Fuzileiros da Armada Portuguesa

• 2432 Respostas
  • 813972 Visualizações
*

Pescador

• Investigador
  • 5480
  • Recebeu: 3604 vez(es)
  • Enviou: 3036 vez(es)
  • +5966/-3835
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #2385 em: Março 04, 2025, 09:04:22 am »

Olha que aquilo dá para ir buscar bebidas ao pingo doce  ::) vocês não entendem nada de logística

E para dar umas voltinhas no campo de golfe.  :mrgreen:

Às tantas afundou-se ao sair da mais recente LDP da nossa (des)Armada....  :mrgreen: :mrgreen:

Era mesmo disto que o Forum estava a precisar.
Um novo micro-comentador.
São os que pensam que, escrevendo uma frase, nunca erram.

Meu chapa, para nosso benefício, não podes expandir um pouco esse teu pensamento sobre a Marinha de Portugal?

És da escola que diz que é desarmada porque faltam duas Marlin?

E dos projectos que estão em curso?
Que sabes e que dizes?

Foi aqui publicado um link para a Revista da Armada e um artigo sobre os novos reabastecedores.
Leste?
Quais as tuas conclusões?

Ou só serves para falar de medicação?

O que não precisávamos mesmo era de vendedores de banha da cobra ao serviço de uma empresa estrangeira de malta que se acha dono de algum pedaço aqui. Se calhar do calhau de ouro, que diga-se podem levar se levarem os jacarés todos

*

Pescador

• Investigador
  • 5480
  • Recebeu: 3604 vez(es)
  • Enviou: 3036 vez(es)
  • +5966/-3835
« Responder #2386 em: Março 04, 2025, 09:07:29 am »

Olha que aquilo dá para ir buscar bebidas ao pingo doce  ::) vocês não entendem nada de logística

E para dar umas voltinhas no campo de golfe.  :mrgreen:

Às tantas afundou-se ao sair da mais recente LDP da nossa (des)Armada....  :mrgreen: :mrgreen:

Era mesmo disto que o Forum estava a precisar.
Um novo micro-comentador.
São os que pensam que, escrevendo uma frase, nunca erram.

Meu chapa, para nosso benefício, não podes expandir um pouco esse teu pensamento sobre a Marinha de Portugal?

És da escola que diz que é desarmada porque faltam duas Marlin?

E dos projectos que estão em curso?
Que sabes e que dizes?

Foi aqui publicado um link para a Revista da Armada e um artigo sobre os novos reabastecedores.
Leste?
Quais as tuas conclusões?

Ou só serves para falar de medicação?

Ó criatura - eu não lhe devo justificações do que quer que seja, para começar.
E para acabar, se não consegue ver o estado de desarmamento da nossa Marinha, bom, além de oligofrénico ignaro parece-me que também vê muito mal.... Com ou sem "projectos em curso", btw....

Assim já está melhor.
Já conseguimos entender o que dizes.

Deves ter passado da tua língua para Inglês e depois para Português.

Boa.

Por acaso isso das línguas fez-me lembrar que Já tentei redigir aqui umas frases em brasileiro a teu gosto, mas nem consigo, vomito-me todo. Se calhar quando vieram os professores zucas a pedido do actual parolo azeiteiro do pm para cá, a fim de ensinarem a criançada, eu posso ter aulas, né galéra?

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
« Responder #2387 em: Março 04, 2025, 09:31:12 am »

Sabiam que hoje é dia mundial da mandioca?

E sabiam que a mandioca é rica em vitaminas e fibras?

Comam mandioca!

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #2388 em: Março 04, 2025, 11:34:26 am »
O saabGripen expõe aqui as suas ideias, nas páginas dos três ramos, quando quer e como quer.
Mostra domínio de todos os assuntos aqui tratados, menos fotografia, avistamentos e "airplane tracking"  ::) .
De todos aqui, é o mais capaz de produzir documentação que apoia o que diz.
E quando quer brincar, brinca --- sendo que o sentido de humor superior é a maior prova de inteligência superior.

Aquela da cópula com a perna foi uma obra de arte.     

