Atenção, eu nunca pus em cima da mesa que tendo as Absalon, os restantes navios armados tivessem que ser Corvetas/NPOs armados. Aquilo que mencionei foi precisamente ter fragatas, como as Meko A200, que não sendo um topo de gama como as FREMM, futuras M, etc, já representam um salto relativamente às VdG. Mas isto é uma ideia assim por alto, claro que o ideal seria tudo topo de gama, como as Iver Huitfeldt, mas todos sabemos que infelizmente não deverá haver dinheiro em momento algum dos próximos 10 anos para se comprar algo deste género ou melhor. Se gostava? Gostava pois, substituir as VdG por 3 fragatas da classe das FREMM, novas M... mas será possível? Gostava de crer que sim...
Quanto ao LPD, consome menos combustível que uma fragata com sistemas de propulsão contemporâneos? Ou essa comparação é feita com as nossas actuais fragatas?
Pronto, a Nova Zelândia também tem... um mini LPD, comparado com aquilo que a Marinha quer por 300(?) milhões. Um país muito mais sujeito a catástrofes naturais, e numa zona do planeta mais instável. Se tivessem que gramar com um bisonte como o Rotterdam por 300 milhões, ambos sabemos que não teriam tal meio.
A minha questão é mais esta, justifica-se a aquisição de um meio como o LPD, correndo o risco de, para o ter, a Marinha seja obrigada a reduzir o número de fragatas? E quando falam em capacidade deste substituir as fragatas em variadas missões da Nato, que missões falamos nós?
PS: Quando falo em Absalon, não era comprar em segunda mão as originais, era construir do zero. Nem me parece que os Dinamarqueses as fossem pôr à venda tão cedo.
O AOR, é talvez o meio mais fácil de adquirir. Não tem que ter nenhum tipo de armamento específico, sonares, radares, e algumas das opções presentes em segunda mão, são bastante interessantes. Não estou familiarizado com o AOR Norueguês, qual o nome do dito, para pesquisar?
As futuras M-frigates não são navios adequados para Portugal?...
As novas M têm sido amplamente mencionadas por aqui, até como um dos projectos preferidos da malta, havendo até quem defenda a entrada da Marinha neste projecto conjunto. Infelizmente, deixamo-nos ficar para trás, como sempre. O que receio mais nestes navios é, 1- o preço que podem atingir e 2- o ano em que seriam lançados, já que as VdG não podem esperar mais 10 anos sem que nada seja feito. Outro receio meu, era dar-nos uma de NH-90 e A-400, em que abandonamos o programa a meio/perto da sua conclusão, depois de investidos vários milhões.
A perspectiva é mais esta, ou investe-se pouco e compra-se navios mais contemporâneos, que representam uma melhoria relativamente às actuais fragatas, mas que não têm tanta margem de evolução, ou vai-se atrás de um projecto de maior escala, mais caro, mas que nos garante um futuro promissor. Em parte prefiro a segunda, mas há que ser realista, sempre que fomos ambiciosos nas FA portuguesas, o programa acaba por ser cancelado e ficamos anos à espera de solução. LPD, MLU das fragatas, subst. Al3, subst Alpha Jet, subst. da G3, NPO, LFC... O que observo ao longo destes anos é que, se não for comprado de imediato, raramente as aquisições militares seguem em frente.