Fuzileiros da Armada Portuguesa

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Cabeça de Martelo

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2445 em: Julho 24, 2025, 10:46:34 am »
Os CB-90 são meios completamente diferentes destas viaturas, mas sim, seriam uma mais valia desde que pudessem ser usados nos dois NRE ou no D. João II.

O mais "parecido" aos CB-90 que a Marinha tem é isto e custou 90.000€+ IVA.





https://www.instagram.com/reel/DKuz_c4otQG/

vídeo da lancha pequena de desembarque de 4x4 Multitrabalhos.
« Última modificação: Julho 24, 2025, 10:55:39 am por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Cabeça de Martelo

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2446 em: Julho 24, 2025, 11:05:04 am »
Num Corpo de Fuzileiros menos "Fast", era esta a viatura que eu gostava de ver nas mãos dos nossos Fuzos.



O FNSS ZAHA MAV do Corpo de Fuzileiros da Turquia com novo módulo RCWS.
A torre ÇAKA 30/AT-O está equipada com um canhão automático CANiK VENOM LR de 30x113 mm e dois misseis anticarro prontos a disparar.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2447 em: Julho 24, 2025, 11:43:23 am »
Num Corpo de Fuzileiros menos "Fast", era esta a viatura que eu gostava de ver nas mãos dos nossos Fuzos.



O FNSS ZAHA MAV do Corpo de Fuzileiros da Turquia com novo módulo RCWS.
A torre ÇAKA 30/AT-O está equipada com um canhão automático CANiK VENOM LR de 30x113 mm e dois misseis anticarro prontos a disparar.

E a versão de Engenharia?
 :mrgreen:
 

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dc

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2448 em: Julho 24, 2025, 11:50:03 am »
Se é pra sonhar, com uns Fuzos mais "pesados", então devíamos saltar logo para os ACV do USMC.

Mas isto dependeria sempre de um navio verdadeiramente anfíbio e com espaço para albergar mais viaturas, e viaturas mais pesadas.

Até lá, se queremos seguir o conceito Light and Fast, é preciso investir de forma condizente.

CB-90, mais LDPs, ATVs em diversas configurações, incluindo AC, VSHORAD/C-UAS e PM, e claro, substituir e reforçar a frota de helicópteros navais.
 
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Mentat

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2449 em: Julho 24, 2025, 11:53:12 am »
CB-90, mais LDPs, ATVs em diversas configurações, incluindo AC, VSHORAD/C-UAS e PM, e claro, substituir e reforçar a frota de helicópteros navais.

Seria um luxo, comparado com o que temos presentemente.

 

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sivispacem

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2450 em: Julho 24, 2025, 12:06:12 pm »
Se é pra sonhar, com uns Fuzos mais "pesados", então devíamos saltar logo para os ACV do USMC.

Mas isto dependeria sempre de um navio verdadeiramente anfíbio e com espaço para albergar mais viaturas, e viaturas mais pesadas.

Até lá, se queremos seguir o conceito Light and Fast, é preciso investir de forma condizente.

CB-90, mais LDPs, ATVs em diversas configurações, incluindo AC, VSHORAD/C-UAS e PM, e claro, substituir e reforçar a frota de helicópteros navais.

Sendo que os CV-90 são meios extremamenteaptos para combater o tráfico de droga a sul - e não só! (isto para proporcionar um argumento de duplo uso.....  :mrgreen: )
Cumprimentos,
 

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dc

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2451 em: Julho 24, 2025, 12:20:31 pm »
Convém é não trocar as letras. CB-90 e não CV-90.  :mrgreen:
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2452 em: Julho 24, 2025, 12:26:17 pm »
Se é pra sonhar, com uns Fuzos mais "pesados", então devíamos saltar logo para os ACV do USMC.

Mas isto dependeria sempre de um navio verdadeiramente anfíbio e com espaço para albergar mais viaturas, e viaturas mais pesadas.

Até lá, se queremos seguir o conceito Light and Fast, é preciso investir de forma condizente.

CB-90, mais LDPs, ATVs em diversas configurações, incluindo AC, VSHORAD/C-UAS e PM, e claro, substituir e reforçar a frota de helicópteros navais.

É uma viatura gigantesca e ainda por cima mais lenta que a MAV.