E o único que lha faz frente (e mal) é o Maioral do Forum --- o dc.

Os outros ficam de lado a colocar "likes" e a mandar micro-comentários.
Não dá para mais.

Isto faz do saabGripen um dos dois Maiorais do Forum Defesa.

Bem bom para quem anda aqui há muito menos que 20 anos.

Bom Carnaval

Se beberem, não peguem em metralhadoras:        :G-bigun:

CharlieJ,

Ao leres isto, consegues ver a cara do Gouveia e Melo a falar para ti?

8)

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6853
  • Recebeu: 7588 vez(es)
  • Enviou: 5142 vez(es)
  • +10194/-2932
« Responder #2389 em: Março 04, 2025, 11:51:07 am »
CharlieJ,

8)

Por acaso falei com ele pessoalmente umas 4/5 vezes há uns anos, na altura em que ele era o porta-voz das Relações Públicas da Armada.

E tu? Só em sonhos húmidos é que falaste com o teu crush, não é?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #2390 em: Março 04, 2025, 12:12:10 pm »
CharlieJ,

8)

Por acaso falei com ele pessoalmente umas 4/5 vezes há uns anos, na altura em que ele era o porta-voz das Relações Públicas da Armada.

E tu? Só em sonhos húmidos é que falaste com o teu crush, não é?

ouch!

Baixo nível. Muito baixo.

Mas sempre suspeitei que eras de letras.

Quando estivermos para vender os submarinos, eu aviso.
Sei que estás preocupado.

*

dc

• Investigador
  • 9895
  • Recebeu: 5062 vez(es)
  • Enviou: 847 vez(es)
  • +5368/-1122
« Responder #2391 em: Março 04, 2025, 02:39:14 pm »
Neste caso em particular, os 3 ramos estão na penúria, como todos sabemos. Está-se a discutir qual é o mais miserável, e isso já diz tudo.
O cenário teórico, e correcto em teoria, que o DC apresentou, também não cola na realidade pois que, se fosse necessário, nem a FAP tem harpoons ou mavericks válidos em número suficiente, nem tem qualquer experiência em os utilizar.

A mim não me interessa muito qual o pior ramo, gostava mais de pensar em qual o melhor, ou mais capaz a nível operacional.

Em todos os ramos, as capacidades de combate são meramente teóricas. Mas nas capacidades teóricas, temos um ramo que claramente está à frente dos outros dois. E a razão disso é simples: na FAP, reforçar os stocks de armamento dos F-16 e P-3, é algo relativamente fácil, rápido e barato de fazer, até mesmo quando é para certificar novo armamento para as aeronaves.

A FAP não tem experiência a lançar Mavericks e Harpoons, mas a Marinha também não tem experiência real a defender-se de ataques de mísseis. Portanto ambos estariam equilibrados no exemplo. A diferença, é que é mais fácil um piloto, através do que aprendeu com munições de treino, saber lançar armamento contra um alvo, do que ter uma guarnição de fragata preparada para lidar com um ataque de saturação de mísseis.

No exemplo que dei, eu dei à MGP uma taxa de disponibilidade de 100% da frota (impossível na realidade), e fiz de forma a que todos os programas planeados até 2030 fossem cumpridos, incluindo a totalidade dos ESSM planeados. Enquanto isso, dei à FAP "nerfs", assumindo que estaria tal e qual ao que está hoje, mas com 5 P-3 operacionais, e não incluí sequer os F-16. E mesmo neste caso, a MGP perde.

Se permitir que ambos os ramos façam o progresso natural até 2030 daquilo que está planeado, o resultado deveria ser o mesmo.
Se der a ambos os ramos 2 anos para se prepararem para este confronto directo (exercício), os resultados serão ainda mais gritantes a favor da FAP.

