Precisar de recorrer ao SAFE para comprar uns ATVs é absolutamente ridículo.
A ideia do SAFE é financiar programas de grande dimensão, e que esses sim precisam de empréstimos. Não programas na casa dos 10M, que dá para pagar a pronto.
O SAFE devia era usar para comprar os Wildcat e substituir assim os Lynx.
Os 3 programas SAFE da Armada são as fragatas nova geração, que inclui os novos helis como meios orgânicos, drones (em comum com os outros ramos) e VTL para os Fuzos. Imagino que estas escolhas são as prioridades escolhidas pelo ramo. Pessoalmente não discordo. Depois das fragatas deve ter restado bem pouco `a Marinha. Se a escolha era aproveitar ou deixar para outro ramo, qualquer CEMA competente escolhe gastar os últimos 10M em viaturas ligeiras ou outro material que faz falta ao ramo.
Sei que é um pouco off-topic e aqui apresento as minhas modestas desculpas pelo facto.
Mas parece-me - e espero estar errado - que o Exército anda um pouco afastado de todos estas iniciativas de modernização. Tirando o CAESER (com um horizonte temporal de entregas demasiado extenso para o estado da nossa arma de Artilharia) e a aquisição algo pífia de meia dúzia de misseis AA, nada mais de impactante parece estar em cima da mesa.
Fala-se assim muito por alto em 2 ou 3 coisas mais - MLU das Pandur, mais ST's, MLU dos Leopard,,,, - mas é tudo tão vago e projectado para um momento indefinido que temo que esteja a ficar para trás neste processo...