Aposto que é incapaz de fazer isto:



Editado: parece que não sou o único:

 :arrow: https://www.usni.org/magazines/proceedings/2019/june/amphibious-combat-vehicle-delusion
« Última modificação: Julho 24, 2025, 12:51:50 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2453 em: Julho 24, 2025, 12:30:06 pm »
Num Corpo de Fuzileiros menos "Fast", era esta a viatura que eu gostava de ver nas mãos dos nossos Fuzos.



O FNSS ZAHA MAV do Corpo de Fuzileiros da Turquia com novo módulo RCWS.
A torre ÇAKA 30/AT-O está equipada com um canhão automático CANiK VENOM LR de 30x113 mm e dois misseis anticarro prontos a disparar.

E a versão de Engenharia?
 :mrgreen:

Para quê? Os Fuzos não têm uma unidade de Engenharia. Estás a falar de recuperação? Também há essa versão.
« Última modificação: Julho 24, 2025, 12:32:15 pm por Cabeça de Martelo »
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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2454 em: Julho 24, 2025, 12:32:32 pm »
Para quê? Os Fuzos não têm uma unidade de Engenharia. Estás a falar de recuperação?

Beach head clearance. Minas, dragon´s teeth, arame farpado e outros que tais.
Não está dentro da Engenharia? Se não está, agradeço que me corrijam para não dizer novamente asneiras.

Convém é não trocar as letras. CB-90 e não CV-90.  :mrgreen:

Na terra onde morei muitos anos, trocar o V pelo B é o pão nosso de cada dia.
Mas também, é tudo sueco e de qualidade. Quem os manda terem produtos totalmente diferentes com nomenclaturas tão similares?
« Última modificação: Julho 24, 2025, 12:37:48 pm por Mentat »
 

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2455 em: Julho 24, 2025, 12:41:12 pm »
E é preciso mais do que o Zaha normal? Não sei, não fui da Marinha e muito menos Fuzileiro.

Consegues ver este link?

 :arrow: https://euro-sd.com/2024/03/articles/36849/beachheads-and-amphibious-armour/

Para mim faz sentido uma viatura especifica para isso quando há viaturas que não têm estas características como 4x4, ATV, camiões, etc.

Extras... https://www.marines.mil/portals/1/Publications/MCTP%203-10C.pdf
« Última modificação: Julho 24, 2025, 12:59:30 pm por Cabeça de Martelo »
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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2456 em: Julho 24, 2025, 12:57:51 pm »
Convém é não trocar as letras. CB-90 e não CV-90.  :mrgreen:

Iço!!!  :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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Duarte

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2457 em: Julho 24, 2025, 02:45:30 pm »

Sendo que os CV-90 são meios extremamente aptos para combater o tráfico de droga a sul - e não só! (isto para proporcionar um argumento de duplo uso.....  :mrgreen: )
CB-90 para combater tráfico de droga no mar e  os CV-90 para combater tráfico de droga em terra  :Tanque: :Tanque:
« Última modificação: Julho 24, 2025, 04:04:45 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force." - Muita atenção aos que semeiam o desacordo e espalham propaganda.
 

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Lightning

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2458 em: Julho 24, 2025, 04:22:26 pm »
Combat Boat.
Combat Vehicle.
 

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dc

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Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2459 em: Julho 29, 2025, 12:06:49 am »
É uma viatura gigantesca e ainda por cima mais lenta que a MAV.

Aposto que é incapaz de fazer isto:



Editado: parece que não sou o único:

 :arrow: https://www.usni.org/magazines/proceedings/2019/june/amphibious-combat-vehicle-delusion

O Zaha também é grande, e a diferença de velocidade na água é praticamente irrelevante.
O Zaha para se manter nas 30t, mesmo sendo de lagartas, é porque abdicou de alguma coisa, provavelmente proteção.

Nesse artigo, os problemas apontados serve tanto para o ACV como para o Zaha.

Ambos exigem grandes navios anfíbios para os desembarcar, que por sua vez ficam completamente expostos a fogo inimigo, para realizar o desembarque.

Isto é mais um problema do conceito de desembarque anfíbio como o conhecemos, e do tipo de navios, do que dos veículos em si. Por isso é que em Portugal não faz sentido querer um LPD.

Para os EUA, tirando um conflito com a China, conseguem tornar o desembarque clássico possível, através da força bruta.
No caso português, para potenciar isto, era preciso investir imenso na capacidade ofensiva naval e aérea, para tornar viável um desembarque anfíbio com um LPD.

A alternativa, é pegar em navios mais pequenos, rápidos e baratos, e ignorar a viatura anfíbia clássica.