Relativamente aos meios aéreos próprios e particularmente aos Canadair, equipamento amplamente utilizado nas suas diversas versões em muitos cenários, portanto de qualidades inquestionáveis, julgam realmente ser o melhor meio a adoptar como principal pela FAP?
Passo a explicar...
Tenho algumas dúvidas relativamente a esta "superioridade" tão efusivamente anunciada em todo o lado, por algumas particularidads do nosso país.
Não seriam mais eficazes meios similares aos Kamov, caso existam?
Não temos as extensões territoriais de Espanha ou França, por exemplo, nem a geografia da Grécia com as suas muitas ilhas de pequena dimensão, com o mar sempre próximo.
As grandes vantagens dos Canadair relativamente à maioria dos meios que utilizamos atualmente são a capacidade de aproximadamente 6k litros vs 4k do Kamov e 3.6k dos futuros Black Hawk e a sua velocidade superior.
Mas os pontos de reabastecimento possíveis não são assim tantos e nem sempre próximos dos incêndios, o que leva a que o intervalo de tempo entre descargas seja prejudicado por isso.
Por outro lado, a deslocação até às zonas a arder, apesar de mais rápida, não diminuirá muitas vezes de forma assim tão significativa o tempo, porque as distâncias não são assim tão grandes.
Do que vi pessoalmente, a eficácia da utilização dos Kamov é muito grande, por aliar capacidade a cadência de descargas, porque reabastece com alguma facilidade.
Não há nada europeu ou americano disponível? E por quanto comparativamente ao custo de um Canadair?
Abraços