Fuzileiros da Armada Portuguesa

• 2432 Respostas
  • 818938 Visualizações
*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +374/-8757
Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #555 em: Dezembro 30, 2010, 12:07:46 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Foi preciso esperar 30 ou 35 anos para se "legalizar" uma prática que já existe há....

Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 57/10, de 29
de Dezembro:

DISTINTIVO ALUSIVO AO CURSO DE FUZILEIRO

Atenta a importância profissional da adopção de um distintivo alusivo à habilitação
com o curso de fuzileiro.

Considerando necessário dotar os militares habilitados com esse curso de um distintivo
que os identifique, para além da boina, como militares daquele corpo de tropas especiais.
Atendendo ao facto do distintivo actualmente em uso para os fuzileiros especiais se
assumir, simbolicamente, como o que melhor identifica os fuzileiros.

Determino:
1. É aprovado o distintivo alusivo à habilitação com o curso de fuzileiro, com o formato
que consta em anexo e que provém do actualmente atribuído à especialização em
Fuzileiro Especial.

2. Este distintivo, usado do lado direito do peito, destina-se a ser utilizado por todos os
militares que, desde 1975, concluíram com aproveitamento o curso de fuzileiro
.

3. O Estado-Maior da Armada elabora a inerente proposta de alteração legislativa por
forma a actualizar em conformidade o Regulamento de Uniformes dos Militares da
Marinha (RUMM).

4. O presente despacho entra em vigor no prazo de 60 dias após a sua publicação, e
caduca com a publicação em Diário da República da alteração à portaria que aprova
o RUMM

Como Fuzileiro não posso de deixar de expressar a minha completa discordancia com isto. Se queriam um distintivo para diferenciar o pessoal FZ das restantes classes da Armada, arranjassem um diferente. Esse distintivo é o de Fuzileiro Especial e não é para ser desapreciado assim. E se agora é necessário fazer a distinção entre os FZ's e as restantes classes, não andassem a dar boinas azuis a todo o efectivo da Armada (coisa assaz interessante, visto que tantas vezes chegaram a querer retirar as boinas ao pessoal FZ que servia em outras unidades e enfiar-lhe o Panamá). É que alguém para ter uma boina azul ferrete, tinha de penar uns meses em Vale de Zebro, a massacrar o cabedal e lixar a moleirinha e só depois lhe era atribuida essa honra, em vez de lhe ser entregue junto com as "cuecas" e restante fardamento.

É que tenho aqui na aldeia dois FZE's, daqueles que bateram o bem duro em várias comissões no Ultramar e, nos convivios, nunca por nunca conseguiria aparecer ao lado deles com esse distintivo, nem eu nem os outros FZ's que por aqui existem. Mas que esperar, quando deixam os recrutas entrar na cantina e comprar o distintivo dos DAE para se armarem aos cágados.  :evil:   :evil:

*

Desertas

• Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
« Responder #556 em: Dezembro 30, 2010, 11:24:04 am »
"FOXTROOP escreveu :

Como Fuzileiro não posso de deixar de expressar a minha completa discordancia com isto. Se queriam um distintivo para diferenciar o pessoal FZ das restantes classes da Armada, arranjassem um diferente. Esse distintivo é o de Fuzileiro Especial e não é para ser desapreciado assim. E se agora é necessário fazer a distinção entre os FZ's e as restantes classes, não andassem a dar boinas azuis a todo o efectivo da Armada (coisa assaz interessante, visto que tantas vezes chegaram a querer retirar as boinas ao pessoal FZ que servia em outras unidades e enfiar-lhe o Panamá). É que alguém para ter uma boina azul ferrete, tinha de penar uns meses em Vale de Zebro, a massacrar o cabedal e lixar a moleirinha e só depois lhe era atribuida essa honra, em vez de lhe ser entregue junto com as "cuecas" e restante fardamento."

Na minha opinião as boinas não deveriam ser uma "moda" , mas sim um simbolo. Algo que fosse conquistado , não oferecido. Não sei se lembram-se das palavras de JFK quando autorizou oficialmente o uso de boina pelas forças especiais :
 "The green beret is a symbol of excellence, a badge of courage, a mark of distinction in the fight for freedom."

