Pois eu acho que a malta às vezes esquece-se como é que a matemática funciona. O salário em média de um General paga o salário de 3.5 praças (em termos brutos). Sendo que a média de todos os postos para oficiais, tipicamente é de 2x ou 3x mais que um praça.
Ou seja, em termos de orçamento, cada 100 oficiais, custam-te o mesmo que uns ~250 praças. Para saber a média exacta, era preciso saber com precisão quantos oficiais há de cada posto, e aí sim, fazer a comparação.
Mas mesmo pegando numa estimativa minimalista, em que cada oficial custa (em remunerações) o preço de 2 praças... e se reduzirmos para metade o número de oficiais, ou seja, de 5500 para 2750, isto permitiria, com o mesmo orçamento para pessoal, pagar salários a cerca de mais 5500 praças.
Agora, eu pessoalmente, preferia ter 2750 oficiais, e passar a ter 13000 praças (usando a comparação acima), do que a situação actual. É que é por isto que ainda hoje vemos oficiais a cravar pelo SMO, pois sabem que é a única forma de justificar os seus postos.
Já agora, só para fins de comparação, Portugal tem/tinha até há bem pouco tempo, 106 generais no activo, os EUA têm 620 (segundo uma pesquisa rápida), para todos os ramos. Ora isto é aproximadamente 1/6. Agora, temos umas FA que têm 1/6 do pessoal e 1/6 do equipada das americanas? E o mesmo para o PIB e população?
A população deles é 33 vezes maior que a nossa.
O PIB é 92 vezes maior que o nosso.
O orçamento de defesa (

) deles é cerca de 300 vezes maior que o nosso.
O efectivo deles é 47 vezes maior que o nosso (e eu contei com 30000 em Portugal, que está bem longe da realidade).
Nem vou especificar a diferença de meios, porque seria ridículo haver ser comparação nisto. Mas só em caças (incluindo o A-10), têm mais de 75 vezes o que nós temos.
Dito isto, faz sentido termos uma quantidade de generais tão grande, e igualmente oficiais no seu todo, como se fossemos 1/6 daquilo que são os EUA militarmente?
E como eu gosto de brincar com a matemática destas coisas, um país para ser 1/6 dos EUA, teria que ter:
-população de 55 milhões
-um PIB de 3 biliões (triliões para os internacionais), que é equivalente ao PIB da Índia
-um orçamento anual de Defesa de 140/150 mil milhões
-um efectivo de 230 mil militares
-uns 350 caças
-...
Agora, isto é Portugal? Com os seus 106 generais, deve ser!