Mensagens recentes

Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 ... 10
21
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por Luso em Hoje às 03:21:22 pm »
Agora não dá é o CEMA vir falar da possibilidade participar em conflito real, e depois não tentar fazer nada para emendar a falta de capacidade de combate da Marinha.

Não dá?
Não tem feito outra coisa.
Mais: representa toda uma organização que permitiu que ele tivesse chegada onde chegou. A marinha é uma farsa, e esta "reviravolta" inconsequente é apenas uma demonstração disso.
Alguém não quer que Portugal exista.
22
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:17:19 pm »
É essa inconsistência que me faz confusão. Primeiro querem investir nas capacidade holísticas e disruptivas, deixando a capacidade de combate para 3º plano. As aquisições mais recentes são essencialmente navios semi-militares, não se adquirindo absolutamente nada de meios combatentes. Mesmo com aquisições planeadas de 2 AORs e 1 PNM, e ainda acham que a prioridade, mesmo com estes 3 navios, é adicionar ainda outro navio logístico (NAVPOL).
Os 4 actuais NPOs e os 6 encomendados, continuarão a não ser propriamente navios militares, e não existe um plano para lhes conferir alguma capacidade de autodefesa sequer.

Chegamos às fragatas, 2 com uma modernização reles, 1 encostada, e 2 com uma modernização igualmente reles planeada. Relativamente às reservas de munições:
-Nas BD, ainda podemos considerar que as munições a adquirir são minimamente relevantes, se incluírem 30mm (Goalkeeper), 76mm, ESSM Block II (e até Block I), Harpoon Block II (e modernização dos originais), e torpedos Mk-54 (e/ou kits de modernização para Mk-46).
-Nas VdG, pós-MLU, só são relevantes as munições de 20mm dos Phalanx, e eventualmente torpedos Mk-54. De resto, munições de 100mm provavelmente já nem se fabricam na Europa (e mesmo que se fabricassem, é uma arma obsoleta), não está planeada a modernização dos Harpoon, nem a inclusão dos ESSM, e não faz sentido adquirir SeaSparrow descontinuados, e Harpoons só fazia sentido se fossem para modernizar. Estes mísseis nas versões originais só faziam minimamente sentido se fossem cedidos ou comprados a custo simbólico.

Se o CEMA agora quer uma Marinha de Guerra, que faça por isso. Não é a recrutar pessoal para guarnecer navios obsoletos que o vai ter, nem é a adquirir munições para armamento obsoleto que o vai conseguir. Qualquer MLU às VdG (como uma solução "barata" para anular a obsolescência do ramo), teria que incluir forçosamente 1 Mk-41 + ESSM Block II, torpedos modernizados (Mk-54), Harpoon modernizados (Block II) e substituição da peça de 100mm por uma de 76mm (nem que fossem Compact em segunda-mão). Dados os custos de uma modernização deste calibre, teria duas opções:
-encomendar fragatas novas
-comprar fragatas "semi-novas" aos italianos
-comprar fragatas em segunda-mão disponíveis no mercado, como as M holandeses e/ou as Anzac australianas.

Se a solução ideal era sempre comprar fragatas novas, esta última é boa para quem quer resolver o assunto a curto prazo. E permite até "jogar" com os números. Dependendo da ambição da MGP, a Marinha podia de ambicionar ficar com 6 fragatas (2 BD, 2 VdG modernizadas e 2 Anzac ou 4 M + 2 Anzac), podia querer manter o número de 5 fragatas (3 M + 2 Anzac).

Agora não dá é o CEMA vir falar da possibilidade participar em conflito real, e depois não tentar fazer nada para emendar a falta de capacidade de combate da Marinha.
23
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Luso em Hoje às 03:16:16 pm »
Este disse alguma coisa inteligente

Stoltenberg about the war

Citar
If Putin wins this war, if Russia wins this war, we will have to pay and spend a lot more money

*Montenegro snors*
24
Países Lusófonos / Re: São Tomé e Príncipe
« Última mensagem por Luso em Hoje às 03:11:36 pm »
(whishfull thinking) O primeiro-ministro de São Tomé, do clã Trovoada,  é um maçom, por isso há outros vetores por onde a informação passa.

