Combate a fogos pela F.A.P.

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LM

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1935 em: Agosto 08, 2025, 06:52:40 pm »
No limite o Estado pode assegurar todas as atividades económicas que possam dar lucro e de que necessite... já se tentou e raramente (ou nunca) corre bem.

Até as grandes empresas, com rendibilidade e capacidade financeira, preferem "renting" ou Aluguer Longa Duração para os veículos da produção e/ou executivos... podiam comprar, manter, vender e talvez fosse vantajoso... mas não é e obriga a criar estrutura.

Cá? O pouco que a Força Aérea tem de combate era levado para a parte da "proteção civil". E, como disseram, a evacuação aeromédica do INEM funcionou durante anos sem grandes sobressaltos, era manter e - sim - o Estado ter "meios próprios para fallback".

Algo diferente, mas com ligação ao assunto: faz-me confusão o peso da Protecção Civil nas estruturas das Camaras Municipais, especialmente as mais pequenas... deviam estar sobre alçada das Associações de Municípios (ie entidades intermunicipais).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1936 em: Agosto 08, 2025, 10:11:45 pm »
A solução é relativamente simples mas como involve acabar com a mama para muita gente.....


É a Republica Portuguesa aka Estado assumir a responsabilidade que tem sob o seu território e as suas populações, ao inves de subalugar serviços para combate aos fogos florestais.
Se todos os meios a operar fossem do Estado e sem envolvimento de empresas particulares não haveria esta situação.

E não tenho dúvidas que sairia mais barato ao País e ao contribuinte

Shttps://www.farodevigo.es/galicia/2025/08/05/galicia-capta-pilotos-portugal-fuga-120352665.html

Se não puderem trabalhar num mercado livre em Portugal, vão para fora, é relativamente simples. Depois ficamos melhor ainda, tudo estatizado e sem pilotos.

Tenho muitíssimas dúvidas que ficasse mais barato, muitíssimas mesmo tendo em conta o historial.

Principalmente um dia depois do governo ter autorizado a FA a gastar 16 milhões de euros para equipar dois aviões com 40 anos com kits pouco mais que inúteis.

Com o Estadão a controlar tudo, o resultado seria mais caro com muito menos eficiência.

Se não fosse rentavel não haveria empresas privadas a faze-lo.
O Eatado paga a essas empresas, que por sua vez vão subcontratar pilotos das FA, a receber mais que nas FA. Tem posteriormente que adquirir ou alugar meios e ainda tem custos operacionais.
E ainda assim fazem lucro.

Do ponto de vista teorico, o mesmo dinheiro que o estado paga a estas empresas, SE BEM GERIDO, podia ser usado pelo Estado numa missão que deveria ser do Estado.
O motivo para este tipo de missão ser do estado é o mesmo motivo pelo qual os bombeiros não são pagos a empresas e são do Estado. Senão alugamos Bombeiros, sendo uma missão do Estado, faz sentido que parte da missão (aerea) seja subalugada a terceiros???

Acho que podíamos ficar pelo "SE BEM GERIDO" que é coisa que raramente acontece no Estado, porque não há incentivos.
No Estado ninguém ganha mais se gerir melhor, ninguém tem motivos para fazer escolhas acertadas. Há aliás muitos incentivos para fazer más escolhas porque os benefícios eleitorais e outros tiram no imediato, raramente a longo prazo.

Do ponto de vista teórico uma empresa que se foque num sector consegue gerir melhor a actividade, consegue baixar os custos de contexto e consegue rentabilidade adicional.

No caso do combate a incêndios, as empresas podem utilizar os meios aéreos durante o inverno noutras actividades, como agricultura, turismo, transporte, o Estado não o faz.
Só contrata pilotos quando tem trabalho, o Estado teria que contratar e manter durante o ano todo, mesmo sem trabalho para eles.

O Estado não tem flexibilidade para responder à procura de salários mais altos pontualmente.

As Empresas conseguem, muitas vezes, comprar a preços mais baixos quando em grande quantidade, conseguem negociar com maior liberdade, o Estado foca agarrado aos concursos públicos que garantem preço de compra mais baixos com custos de manutenção várias vezes mais altos.

Os empresas sabem quando vender e recuperar algum dinheiro ou quando um equipamento está obsoleto e representa mais custos, o Estado mantém até cair de pobre, mesmo ficando muito mais caro do que trocar e mesmo ficando inoperacional.

