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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Visitante123 em Maio 20, 2024, 09:21:02 pm »
https://tvi.iol.pt/noticias/videos/uma-poderosa-arma-no-combate-ao-narcotrafico-em-alto-mar-d-joao-ii-a-nova-joia-da-marinha-portuguesa/66488e7d0cf2cd207b7c52a6

Algumas dúvidas:

O trimarãs foram apresentados como navios de patrulha costeiros (fonte: https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_593.pdf), mas na peça da TVI são apresentados como "poderosa arma ao narcotrafico em alto mar".
A Marinha no link que deixei anteriormente afirma que irão substituir "as LFR da classe Centauro, e as Lanchas de Fiscalização
Costeira (LFC) da classe Tejo". Ora, era missão desta classe o combate ao narcotrafico em alto mar? Foi engano da peça da TVI,temos um alargar de competencias para estes novos navios ou é um caso de propaganda?

Este tipo de Trimarã garante estabilidade em condições oceanicas?

Quanto ao NPO nada a dizer, o projecto já foi vastamente discutido e parece-me ok para as missões que vão realizar (exceção feita à pouca capacidade de auto-defesa).

Quanto ao D.JoãoII, se o objetivo é estar em operação em 2026, não deveria já ter iniciado a sua construção? Ou pouco mais de um ano é suficiente para a construção deste tipo de navio?

Diz na peça. Patrulham até 50 KMS da costa
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Drecas em Maio 20, 2024, 09:03:52 pm »
Acho que os Crossover até tinham a sua piada por acaso

Hopium, mas algo assim talvez seria interessante:

4-5x fragatas: 76mm + 24 - 32 Mk41 VLS com ESSM; SM-2; VL-ASROC e PAC-3 MSE? + 8x NSM + 1x CIWS + 1x C-RAM + MH-60R

2-4x Crossover: 76mm + 16 - 24 VLS + 16x NSM + 1x C-RAM + 1x C-RAM + MH-60R

MH-60R com Martlet, APKWS e Brimstone

10x NPO: 57mm + 30mm

8x LFC

2x AOR

1x D. João II

Sou um lunático total? Sim, sou  :mrgreen:
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Bubas em Maio 20, 2024, 08:11:22 pm »
Bons tempos em que essa era a ideia de GM e todos criticavam…
Está escrito e desenhado no documento que publicou em 2019.

Não existe na Marinha o poderoso loby Embraer, senão já tínhamos uma merda qualquer que eles vendessem.

Entretendo o assunto dos Crossover é falado aqui há anos, como um meio para substituir as VdG, mas com capacidade de soberania e de logística sem necessidade de escolta.
Com os mK41, pode encaixar uns ESSM ou outra arma nem que fosse anti subamarina. Tem 8 lançadores de Harpoon. Tem helicóptero embarcado, que pode ser anti submarino ou para apoio logístico. Tem peça principal do calibre que quiserem lá enfiar e mais dois pontos para canhões de tiro rápido ou até RAM.
Está á altura de apoiar os arquipélagos ou de largar meios terrestres onde houver tiver necessidade. Nomeadamente onde Portugal tem missões, como o caso da Roménia ou na Lituânia.
Mas não, os patetões fantasiosos não encaixam isso. Sonham com enxames de drones da fnac, para brincarem
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Força Aérea Brasileira / Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Última mensagem por Vitor Santos em Maio 20, 2024, 07:53:14 pm »
Gripen é testado em alta temperatura e umidade


Citar
Os recentes testes climáticos realizados em Belém e Salinópolis expuseram o Gripen a condições quentes e úmidas, com temperaturas chegando a aproximadamente 35ºC e umidade de 85% ao nível do mar.

Por aproximadamente 20 dias, a aeronave Gripen E 4100, utilizada nas campanhas de desenvolvimento e certificação no Brasil, foi novamente submetida a condições climáticas extremas. Durante as avaliações, a aeronave voou aproximadamente 12 horas em 10 missões em condições quentes e úmidas, típicas da região Norte do Brasil.

