Capacidade temos, é tudo uma questão de investimento.
Quer a Caetano, quer a Jacinto (entre outras) constroem veículos quase na totalidade, principalmente cabines, facilmente construiriram cabines blindadas.
É uma questão de quantidades (e claro de haver concordância da empresa que desenvolveu as cabines blindadas, que estas sejam produzidas em Portugal).
Existe uma grande diferença entre comprae 20-40 camiões de cabine blindada, e comprar uns 200.
Era ver quantos realmente seria precisos para os 3 ramos, e quiçá forças de segurança, e trabalhar a partir daí.
Depois eventualmente podia ser aquele tipo de material que, não sendo muito caro, se calhar conseguias vender a países africanos ou da América Latina.
São pontos válidos mas a verdade é que o Patria 8x8 continua a ser mais barato.
E a BrigInt não precisa de 200 veículos de lagartas ou 8x8.
O meu receio é que, à moda portuguesa, se quer passar do péssimo ao perfeito e depois se fique a meio caminho no medíocre.
Ainda acabamos com 30 ou 40 boxer....
Espero estar muito errado, esperemos por dados mais concretos.
O Boxer é capaz de ser considerado superior.
Igualmente importante, é que o Exército Alemão quer chegar aos 3000 Boxer. Pode haver interesse em produzir também parte destes veículos em Portugal, com recurso a mão de obra muito mais barata que a alemã, ao mesmo tempo que aumenta a rapidez das entregas.
A BrigInt precisa de cerca de 200 blindados 8x8. Actualmente 188 Pandur com versões em falta, e portanto a sua substituição obrigaria a cerca de 200 veículos para incluir todas as variantes.
Se juntarmos a isto uma eventual fusão de BrigMec com BrigInt, em que a viatura primária é uniformizada, neste caso com Boxer 8x8, os números poderiam chegar aos 300 ou perto disso.
Portanto a necessidade existe, agora se se vai cumprir ou não, não sabemos.
A dúvida actual, é perceber a veracidade da afirmação de que vão ser produzidos blindados em Portugal.
Se for verdade, produzir Boxers, para o EP e eventual de para o Exército Alemão, seria o cenário ideal.