Estes são apenas alguns dos exemplos que mostram que o Estado é mau gestor, não consegue ir a todas e a operação directa pelo Estado não é necessariamente mais barata, pela ineficiência, pela burocracia e outros custos de contexto.
« Última modificação: Agosto 08, 2025, 10:16:59 pm por yuwanko »
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1937 em: Agosto 10, 2025, 10:17:14 am »
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1938 em: Agosto 11, 2025, 07:52:19 pm »
Diz que os três Canadair do dispositivo (os dois principais e o suplente) estão INOP. Não sei que contratos fez a FA, parece que só alugou sucata....
 

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Hawk20

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1939 em: Agosto 11, 2025, 10:43:49 pm »
Diz que os três Canadair do dispositivo (os dois principais e o suplente) estão INOP. Não sei que contratos fez a FA, parece que só alugou sucata....
A FAP só continuou com os contratos que a ANPC fazia antes, as empresas são as mesmas de antes, neste caso foi a Avincis que foi sempre a contratada para os Canadairs, este aviões já andam cá há vários anos sendo já bem antigos, já têm mais de 50 anos e os motores (ainda radiais) deles dada a idade dão muitos problemas, um deles aterrou de emergência em Castelo Branco com uma fuga de óleo num dos motores, quando aterrou deixou uma enorme poça de óleo na pista...
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1940 em: Agosto 12, 2025, 01:45:18 am »
 

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ricardonunes

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1941 em: Agosto 12, 2025, 07:00:45 am »
Diz que os três Canadair do dispositivo (os dois principais e o suplente) estão INOP. Não sei que contratos fez a FA, parece que só alugou sucata....
A FAP só continuou com os contratos que a ANPC fazia antes, as empresas são as mesmas de antes, neste caso foi a Avincis que foi sempre a contratada para os Canadairs, este aviões já andam cá há vários anos sendo já bem antigos, já têm mais de 50 anos e os motores (ainda radiais) deles dada a idade dão muitos problemas, um deles aterrou de emergência em Castelo Branco com uma fuga de óleo num dos motores, quando aterrou deixou uma enorme poça de óleo na pista...

Uma empresa que ganha sempre o concurso é de si estranho, mais estranho é ganharem como o mesmo equipamento, não existem clausulas  que previnam essa situação???
Tipo idade do equipamento horas de voo ,etc....

Potius mori quam foedari
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1942 em: Agosto 12, 2025, 07:45:09 am »
Diz que os três Canadair do dispositivo (os dois principais e o suplente) estão INOP. Não sei que contratos fez a FA, parece que só alugou sucata....
A FAP só continuou com os contratos que a ANPC fazia antes, as empresas são as mesmas de antes, neste caso foi a Avincis que foi sempre a contratada para os Canadairs, este aviões já andam cá há vários anos sendo já bem antigos, já têm mais de 50 anos e os motores (ainda radiais) deles dada a idade dão muitos problemas, um deles aterrou de emergência em Castelo Branco com uma fuga de óleo num dos motores, quando aterrou deixou uma enorme poça de óleo na pista...

Se a FAP continuou a fazer o que a ANEPC fazia, mudaram para quê? Supostamente a FAP era especialista e ia fazer melhor.

A FAP assumiu esta responsabilidade há 6 anos, estes meios estão 6 anos mais velhos, possivelmente a ANEPC hoje não os aceitaria.
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1943 em: Agosto 12, 2025, 07:57:46 am »
Espanha 25 - Portugal 0. A trágica goleada no campeonato dos aviões de combate a fogos

https://cnnportugal.iol.pt/canadair/incendios/espanha-25-portugal-0-a-tragica-goleada-no-campeonato-dos-avioes-de-combate-a-fogos/20250811/689a508ed34ef72ee4495576

Muitos países recorrem a empresas privadas para meios aéreos, incluindo os países referidos no vídeo. Mas à semelhança desses países, Portugal também deveria ter uma frota própria de aviões. São um meio útil no combate a incêndios e a fazer contratos anuais como fazemos, corremos o risco de não haver empresas disponíveis ou não terem meios em condições, como é o caso.
Ou se faz um contrato plurianual e se obriga a dispor de meios relativamente novos ou o Estado deveria ter uma frota própria, pelo menos para fallback, no mínimo de meia dúzia de aparelhos.
« Última modificação: Agosto 12, 2025, 01:31:52 pm por yuwanko »
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1944 em: Agosto 12, 2025, 11:27:46 am »
No meio disto tudo, estranho ainda nao se ter falado em nenhuma clausula que indemize o Estado Português por cada hora que um avião contratado não esteja a voar!
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1945 em: Agosto 12, 2025, 12:17:00 pm »
Nuno Melo gostava de ouvir um "obrigado" por ter comprado kits de combate a incêndio para os C-130

