Penso, e digo penso que o Sr Edu, não faz parte do lote dos chicos espertos e ignorantes que decidem e assinam os contratos de aquisição de meios aéreos para o combate aos FF, como tal os adjectivo proferido não lhe são dirigidos.
Mas as opiniões eu proferi não são do governo ou de quem faz os negócios. Na entrevista o ministro até acha que o KC-390 é uma boa hipotese.
As opiniões são mesmo da minha autoria. Eu pessoalmente partilho da opinião de que um KC-390 não vai ser a aeronave mais adaptada ao tipo de combate aéreo que se faz em Portugal. O que não quer dizer que o tipo de combate não possa ser alterado.
E mais, se estamos à espera de ter o KC-390 a combater incêndios em Portugal bem podemos deixar as florestas arderem por mais 10 anos. Porque até o KC-390 estar operacional, a gente se decidir a comprar, depois ser desenvolvida a capacidade de combate a incêndios, e finalmente nós adquirirmos essa capacidade em particular facilmente passam 10 anos, senão mais...
Para mim falar-se neste momento em KC-390 para combate aos incêndios é continuar a empurrar o problema com a barriga.
Bem se a aeronave em questão conseguir voar mais baixo do que vemos, que mesmo assim quase toca nas copas das arvores, para mim será uma primeira vez mas como tudo na vida sempre a aprender.
Será que o conceito de perspectiva não terá aqui alguma influência? Acredita mesmo que a aeronave está mesmo ao nível das árvores?
Olhe este acho que vai bater com a asa na palmeira...
Nós não precisamos de porra nenhuma de Berievs, Antonovs, C-390 o que precisamos é de:
a) reforçar a limpeza das matas e terrenos reforçando as equipas de cinco homens que nas épocas baixas estão no terreno, precisamos de mais equipas, o que se dispender com eles poupar-se-á
e muito, nos custos dos FF, não tenham dúvidas, precisamos de os motivar pagando-lhes mais;
b) Centralizar todos os meios Aéreos na FAP, quer alguns pilotos gostem ou não;
c) Adquirir meios aéreos quer sejam Helis ligeiros/médios canadairs, kits para os C295, o que quer que seja mas já, para que as coisas mexam e os que são contra, a favor da inércia, incompetência dos interesses instalados, que remam contra a maré, vejam que o seu reinado está a terminar, ontem era tarde;
d) A adquirir os meios pensem no seu duplo uso,
como nos NPO's, no verão combatem os FF e no inverno, epoca baixa são usados na patrulha marítima, porque não ??
e) Rentabilizem os meios financeiramente, alugando-os a terceiros como os outros fazem, se pensamos que os meios aéreos de reforço que aí estão vem á borla desenganem-se, vamos pagar e bem, Ninguém dá nada a ninguém e, o meu melhor amigo, SOU EU.
Sr Edu, o seu avião voa muito mais alto, mas muito mesmo, que a palmeira que apresenta....... são trinta anos de trabalho directo com aeronaves, Placa, Coordenação, LC, Operações de voo que dão muita experiência e tarimba, no terreno aprende-se muito, muito mesmo, assim aprendessem os nossos decisores com os nossos Bombeiros, mas falta-lhes o melhor, a Humildade, abnegação e CORAGEM, daqueles Homens e Mulheres que combatem por todos NÓS.

Acha que a prespectiva desta foto é parecida com a que apresenta, a sua foi tirada do solo mas esta foi de outra aeronave, logo, um pouquinho mais alto e mais longe, e não se esqueça que o seu B737 é um pouco/muito mais pequeno que o meu DC-10-30.

PS uma vez mais as minhas desculpa pelo mal entendido, e deixe lá o C390 que ainda não tem provas dadas quanto mais kits para os FF, é bem preferível,
e mais importante MUITO MAIS BARATO, o nosso C295.
Abraços