Wargames é isto, pegar em cenários hipotéticos, e ver qual a capacidade do ramo/FA aguentarem com determinadas ameaças. No exemplo que dei, percebemos o quê? Não é que "a FAP é melhor que a MGP", é que facilmente a Marinha seria completamente anulada, se colocada numa situação em que a simples ameaça de mísseis anti-navio estivesse presente. Basta um grupo terrorista com mísseis iranianos.
A capacidade AA na MGP tem sido relegada para terceiro plano, e isto tem consequências.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #2392 em: Março 04, 2025, 09:32:27 pm »
Neste caso em particular, os 3 ramos estão na penúria, como todos sabemos. Está-se a discutir qual é o mais miserável, e isso já diz tudo.
O cenário teórico, e correcto em teoria, que o DC apresentou, também não cola na realidade pois que, se fosse necessário, nem a FAP tem harpoons ou mavericks válidos em número suficiente, nem tem qualquer experiência em os utilizar.

A mim não me interessa muito qual o pior ramo, gostava mais de pensar em qual o melhor, ou mais capaz a nível operacional.

Em todos os ramos, as capacidades de combate são meramente teóricas. Mas nas capacidades teóricas, temos um ramo que claramente está à frente dos outros dois. E a razão disso é simples: na FAP, reforçar os stocks de armamento dos F-16 e P-3, é algo relativamente fácil, rápido e barato de fazer, até mesmo quando é para certificar novo armamento para as aeronaves.

A FAP não tem experiência a lançar Mavericks e Harpoons, mas a Marinha também não tem experiência real a defender-se de ataques de mísseis. Portanto ambos estariam equilibrados no exemplo. A diferença, é que é mais fácil um piloto, através do que aprendeu com munições de treino, saber lançar armamento contra um alvo, do que ter uma guarnição de fragata preparada para lidar com um ataque de saturação de mísseis.

No exemplo que dei, eu dei à MGP uma taxa de disponibilidade de 100% da frota (impossível na realidade), e fiz de forma a que todos os programas planeados até 2030 fossem cumpridos, incluindo a totalidade dos ESSM planeados. Enquanto isso, dei à FAP "nerfs", assumindo que estaria tal e qual ao que está hoje, mas com 5 P-3 operacionais, e não incluí sequer os F-16. E mesmo neste caso, a MGP perde.

Se permitir que ambos os ramos façam o progresso natural até 2030 daquilo que está planeado, o resultado deveria ser o mesmo.
Se der a ambos os ramos 2 anos para se prepararem para este confronto directo (exercício), os resultados serão ainda mais gritantes a favor da FAP.

Wargames é isto, pegar em cenários hipotéticos, e ver qual a capacidade do ramo/FA aguentarem com determinadas ameaças. No exemplo que dei, percebemos o quê? Não é que "a FAP é melhor que a MGP", é que facilmente a Marinha seria completamente anulada, se colocada numa situação em que a simples ameaça de mísseis anti-navio estivesse presente. Basta um grupo terrorista com mísseis iranianos.
A capacidade AA na MGP tem sido relegada para terceiro plano, e isto tem consequências.

E depois eu é que invento.

As BD podem ter as limitações que tiverem, mas se a fragata e a guarnição estão certificadas para fazer parte de um SNMG ---- então estão certificadas para fazer parte de um SNMG.
E quando está inserida num SNMG, não é vulnerável a ataques de P-3s da FAP.

Agora vais-nos explicar onde e como e por quem P-3 e F-16 da FAP estão certificados para luta anti-navio e integrados em qual estrutura da NATO.

Eu só vejo F-16 a fazer de polícia aérea e não vejo P-3 a fazer quase nada. 

É por isso que digo que a Marinha está bem mais perto de ser militarmente relevante que a FAP.
E quando estiverem prontos os reabastecedores, participam também - e muito antes de haver F-16V e muito, muito, muito antes de haver F-35.

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Fragata-da-Marinha-larga-para-exigente-treino-em-Inglaterra.aspx

Fragata da Marinha larga para exigente treino em Inglaterra

A fragata portuguesa segue para mais uma etapa de treino, que irá contribuir para o aprontamento do navio tendo em vista a sua participação em missões no quadro da Aliança Atlântica ou em outros contextos internacionais ou nacionais.