(video no URL)

https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-fim-de-tarde/619392cc0cf2cc58e7d362c5/video/689a345d0cf20ac1d5f35534

Confirma-se o MAFFS II, compatível com C-130H e KC-390... E os seguintes (futuros) meios de combate a incêndios:
• 9 x UH-60A/L (ativos até 2026)
• 2 x Koala (ativos)
• 3 x AS350 (ativos)
• 2 x DHC-515 (ativos a partir de 2029)
• 2 x C-130H (ativos a partir de 2026)

Há ainda menção a um P-3C e a um C-295 ativos atualmente mas não há menção a drones atuais ou futuros.
« Última modificação: Agosto 12, 2025, 12:27:31 pm por goncalobmartins »
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1946 em: Agosto 12, 2025, 12:34:10 pm »
No meio disto tudo, estranho ainda nao se ter falado em nenhuma clausula que indemize o Estado Português por cada hora que um avião contratado não esteja a voar!
A empresa dos Canadair já conseguiu trazer um de substituição, chegou á pouco a Castelo Branco vindo de Salamanca, vamos ver se não avaria também... ::)
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1947 em: Agosto 12, 2025, 01:01:05 pm »
Nuno Melo gostava de ouvir um "obrigado" por ter comprado kits de combate a incêndio para os C-130

(video no URL)

https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-fim-de-tarde/619392cc0cf2cc58e7d362c5/video/689a345d0cf20ac1d5f35534

Confirma-se o MAFFS II, compatível com C-130H e KC-390... E os seguintes (futuros) meios de combate a incêndios:
• 9 x UH-60A/L (ativos até 2026)
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• 3 x AS350 (ativos)
• 2 x DHC-515 (ativos a partir de 2029)
• 2 x C-130H (ativos a partir de 2026)

Há ainda menção a um P-3C e a um C-295 ativos atualmente mas não há menção a drones atuais ou futuros.

Apenas 2 Black Hawk deverão integrar o DECIR 2026, e com a chegada prevista do segundo e último DHC-515 para 2030, parece-me muito mais provável que os Canadair estejam em operação somente nesse ano ou então em 2031.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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yuwanko

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1948 em: Agosto 12, 2025, 01:38:30 pm »
Nuno Melo gostava de ouvir um "obrigado" por ter comprado kits de combate a incêndio para os C-130

(video no URL)

https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-fim-de-tarde/619392cc0cf2cc58e7d362c5/video/689a345d0cf20ac1d5f35534

Confirma-se o MAFFS II, compatível com C-130H e KC-390... E os seguintes (futuros) meios de combate a incêndios:
• 9 x UH-60A/L (ativos até 2026)
• 2 x Koala (ativos)
• 3 x AS350 (ativos)
• 2 x DHC-515 (ativos a partir de 2029)
• 2 x C-130H (ativos a partir de 2026)

Há ainda menção a um P-3C e a um C-295 ativos atualmente mas não há menção a drones atuais ou futuros.

Este ano, na fase crítica, o DECIR deveria ter 79 e meios aéreos.

Em 2026, a FA vai ter:
2 ou 3 UH-60
Koala, até ver não combatem incêndios
3 AS350 que vem da protecção civil e também já não vai para novos
2 C130 (vamos ver) e não são minimamente comparáveis a aviões anfíbios.

Ridículo....
 

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Duarte

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1949 em: Agosto 12, 2025, 07:14:00 pm »
Aerial Firefighting in Portugal Grounded—For Now

"Meanwhile, Portugal is acquiring two modern DHC-515 water bombers through a government-to-government deal with Canada’s De Havilland, backed by the EU’s rescEU civil protection mechanism. However, these won’t arrive until 2026 or later, per current delivery schedules."

https://aviationnews.eu/news/2025/08/aerial-firefighting-in-portugal-grounded-for-now

слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.