"FOXTROOP escreveu :
Como Fuzileiro não posso de deixar de expressar a minha completa discordancia com isto. Se queriam um distintivo para diferenciar o pessoal FZ das restantes classes da Armada, arranjassem um diferente. Esse distintivo é o de Fuzileiro Especial e não é para ser desapreciado assim. E se agora é necessário fazer a distinção entre os FZ's e as restantes classes, não andassem a dar boinas azuis a todo o efectivo da Armada (coisa assaz interessante, visto que tantas vezes chegaram a querer retirar as boinas ao pessoal FZ que servia em outras unidades e enfiar-lhe o Panamá). É que alguém para ter uma boina azul ferrete, tinha de penar uns meses em Vale de Zebro, a massacrar o cabedal e lixar a moleirinha e só depois lhe era atribuida essa honra, em vez de lhe ser entregue junto com as "cuecas" e restante fardamento."
Na minha opinião as boinas não deveriam ser uma "moda" , mas sim um simbolo. Algo que fosse conquistado , não oferecido. Não sei se lembram-se das palavras de JFK quando autorizou oficialmente o uso de boina pelas forças especiais :
"The green beret is a symbol of excellence, a badge of courage, a mark of distinction in the fight for freedom."
Lembro-me que em 2001 quando o exercito dos E.U.A. adoptou a boina preta para uso geral , até então a boina preta era exclusiva dos Rangers , causou descontentamento , sendo que chegaram a haver marchas de protesto em Washington .Como não existia uma autorização presidencial para o uso exclusivo da boina preta , os Rangers mudaram de boina, sendo que agora utilizam uma boina de cor beige .
Um abraço