Lembro-me que em 2001 quando o exercito dos E.U.A. adoptou a boina preta para uso geral , até então a boina preta era exclusiva dos Rangers , causou descontentamento , sendo que chegaram a haver marchas de protesto em Washington .Como não existia uma autorização presidencial para o uso exclusivo da boina preta , os Rangers mudaram de boina, sendo que agora utilizam uma boina de cor beige .

Um abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • Recebeu: 4233 vez(es)
  • Enviou: 2997 vez(es)
  • +3089/-4562
« Responder #557 em: Dezembro 30, 2010, 11:50:54 am »
Citação de: "Desertas"
Na minha opinião as boinas não deveriam ser uma "moda" , mas sim um simbolo. Algo que fosse conquistado , não oferecido. Não sei se lembram-se das palavras de JFK quando autorizou oficialmente o uso de boina pelas forças especiais :
 "The green beret is a symbol of excellence, a badge of courage, a mark of distinction in the fight for freedom."

Lembro-me que em 2001 quando o exercito dos E.U.A. adoptou a boina preta para uso geral , até então a boina preta era exclusiva dos Rangers , causou descontentamento , sendo que chegaram a haver marchas de protesto em Washington .Como não existia uma autorização presidencial para o uso exclusivo da boina preta , os Rangers mudaram de boina, sendo que agora utilizam uma boina de cor beige .

Um abraço

Eu quando li na primeira vez que a Marinha ia começar a distribuir Boinas a todos os seus militares fui logo contra essa medida. É verdade que a tonalidade é diferente, mas isso não importa, a um marinheiro a boina não beneficia em nada, mas a um Fuzileiro que andou a arranhar como poucos isso é quase um insulto. Se o pessoal da minha tropa não gosta de ver os Rangers com a Boina Verde e eles são uma unidade de Operações Especiais, imaginem um Fuzo... :N-icon-Axe:  :twisted:

Em relação ao distintivo, não digo nada, deixo isso para o pessoal dessa tropa.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3701 vez(es)
  • +967/-1098
« Responder #558 em: Dezembro 30, 2010, 01:06:29 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao distintivo, não digo nada, deixo isso para o pessoal dessa tropa.

Eu quando li esta noticia do simbolo pensei numa outra que já tinha lido no passado, que era referente a militares de Tropas Especiais que tinham entrado na GNR, PSP, ou outros entidades que usam uniformes, em que os Fuzileiros não tinham um simbolo para usar no peito que pudessem usar nesta nova farda que indicasse que estas pessoas tinham sido Fuzileiros ao  contrário das outras Tropas Especiais em que os pára-quedistas tem as asas, os Comandos tem o crachá dos Comandos e as Operações Especiais usam uma placa com duas espadas cruzadas (penso eu), mas os Fuzileiros não tinham nada para os identificar como tal.

Brevet do curso de Pára-quedismo

Crachá Comando

Crachá de Operações Especiais

*

Crypter

• Investigador
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
« Responder #559 em: Janeiro 16, 2011, 11:31:48 am »
Ex-fuzileiro português entra no Guiness
João Dias desceu o cabo de Ribeira de Pena suspenso só com a força das mãos

Um antigo fuzileiro entrou, este sábado, para o Guiness, ao descer o cabo de Ribeira de Pena em slide show, isto é, suspenso só com a força das mãos. Trata-se do maior cabo suspenso por gravidade do mundo, com mais de 1,5 quilómetros de comprimento e 150 de altura.

Para conseguir a proeza, João Dias teve de ganhar resistência física e perder 12 quilos em dois meses de preparação.

