 pm »
Vamos ver quando é que os 6 NPO3S, os 2 NRE e o PNM , 9 navios no total, vão entrar ao serviço e depois falamos… não terei problema nenhum em fazer mea culpa por ter sido ingénuo se a coisa atrasar muito ou for cancelada, mas se correr tudo como atualmente planeado e como está a ser executado, vou querer ver quais vão ser as vossas desculpas para continuar a dizer mal na altura. Vai ser interessante…

Meu caro actualmente estão em construção apenas tres ou quatro navios, diga-me lá que estou enganado, e que no WestSea estão em construção simultânea seis NPO3S.

Isso de entrarem ao serviço é estarmos a divergir sobre o tema que está em debate que é tão simplesmente o número de Navios, actualmente, em construção.
Basta ler as datas de inicio de construção e entrada ao serviço dos seis NPO3S.


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Quanto a mea culpa isso é consigo,  cada um é ingénuo QB, as desculpas não acho necessáriad até porque basta estarmos com atenção para vetmos que em termos de aquisições na Defesa, são bem mais as aquisições que borregam, e as que se perdem no tempo, tais os atrasos, que medeiam, entre oos anúncios, assinatura dos contratos e as respectivas aquisições/construções exemplo dos NPO. 

No caso dos NPO3S o contrato é explicito quando refere o calendário da construção dos seis Navios, sendo o último entregue em 2030, e com inicio da construção em 2028.
Estamos a convergir... Neste momento, estão contratualizados seis NPO3S, dos quais um já está em construção, no sentido em já há chapa cortada. Que eu saiba o estaleiro apenas tem capacidade para construir um de cada vez, mesmo que algumas peças para os seis já estejam a ser construídas. Há coisas que só se podem fazer em série e outras que se podem fazer em paralelo. Podemos concordar com estas afirmações?

Podemos também concordar que, até agora, não há nenhuma indicação de que haja atrasos significativos na construção dos nove navios que estão atualmente contratualizados (6xNPO3S, 2xNRE, 1xNPM)? Ou que não há, até agora, nenhum sinal político de que algum deles venha a ser cancelado?

Se concordarmos nestas afirmações, então vamos esperar para ver qual o desfecho, em vez de continuar a dizer mal dia sim e dia também.

Eu apenas concordo com a realidade actual das construções que é: agora, hoje, apenas estão em construção três ou quatro Navios de um total prometido de serem construídos dezassete Navios em dez anos.

O seu ponto de vista, desculpe que lhe diga, quando afirma que estão em construção nove navios, está errado, uma coisa é o contrato ter sido assinado outra é o Navio estar em construção, até porque como escreveu, nem o WestSea tem capacidade para construir simultaneamente os seis NPO3S.

Quanto a atrasos a acontecer não  ne admiraria nada, é mais do mesmo, espero que neste caso não aconteçam, pois estes patrulhas irão substituir muitas vezes ad escassas fragatas que a Marinha irá possuir durante alguns, bons, anos.

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