Este treino, bastante exigente, é o culminar de meses de elevada dedicação e esforço por parte da guarnição do navio. Graças à intensidade dos treinos nacionais e padrões de treino alcançados, o navio encontra-se pronto para enfrentar o desafio do Fleet Operational Standards and Training (FOST), que ocorrerá a partir de dia 31 de maio e ao longo de seis semanas, em Plymouth.

Esta missão servirá para elevar, não apenas os padrões de prontidão, mas também para garantir a melhor preparação do navio para a sua integração em diferentes tipos de missões, nomeadamente na Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1) a ocorrer ainda este ano

*

dc

• Investigador
  • 9895
  • +5368/-1122
« Responder #2393 em: Março 04, 2025, 10:50:18 pm »
Novamente demonstras que nada percebes do assunto.

As fragatas portuguesas podem operar no SNMG, tal como N outros navios ainda piores e mais obsoletos, fruto de toda a cobertura que os restantes navios desta força lhe dão, e executam missões específicas dentro dessa força, por exemplo ASW. O SNMG em tempo de paz é completamente diferente daquilo que teria de ser em tempo de guerra. Actualmente só são capazes de operar em ambientes de baixa/média intensidade (e mesmo média, depende do adversário).

Mas como tu gostas de ser humilhado, toma lá o SNMG1 e SNMG2 actuais:
https://mc.nato.int/snmg1
https://mc.nato.int/SNMG2

Agora repara lá que em ambos os casos, têm lá 1 OPV francês, ambos para serem retirados de serviço entre 2025 e 2026. Mas na tua cabeça, se estão lá, é porque têm capacidade de combate!!!!  :mrgreen:
Abre a pestana rapaz.

A capacidade de combate da MGP, não pode ser medida com base na protecção que é conferida por meios de outros países aos nossos navios.

A capacidade de combate real da MGP, mede-se com base no seu poderio enquanto força individual, seja avaliando um navio isolado, seja numa força tarefa totalmente nacional. E nesse aspecto, a MGP não possui, nem de perto nem de longe, capacidade de combate para lidar com a maioria das ameaças.

É verdade que a FAP não tem nos F-16 doutrina verdadeiramente anti-navio (por preguiça e falta de investimento). Mas é verdade que tivemos pilotos a participar no FWIT, e também é verdade que a MGP tem capacidade AA tão limitada, que F-16 a largar bombas guiadas a laser seriam uma enorme ameaça.

Também é verdade que o FOST treina primariamente a guarnição do navio, não testa a capacidade de combate do dito perante ameaças complexas. Mas se queres convencer-te que foram para lá, e ficou tudo certificadinho na resposta a ataques de saturação de mísseis anti-navio sub-sónicos e super-sónicos, quem sou eu para te estragar o sonho.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #2394 em: Março 04, 2025, 11:24:22 pm »
Novamente demonstras que nada percebes do assunto.

As fragatas portuguesas podem operar no SNMG, tal como N outros navios ainda piores e mais obsoletos, fruto de toda a cobertura que os restantes navios desta força lhe dão, e executam missões específicas dentro dessa força, por exemplo ASW. O SNMG em tempo de paz é completamente diferente daquilo que teria de ser em tempo de guerra. Actualmente só são capazes de operar em ambientes de baixa/média intensidade (e mesmo média, depende do adversário).

Mas como tu gostas de ser humilhado, toma lá o SNMG1 e SNMG2 actuais:
https://mc.nato.int/snmg1
https://mc.nato.int/SNMG2

Agora repara lá que em ambos os casos, têm lá 1 OPV francês, ambos para serem retirados de serviço entre 2025 e 2026. Mas na tua cabeça, se estão lá, é porque têm capacidade de combate!!!!  :mrgreen:
Abre a pestana rapaz.

A capacidade de combate da MGP, não pode ser medida com base na protecção que é conferida por meios de outros países aos nossos navios. 

A capacidade de combate real da MGP, mede-se com base no seu poderio enquanto força individual, seja avaliando um navio isolado, seja numa força tarefa totalmente nacional. E nesse aspecto, a MGP não possui, nem de perto nem de longe, capacidade de combate para lidar com a maioria das ameaças.