Podem ver a reportagem com video aqui: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/fuzil ... -4071.html

*

Tilt

• 85
  • +0/-0
« Responder #560 em: Janeiro 16, 2011, 10:31:34 pm »
Por um lado esta se a culmatar uma lacuna, não existia um distintivo de curso. Por outro é uma forma de o distintivo de FZE não acabar. No fim fica a consciência de cada um...... :G-beer2:

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +374/-8757
« Responder #561 em: Janeiro 16, 2011, 11:54:24 pm »
Citação de: "Tilt"
Por um lado esta se a culmatar uma lacuna, não existia um distintivo de curso. Por outro é uma forma de o distintivo de FZE não acabar. No fim fica a consciência de cada um...... :G-beer2:

Tilt, concordo que havia uma lacuna, agora pegar num distintivo, com a carga que esse tem, e chapar o mesmo no peito de todo e qualquer Fuzileiro é quase sacrilégio. Não sei como é que a Casa está agora por dentro (tirando umas conversas com Filhos da Escola quando nos reunimos) mas existia um extraordinário respeito pelos FZ's que usavam esse distintivo ao peito, eles eram FZE's. Um respeito só comparável ao que auferiam os membros do DAE. Mística não é para ser banalizada porque isto só faz lembrar aquela história do Exercito atribuir a boina a toda a tropa e dizer que a partir daquele momento passavam todos a ser "especiais".

*

Tilt

• 85
  • +0/-0
« Responder #562 em: Janeiro 17, 2011, 10:08:25 pm »
FoxTroop a "casa" ja não tem esses "pais" que orgulhosamente tinham esse distintivo no peito. Continuo com a minha ideia de ser uma forma de perpetuar um simbolo. E se deve explicar a cada novo FZ  a razão e a história que ele apartir desse novo dia vai trazer ao peito.

*

White_lynx

• Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #563 em: Fevereiro 23, 2011, 03:07:03 pm »
pessoal, alguem me sabe dizer qual é a faca de combate usada pelos fuzos?

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
« Responder #564 em: Fevereiro 23, 2011, 07:07:50 pm »
Sabre
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

Ricardo

• Perito
  • **
  • 359
  • +0/-0
« Responder #565 em: Maio 13, 2011, 03:02:03 pm »
- FORMAÇÃO EM "ROYAL MARINES COMMANDOS" NO REINO UNIDO:
http://barcoavista.blogspot.com/2011/04 ... os-no.html

- FUZILEIROS NA GUERRA COLONIAL:
http://barcoavista.blogspot.com/2011/03 ... onial.html

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • Recebeu: 4233 vez(es)
  • Enviou: 2997 vez(es)
  • +3089/-4562
« Responder #566 em: Maio 13, 2011, 04:16:16 pm »
Excelente Ricardo! :G-beer2:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
« Responder #567 em: Maio 13, 2011, 05:09:33 pm »
Provavelmente este não é o tópico para colocar esta questão, mas também não encontro outro mais adequado, nem vou estar a criar um só por uma pergunta.
Alguém me sabe dizer qual é o nome desta música que se houve* durante a imposição das boinas, (3:35 até 5:30) ?

Obrigado!

* houve é do verbo haver, ouve é que é do verbo ouvir.

(Tem razão, foi um lapso sem desculpa. Escusava era de me "humilhar" aqui a lápis vermelho e tudo, por momentos senti que voltei aos bancos da primária... :P )

*

LidiaMatias7

• 1
  • +0/-0
Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Responder #568 em: Maio 24, 2011, 09:58:32 pm »
Eu tenho 13 anos, sou rapariga. Os fuzileiros sempre me seduziram imenso. Quando atingir a idade adequada, gostaria de ingressar nos Fuzileiros. Portanto, gostava de vos pedir alguns conselhos. Tanto dos que já são fuzileiros, tanto como dos que serão.

UMA VEZ FUZILEIRO, FUZILEIRO PARA SEMPRE!

Cumprimentos,
a vossa maior fã

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #569 em: Maio 24, 2011, 10:09:07 pm »
Daqui a 5 anos, até ter 18 anos pode mudar muita coisa...mas os Fuzileiros não aceitam senhoras...Durante vários anos, pura e simplesmente não podiam concorrer, há uns anos o deputado Nuno Câmara Pereira fez uma queixa e descobriu-se que não se podia impedir as senhoras de concorrer...Conclusão: a Marinha colocou tanta pressão e tanto nível de exigência às poucas senhoras que concorreram que as mesmas ou desistiam da candidatura ou eram eliminadas das provas...Portanto,é só tirar as devidas conclusões...