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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 04:35:07 pm »
Eu acho que o pessoal anda a fazer demasiados filmes com a frota de combate  de superfície futura. Se vierem as três Evo agora, essas serão a componente High (concordo que têm que vir já com as 32 células) , já que também podem fazer ABMD.

Depois, para substituir as BD e eventualmente 2 dos NPO, não me admirava que fôssemos buscar as três FREMM ASW originais que sobram (os gregos vão levar uma). Por 1000 milhões compravam-se as três em 2033- 35, incluindo mísseis (os gregos vão pagar 300 milhões por cada, com entrega em 2029 e 2030) e substituíam-se as BD e os NPO1S. Se entramos no consórcio EPC, onde eu escrevi três FREMM ASW usadas, coloquem 3-4 EPC, preferencialmente full ASW.
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por wyldething em Hoje às 04:34:36 pm »
A Pilatus está a desenvolver uma solução com a Lockheed Martin para a instrução os F-35 suiços, eventualmente depois também para exportação.
https://www.pilatus-aircraft.com/en/news/technology-transfer-project

Mesmo no Reino Unido, que está a considerar entrar no programa T-7,a opção turboprop não está descartada.



O PC-21 pode perfeitamente vir a realizar todas as fases de instrução para caças de 5ª geração, com exclusão obviamente da fase de adaptação a voo e elementar.
Na verdade não há nenhuma razão objetiva para um turboprop não poder realizar treino de caças de 5ª geração, até porque estes são mais fáceis de voar que os de gerações anteriores.
Desde que a aeronave de instrução consiga simular o cockpit e sistemas de 5ª geração, fica a faltar apenas a adaptação fisiológica, que pode perfeitamente ser realizada na conversão operacional.

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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:32:49 pm »
O cancelamento da NATO do E-7A pode levar a novos produtos no mercado.

Sin, EC-390 AEW/C.
Cps
Não digas isso, que dás já um ataque de coração ao dc e o homem morre ainda antes do Natal…

Achas?

A NATO mais depressa faz como os franceses, e opta pelo GlobalEye.

De resto, nada muda as limitações declaradas do 390, nem as dúvidas face à sobrevivabilidade de AWACS de grandes dimensões, igualmente apontadas ao E-7.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 04:27:22 pm »

Estranho não se ouvir nada dos espanhois.

As negociações estavam a ir tão bem...

Talvez não podiam cumprir os prazos de entrega pretendidos? Além do não haver interesse em investir no AA já referido pelo CJ..
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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 04:25:21 pm »
Força Aérea investe 24 milhões na modernização da frota P-3C – ECO
 https://share.google/NTwm5QCb9NYph0kS3
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 04:22:48 pm »
Citar
(...) A fragata “Emilio Biachi” era para ter atracado em Alcântara, mas era demasiado comprida para aquela doca.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-26-ministro-da-defesa-assina-acordo-com-italia-mas-nao-ha-decisao-em-concreto-sobre-as-novas-fragatas-3a10b7aa

Então mas as dificuldades eram para atracar em Alcântara ou no Alfeite?  ???

A questão do calado e do tamanho da doca-seca do Arsenal já não se colocam nos casos da PNM e do par de NRE+?
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por dc em Hoje às 04:21:37 pm »
Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento. Assim ficamos a substituir caças  de 15 ou 20 anos em cada 15-20 anos, e teremos sempre dois tipos de caças de gerações e capacidades diferentes.

A opção mais lógica é de longe comprar uma frota completa de F-35.

40 F-35 novos saem mais baratos do que 20 F-35 novos + 20 Typhoon usados a precisar de modernização. A contar com custos de operação, F-35 + Typhoon ficam ainda mais caros.


Se queremos uma solução "hi-low" na aviação de caça, faz mais sentido optar por 27-35 F-35 novos (2-3 nos EUA para formação), e ir buscar um jacto de treino avançado (10-12 aeronaves) com capacidade de combate, com custos de operação muito inferiores ao Typhoon.

Neste caso, uns TA-50 ou FA-50 ficariam mais baratos que o M-346FA. O Hurjet também deve ser mais barato.

Mas tem que haver um plano com pés e cabeça, não é comprar só por comprar.
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Marinha do Brasil / Re: Fotos e Vídeos da MB
« Última mensagem por Vitor Santos em Hoje às 04:18:24 pm »
Marinha lança ao mar Submarino “Almirante Karam” e realiza entrega do Submarino “Tonelero”.










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Marinha Portuguesa / Re: Novos SSK da Marinha
« Última mensagem por sefr81 em Hoje às 04:13:00 pm »
Boa tarde

Creio que foi o Subsea7 que há umas semanas falou aqui de "rumores" que falavam na intenção de vender os nossos dois submarinos a Marrocos e adquirir 3 a 4 KSS-III sul coreanos. Independentemente do modelo a adquirir, KSS, 2300,1500, alguém sabe se essa intenção se mantém? Ou seja, vender 2 e adquirir 3 a 4 novos. Ou a intenção é manter os 2 actuais e adquirir + 2?

Cumprimentos
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