É verdade que a FAP não tem nos F-16 doutrina verdadeiramente anti-navio (por preguiça e falta de investimento). Mas é verdade que tivemos pilotos a participar no FWIT, e também é verdade que a MGP tem capacidade AA tão limitada, que F-16 a largar bombas guiadas a laser seriam uma enorme ameaça.

Também é verdade que o FOST treina primariamente a guarnição do navio, não testa a capacidade de combate do dito perante ameaças complexas. Mas se queres convencer-te que foram para lá, e ficou tudo certificadinho na resposta a ataques de saturação de mísseis anti-navio sub-sónicos e super-sónicos, quem sou eu para te estragar o sonho.

Eu reparo que um dos grupos tem uma fragata Classe M como as nossas. Essa é boa?
Mas sem escreveres tanto, explica-me lá onde e como me humilhaste, meu.

Tu tens noção do que escreves?
A Marinha Portuguesa só é boa se consegue combater um inimigo sózinha?
De qual inimigo estás a pensar? Rússia ou China?
E a mesma lógica imbecil aplica-se á FAP?
Quando tivermos 27 F-35 estamos em condições de vencer qual inimigo?
E qual inimigo é que o EP vai vencer sem estar integrado em foças da NATO?

Vai dormir e responde amanhã.

E pensa bem se queres que eu entre em diálogo contigo ou se queres que te deixe a falar sózinho.
Porque, como a FAP e a Marinha, tu sózinho aqui não vales nada.

Estou-te a dar uma chance.
Repara que tu aqui já viste melhores dias rapaz.

*

sivispacem

• Investigador
  • 1470
  • Recebeu: 819 vez(es)
  • Enviou: 856 vez(es)
  • +459/-530
« Responder #2395 em: Março 04, 2025, 11:53:07 pm »
Dois aforismos antes de me retirar:

1 - "Pode-se levar um cavalo até a água mas não se pode obrigá-lo a beber"

2 - "A ignorância é (mesmo) muito atrevida"

E agora uma pérola dos meus tempos de universidade: são três os factores de produção em Economia - o capital, o trabalho e a terra (K, L e T, respectivamente). Mas há um outro igualmente importante que quando se esgota é dificilmente recuperável. REfiro-me à pachorra das pessoas!

E não há pachorra para ouvir a criatura!! Vá lá tomar o lítio, vá..... (triplique a dose habitual, sff)

Cumprimentos,

*

dc

• Investigador
  • 9895
  • +5368/-1122
« Responder #2396 em: Março 05, 2025, 02:19:01 am »
Eu reparo que um dos grupos tem uma fragata Classe M como as nossas. Essa é boa?
Mas sem escreveres tanto, explica-me lá onde e como me humilhaste, meu.

É fácil de explicar:
-a presença de uma D'Estienne D'Orves em cada SNMG, é bastante demonstrativo de que para ter um navio num dos SNMG, não é preciso que esse navio seja grande coisa. Os dois OPVs franceses, são completamente obsoletos, e estão lá na mesma, logo enviarmos uma BD para lá, não é representativo da qualidade dos navios, ao contrário do que queres insinuar.

A Marinha Portuguesa só é boa se consegue combater um inimigo sózinha?

Não, a capacidade de combate da Marinha para ser considerada "boa", tem que conseguir responder a determinados níveis de ameaça. A MGP não está preparada para se defender de qualquer ameaça minimamente complexa.
O ponto "forte" da Marinha é, no contexto actual, ASuW, primariamente devido aos Tridente, e depois devido aos Harpoon das fragatas, que ainda possuem valor militar. Mas mesmo assim, continua a ter limitações.

E tu insistes na ideia que a Marinha tem que ter capacidade de combate só no contexto NATO. Mas não, a missão principal da Marinha, é defesa das nossas águas de forma minimamente credível, e é suposto fazê-lo sozinha.

Se tu gostas assim tanto da Marinha, devias defender que este ramo fosse o mais capaz e mais bem equipado possível. Bater palmas a mediocridade é que não.

De qual inimigo estás a pensar? Rússia ou China?