 :o
Maçon? Mas afinal isso não é uma mera agremiação cultural e recreativa?
25
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 03:09:58 pm »
Tucanos contra Sukhois  :mrgreen:

Já estou a ver o filme...

"Top Gun Luso-tropical"  starring Quim Barreiros e Mónica Sintra :mrgreen:

26
Mundo / Re: Rússia
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 02:42:06 pm »
Putin substitui Shoigu porque quer Ministério da Defesa "aberto à inovação"


27
Força Aérea Brasileira / Re: Fotos e Vídeos da FAB
« Última mensagem por Vitor Santos em Hoje às 02:26:26 pm »
Campanha “Todos Unidos pelo Sul” - Auxílio da FAB às vítimas das cheias no Estado do Rio Grande do Sul
















28
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por ricardonunes em Hoje às 02:24:22 pm »
Este disse alguma coisa inteligente

Stoltenberg about the war

Citar
If Putin wins this war, if Russia wins this war, we will have to pay and spend a lot more money
29
Força Aérea Brasileira / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por Vitor Santos em Hoje às 02:15:53 pm »
FAB, Exército Brasileiro e sociedade civil transportam mais de 400 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul


Citar
Duas aeronaves KC-390 Millenium e 19 carretas do Exército Brasileiro e de empresários voluntários estão atuando na ação

Em menos de uma semana, a Campanha “Todos Unidos pelo Sul”, lançada pela Força Aérea Brasileira (FAB), arrecadou 1.500 toneladas de donativos nas Bases Aéreas de Brasília (BABR), Galeão (BAGL) e São Paulo (BASP). Para que as doações cheguem mais rapidamente a quem precisa, o Exército Brasileiro (EB) e caminhoneiros uniram-se às asas da FAB, neste sábado (11), partindo da BABR com destino à Canoas (RS).


Além do comboio, partiram da BABR duas aeronaves KC-390 Millennium, cada uma com 20 toneladas de donativos.

“Essa missão é muito importante para nós, por poder ajudar nessa situação de calamidade, em condições que tornam tudo mais difícil. O Esquadrão está 100% envolvido nessa missão e temos dado o nosso melhor em prol da nossa população”, destacou um dos pilotos da aeronave e integrante do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1° GT) – Esquadrão Gordo, Capitão Aviador Rodrigo dos Santos Roeles.



No total, 380 toneladas de mantimentos foram carregados nas 19 carretas do EB e de empresários voluntários. “A importância é muito grande. Hoje somos todos Rio Grande do Sul porque não tem quem não se comova com a situação que eles estão vivendo. Então, é muito importante essa união de todos, Força Aérea Brasileira, com os seus aviões, as outras Forças e o cidadão civil, todos empenhados nesse apoio às vitimas das enchentes no estado”, pontuou o empresário e caminhoneiro Marcos Antônio Dias.


Para acompanhar a decolagem das aeronaves e a saída dos caminhões, estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais Oficiais-Generais; Chefes, Diretores e Comandantes de Organizações Militares, entre outras autoridades civis e militares.

Próximos passos

Ainda no sábado, foi carregado o primeiro de uma série de contêineres que serão levados para o Porto Seco Centro-Oeste, sediado em Anápolis (GO), que seguirá por meio ferroviário até o Porto de Santos e, de lá, será transportado por via marítima até o Rio Grande do Sul. Cada contêiner será carregado com cerca de 27 toneladas de donativos, que foram entregues na BABR em apoio às vítimas das enchentes no RS.

Todos Unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

 :arrow: https://www.cavok.com.br/imagens-fab-exercito-brasileiro-e-sociedade-civil-transportam-mais-de-400-toneladas-de-doacoes-para-o-rs
30
Marinha do Brasil / Re: Fotos e Vídeos da MB
« Última mensagem por Vitor Santos em Hoje às 02:11:37 pm »
Operação Abrigo Pelo Mar - Auxílio da Marinha do Brasil às vítimas das cheias no Estado do Rio Grande do Sul
























Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 ... 10