Boas
O que eu penso é que falta vontade politica neste Pais...
Alouette III é uma solução, enquanto muitos andarem a encher os bolsos com os incêndios isto nunca vai acabar é como uma roda.
As outras soluções EH por exemplo ou para H-130, C-295, Lynx, voltar activar Pumas Etc.
Não me levem a mal, mas que comentario mais absurdo.
C295?
?
Lynx (tem noção que além de os 5 Lynx serem organicos das Fragatas, têm já o desgaste que têm? apagar incendios com os Lynx da marinha, bateu tudo o que ja ouvi em relação a este assunto).
Activar os Puma ou usar os Alouette III, com 50 anos e quantos é que ainda voam?
Porque não reactivar os Alouette II ou requesitar os helis da TV, do transito ou aqueles novos que andam a passear turistas no tejo?
Melhor ainda, andam agora uns tipos nos shoppings a vender uns helis telecomandados, pordemos comprar umas duzias destes.
Ou por os airbus da TAP a apagar incendios, enquanto transportam as pessoas e passam por cima de algum incendio.
Isto dizer mal por dizer e achar que é tudo facil. E que a culpa é sempre de alguém estar a encher os bolsos... por tudo e por nada....
Por os Lynx a combater incêndios...... nem sei o que mais diga
Porque é que é absurdo colocar o C295 a combater os FF, se existem sistemas que são adptados á aeronave para esse fim 



também é e foi absurdo usar os C para esse fim
??
Certo?
Um E3 sentry também é na realidade um Boing 707, mas nem todos os Boing 707 podem servir ou ser adaptados como E3.
sabe se os nossos C 295M foram adquiridos a pensar nessa possibilidade? Se os Kits que identificou se adaptam aos nossos C 295M?
Se o desgaste causado face ao numero de aeronaves que temos justificaria este meio? não se esqueça que 2 das aeronaves estão permanentemente no SIFICAP.
Não estou com isto a dizer que não é possivel o C 295M ter esta valencia, pergunto se antes de dizer que tudo faz tudo, se isto é possivel?
Se o aumento de horas de voo e desgaste será comportável, face ao numero de aeronaves que dispomos? se continuariam a cumprir todas as missões que lhe estão sujeitas adicionando esta missão x o numero de aeronaves disponíveis.
Ou disse que é possível só porque sim?
Tal como por Lynx Puma e AL III a apagar incêndios.
Sabe que bem recentemente a FAP tinha menos 100 pilotos do que necessário face as esquadrilhas e missões da sua responsabilidade.
Volto a repetir: menos 100 pilotos.
Opcom, vou repetir o que escrevi :
Porque é que é absurdo colocar o C295 a combater os FF, se existem sistemas que são adptados á aeronave para esse fim

também é e foi absurdo usar os C para esse fim

??
Nem mencionei o estado da FAP no que concerne aos meios Humanos e materiais, ou não estará implícito que a haver combate aos FF pela FAP haja aumento de efectivos, tripulações para as aeronaves dedicadas a esse combate ??
Nem valia a pena referir, como não o fiz, quando há especialistas que sabem bem o estado dos efectivos dos respectivos Ramos das FFAA, limito-me a guardar que a info chegue aos leigos como eu.
Agora para que aconteça tal reforço de meios humanos, bem sabemos que não depende da FAP mas sim do poder político.
O sr refere que :
Um E3 sentry também é na realidade um Boeing 707, mas nem todos os Boeing 707 podem servir ou ser adaptados como E3. comparando com o que disse sobre a capacidade do C295 combater os FF com sistemas que podem ser adaptados á aeronave, o que tem a bota a ver com a perdigota

?
Não atingi, de certeza que não foi sobre nada do que escrevi, mas deve ser defeito meu .
Cumprimentos