Os NH-90 estão de volta! Vindos muito provavelmente da Austrália.
E mais uma surpresa eventualmente.
Cps,
Enfim...
E qual poderá ser eventualmente a outra surpresa? Reabastecedor de esquadra vindo da Austrália não será certamente. Não me digam que também estão a pensar em ficar com alguns dos igualmente problemáticos ARH Tiger...
CG, esta gente não sabe mesmo o que quer, para completar o ramalhete só mesmo meia dúzia de tiger.

Quando algumas FFAA da NATO, estão a trocar os NH90, pelos UH-60, e outras reforçam as frotas dos destes helis, devido aos problemas dos helis Europeus, vai Portugal, qual Inteligente, adquirir esse modelo de heli médio?
https://www.cavok.com.br/belgica-esta-procurando-ativamente-um-sucessor-para-seus-nh90-tthhttps://www.cavok.com.br/suecia-desiste-de-helicopteros-nh90https://www.aeroflap.com.br/reembolso-de-helicopteros-nh90-da-noruega-nao-tem-base-legal-diz-leonardo/Se tal acontecer, lá vamos estoirar mais uns 250/300 milhões, além dos 120, se é que é possivel reave-los, para ficar com os 9 helis da UALE ??

Anda tudo doido, temos quatro MK516, sub aproveitados, que deveriam ser armados e colocados operacionais, não seria o que se deveria fazer ?
Com a compra dos seis UH-60, também não seria melhor, e muito mais barato, adquirir outro lote de helis de uma versão mais recente, até tendo em vista no futuro a possibilidade da EHM, vir a operar o Seahawk, com todas as vantagens inerentes ?
Andámos por aqui alguns de nós a comentar a exiguidade dos meios de asa rotativa das FFAA, de 22 helis há um par de anos atrás, existem agora 30 helis, e se a compra dos 5/6 Evakuativos se concretizar passarão a ser 36, e com esta aquisição para UALE, as frotas totalizarao pelo menos 45 helis, em cinco modelos, mais do dobro de há uns anos atrás.
Sendo o número aceitável, a quantidade de modelos, é exagerada, e a alocação de alguns no Exército errada, dou como exemplo a constituição da ESQ752, que meios esta ESQ vai ter ?
Tres/quatro MK514?
Ou também os MK516, que serao desaproveitados, se empregues exclusivamente em SAR, MEDEVAC ?
AS ESQ de SAR deveriam ter um heli mais ligeiro para as missões mais próximo da Costa ou que envolvessem um número muito menor de vitimas !
Ninguém pensa no custo das largas centenas de HV dos 101, efectuadas quando se poderia empenhar um heli menor, AKA, UH-60 ??
Eu acho muita aquisição tão pouco tempo, e vindo a novidade de onde vem, politicos, não lhe dou muito crédito, esperemos para ver.
Abraços