É uma boa hipótese? Mas vamos comprar quantos Boxer para justificar a instalação de uma fábrica aqui, é que a Alemanha tem capacidade para produzir para as encomendas que tem.
O modelo de negócio da SISU tem sido parcerias locais para a produção de Patria.
O que fazia sentido, era que o SAFE servisse de canalizador, com uma encomenda inicial de umas dezenas de Boxer, para criar a dita fábrica, como parte de um projeto maior, a médio prazo, para eventualmente construir 2 ou 3 centenas de Boxer, substituindo os Pandur mais tarde.
Se é isto que vai acontecer? Não sabemos. Vamos ver o que sai dali. Estou curioso para ver que blindados é que vamos produzir.
Não me parece que umas dezenas chegue para montar uma fábrica nem para substituir os M113. A não ser que seja uma oficina para a montagem final ao dobro do preço.
Veremos...
O plano FT 2045 é a brigada média ficar com 3 BI com Boxer, ou seja 200+ veículos...
Dependendo do prazo, se for para esticar até 2045, isso daria pouco mais do que um veículo por mês, não dá para uma fábrica, mesmo que seja só oficina de montagem final.
Temos mesmo que esperar por majs detalhes.
No entanto cada boxer sai a bem mais de 5 milhões enquanto cada Patria a pouco mais de um milhão.
Não estou a ver a comprar 200 blindados por mais de mil milhões de euros.