Rússia ou China? A nossa Marinha precisaria de escolta estrangeira para navegar em segurança no Mar Vermelho! E ali a ameaça vem de grupos terroristas equipados com mísseis, não uma potência militar.  :mrgreen:

E a mesma lógica imbecil aplica-se á FAP?

Imbecil é quem diz que a MGP tem capacidade de combate.

Agora, a FAP está preparada para combate? Não. Mas está ligeiramente mais preparada que a Marinha, pelo simples facto que possui plataformas (F-16 e P-3) com alguma relevância, e em alguma quantidade. Nos F-16 por exemplo, basta ser adquirido o armamento necessário, e a capacidade de combate do ramo aumenta exponencialmente. Na Marinha, era preciso um enorme upgrade às VdG para haver um salto minimamente perceptível, de resto, está tudo dependente dos, apenas 2, Tridente.

Quando tivermos 27 F-35 estamos em condições de vencer qual inimigo?

Nós temos F-35? Se não temos, porque raio estás a mencioná-los?
Mas se tivéssemos, ainda mais desigual seria a comparação. Qualquer pessoa com dois palmos de testa, percebe o poder dissuasivo que uma frota de F-35 teria. Basta ver o que aconteceu quando surgiram notícias do interesse marroquino neles... em Espanha borraram-se todos!

E sim, com 27 F-35, obviamente estaríamos mais preparados para derrotar um inimigo. Se o íamos derrotar ou não, depende de N factores, mas a capacidade de combate aumentaria, como é óbvio.

E qual inimigo é que o EP vai vencer sem estar integrado em foças da NATO?

Mas quem é que falou no Exército vencer um inimigo? Ou de qualquer ramo vencer um inimigo? Vencer um inimigo é muito complexo, e obviamente que quanto mais capaz forem as tuas FA, mais chances tens de o vencer.

O EP também está muito mal, com muitas limitações. Por exemplo, se enfrentar algum tipo de poder aéreo adversário, leva uma limpeza que até mete dó.

Tens que ter noção que, a estratégia de defesa nacional até agora, tem sido uma de dependência total dos F-16, para lidar com ameaças aéreas, apesar da quantidade extremamente reduzida de mísseis ar-ar modernos. Sem eles, os 3 ramos não têm qualquer capacidade de se defender de aeronaves adversárias.

E pensa bem se queres que eu entre em diálogo contigo ou se queres que te deixe a falar sózinho.

Prometes que deixas de falar? Epá isso quero eu e quer toda a gente, que tu te cales para sempre moço!

Porque, como a FAP e a Marinha, tu sózinho aqui não vales nada.

Vindo da pessoa que dizia que os CIWS turcos eram garantidos nos AORs, tomo isso como um elogio!  :mrgreen:

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 474
  • Recebeu: 291 vez(es)
  • Enviou: 347 vez(es)
  • +79/-36
« Responder #2397 em: Março 05, 2025, 10:31:41 am »
Assumindo que os nossos (des)governantes estarão dispostos a finalmente resolver algumas das muitas carências que as FAP possuem , dado que irá haver fundos europeus disponíveis para tal...
Será que é desta que os Fuzos terão o(s) equipamento(s) de que tanto precisam?

Transporte
Fogo "pesado"
Defesa AA
Comunicações

*

LM

• Investigador
  • 3216
  • Recebeu: 1474 vez(es)
  • Enviou: 4174 vez(es)
  • +2154/-120
« Responder #2398 em: Março 05, 2025, 11:50:13 am »
A incapacidade de equipar meio milhar de homens decentemente por parte de um ramo é daqueles factos que demonstra muita coisa... nem vamos falar nas reservas que existem de equipamento.

Sendo que há um conceito, similar ao do Korps Mariniers / Royal Marines, de "Light and Fast" - mesmo que escolhido pela "pobreza franciscana" atual, não deixa de ser válido e com equipamento decente.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23274
  • Recebeu: 4229 vez(es)
  • Enviou: 2993 vez(es)
  • +3071/-4557
« Responder #2399 em: Março 05, 2025, 12:06:53 pm »
Eu quero é ver os Fuzos assim... todos!

...
« Última modificação: Março 05, 2025, 12:25:44 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mentat