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Marinha Portuguesa / Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Última mensagem por EdWeise em Hoje às 01:09:46 pm »
No fim de contas, acho que todas estas questões serão respondidas na revisão da LPM no inicio de 2026. Aí vamos ver a alocação por projeto e o que está previsto em relação aos NPC's. Na minha opinião, acho que só vão aumentar o valor alocado ao protótipo e continuar com o projeto anterior. Não podemos estar continuamente a mudar estratégias.

O que me surpreende é que, com o aumento já deste ano na Marinha, que foram cerca de 130 milhões (do que me recordo), nada tenha sido alocado já a este projeto... ou será que foi?  ??? Vamos ter que aguardar e ver...

O mais importante, volto a dizer, é que se produza e desenvolva em Portugal. Essa tem que ser a nossa prioridade para os próximos 10 a 15 anos. Reconstruir, por completo, a nossa industria militar, tanto em termos de desenvolvimento como manufatura. Não consigo entender como é que, com a enorme carencia por estaleiros no mundo, Portugal seja tão lento a criar condições para reconstruir esta industria.
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Marinha Portuguesa / Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Última mensagem por LM em Hoje às 12:51:41 pm »
É da mesma altura do NPO - que teve alterações agora, na 3S - mas a minha duvida é se são apenas "conceitos" ou se tem já executado um projecto, incluindo o de detalhe (para além de ter sido "ensaiado"), e se a Marinha os, também, aprova.

Marinha, repito, que falhou na preparação de lançamento do concurso dos NPC, está visto.
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 12:26:13 pm »

I am interested in knowing what exactly Portugal was obliged to communicate to the EU until 30 November. Was it a list of the possible Frigate suppliers? Was it a limit value of the spending, reached after negotiations with various frigate suppliers? What information and what guarantees had to be given by Portugal by 30 November?



Copilot said:

Copilot
By 30 November 2025, under SAFE Portugal was legally required to submit a complete National Defence Investment Plan to the European Commission, accompanied by supportive documentation and guarantees. This plan had to include several specific elements:

📝 1. Detailed Investment Plan
A comprehensive list of projects intended to be funded under SAFE—covering land, maritime, air, space, cyber, and ammunition systems.portugal+1
For each project, specifications had to show alignment with NATO commitments and national strategic priorities.portugal

🏭 2. Portuguese Defence Industrial Base Integration
Explanation of how Portuguese industry would be integrated into the value chains—highlighting national supplier participation or leadership.portugal+1
Clear commitments on procuring platforms from existing European suppliers or joint procurements, with emphasis on EU/EEA/Ukraine industrial content (minimum 65% EU-based).europa+1

💶 3. Financial Envelope & Cost Estimates
The total indicative budget for each project or group of capabilities, aiming to align with the ~€5.8 billion total Portugal eventually submitted.dn+1
Estimates had to reflect anticipated SAFE loan amounts versus expected co-financing or national contributions.portugal+1

🛡️ 4. Guarantees of Eligibility & Compliance
Confirmation that all equipment was “available off‑the‑shelf”, i.e., existing platforms rather than prototypes.dn+1
Affirmation that all contracts would meet the 65% EU/EEA/Ukraine content rule, guaranteeing industrial compliance.portugal+1
Signing of a Council Resolution at national level authorizing the SAFE plan before submission.dn

📄 5. Letters/Declarations
Formal letters of political and budgetary commitment: confirming Portugal's readiness to finalize contracts, secure co-financing and adopt the required industrial participation criteria.
Extracts from Council, opposition, or government approvals indicating consensus and political backing.portugal+1

Portugal did not need to list specific frigate suppliers it was negotiating with, nor provide final prices from those negotiations. What mattered was having a clear pipeline of investment projects, financial scope, industrial strategy, and guarantees of SAFE compliance submitted in full by that deadline.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Aero_P41 em Hoje às 12:21:39 pm »
 :rir: :rir:

O Bangladesh, essa potência, vai adquirir Eurofighter Typhoon muito provavelmente Tranche 4.  ::)

https://theaviationist.com/2025/12/09/bangladesh-loi-typhoon/


Ai se o Andrézinho das azias lê isto...  :mrgreen:
Na verdade eles são uma potência porque têm man power quase infinito. Têm tantos habitantes que a russia e a Ucrânia juntas

Só em Portugal devem ter duas divisões.  :mrgreen:
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Hoje às 12:14:26 pm »
Charlie, da minha parte não estou a querer ressuscitar nada.
Apenas publiquei uma infografia que encontrei idêntica à que tinha publicado anteriormente da FREMM EVO.
Aliás,  ainda antes do Defence360.
Quanto às restantes recentes referências à FDI, é  porque realmente a NAVAL ainda não considera fechado o negócio.
Além disso, as FDI continuam em cima da mesa como futuras fragatas completamentares às EVO.
São fragatas, não corvetas, muito  capazes, e com menores dimensões e guarnições do que as EVO.
Futuramente, nunca se sabe,  vocacionadas para AAW fariam uma boa parelha com as EVO.
Os próprios franceses consideram-nas assim,  um meio flexível para complementar outros meios de maiores capacidades.
Curiosamente, em 9 de Novembro eu dizia isto...
Citar
Da mesma forma, o SAFE não permite a compra de equipamentos usados.
Começa a ficar curto o leque de escolhas.
3 FREMM EVO e 3 FDI.

A FINCANTIERI entra na LISNAVE e a NAVAL no Alfeite...

Digam lá que não ficavam contentes?
E a partir daí sempre defendi as FREMM EVO como a melhor escolha, mesmo contra outras opiniões.

Abraço e venham de lá essas EVO.
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Marinha Portuguesa / Re: Nomes para a nova geração de fragatas
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 11:59:59 am »

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Breguet 1001Taon





Saudações
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por P44 em Hoje às 11:43:00 am »
Citar
Um helicóptero UH-60 Black Hawk esteve em missão de treino de reconhecimento de heliportos hospitalares, aterrando novamente no heliporto do Hospital de São João, no Porto, no Hospital Universitário de Coimbra e no Hospital de São Teotónio, em Viseu. 🚁🏥

Este treino torna-se fundamental para garantir uma resposta rápida e segura. 🫡


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