“O Gripen ficou sediado na Base Aérea de Belém, onde estava o apoio de solo e as equipes da Saab e da Embraer. Após a decolagem, a aeronave seguia em direção a uma área de ensaios sobre o mar perto de Salinópolis, a cerca de 160 km de Belém. Nós montamos uma estação de telemetria naquele local para coletar todos os dados dos voos”, explicou Dalton Leite, engenheiro da Embraer responsável pela campanha.

Os testes foram realizados para avaliar o desempenho de todos os sistemas em condições extremamente quentes e úmidas, garantindo o resfriamento adequado dos equipamentos, o conforto do piloto e o comportamento geral da aeronave quando inserida naquele ambiente.

“Apesar das condições climáticas desafiadoras e a mudança repentina da meteorologia ao longo do dia, os resultados obtidos demonstram que o Gripen pode operar sem restrições de clima de qualquer local da região norte”, disse Martin Leijonhufvud, chefe do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) da Saab.

Durante a campanha, as responsabilidades foram atribuídas à Embraer como parte do programa de transferência de tecnologia, com o objetivo de aprimorar a expertise da empresa brasileira nessa área.

“Os testes envolveram o trabalho de aproximadamente 35 pessoas, divididas entre brasileiros e suecos, e foram fundamentais para fortalecer ainda mais a parceria entre a Saab e a Embraer. Também prepararam nossos técnicos e engenheiros para realizar esse tipo de trabalho sem a mentoria da Saab”, completou Leite.

Voo transônico e radar altímetro


A campanha também incluiu testes de voo em regime transônico* e a avaliação da funcionalidade do radar altímetro.

“Os voos transônicos foram realizados para avaliar o desempenho do caça e do motor em altitudes mais baixas, permitindo que a equipe medisse o aumento do calor e das tensões estruturais na aeronave”, explicou Jakob Högberg, piloto-chefe de testes da Saab.Já o ensaio do radar altímetro tem impacto direto em vários sistemas da aeronave, incluindo o de alerta de proximidade do solo (GPWS), que é um equipamento anticolisão de precisão para voos a baixa altura.

O caça explorou as faixas de 200 metros a 500 metros de altitude sobre a floresta densa e úmida para permitir que a equipe validasse a precisão das medições do radar altímetro naquele ambiente.

Todos os ensaios realizados foram concluídos com sucesso, consolidando mais uma etapa na campanha global de desenvolvimento e certificação do Gripen E. Esses testes incluíram o transporte de uma variedade de configurações de cargas externas, como mísseis IRIS-T e Meteor, assim como tanques de combustível.

* Transônico é a faixa de transição da velocidade subsônica para a supersônica, de aproximadamente Mach 0,8 a Mach 1,2, ou 980 km/h a 1.470 km/h ao nível do mar.

 :arrow: https://www.cavok.com.br/gripen-e-testado-em-alta-temperatura-e-umidade
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por ricardonunes em Maio 20, 2024, 07:21:13 pm »
De forma séria vocês consideram que a Ucrania ainda pode vencer a guerra?
Senão, qual a melhor forma de terminar o conflito?

Nunca teve.

 A forma mais fácil é chegar a um acordo de cessar fogo, e inquirir a população sobre o que querem para o futuro .

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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Galicia em Maio 20, 2024, 07:14:45 pm »
De forma séria vocês consideram que a Ucrania ainda pode vencer a guerra?

Claro, está no bom caminho.  Basta ver o território ocupado em 2022 comparado com o actual.
Basta continuar a estourar com os ruzzos como tem feito desde o primeiro dia da invasão.

Citação de: Tendar
Russian control of Ukraine:

March 2022
- 159,000 Square Kilometers
- 61,400 Square Miles
- 26.4% of all Ukraine

March 2024
- 111,900 Square Kilometers
- 42,200 Square Miles
- 18.5 % of all Ukraine

Senão, qual a melhor forma de terminar o conflito?

Simples, retirada imediata das tropas russas do território ucraniano e indemnizar a ucrania de todos os estragos decorrentes da invasão.

Senão...  vão saindo 1000-1500 ruzzos na horizontal diariamente.  Ou saem a bem ou saem a mal.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Maio 20, 2024, 07:08:24 pm »
Os nossos F-16 não têm estruturas compatíveis com CFT, tanto PAI como PAII. Seria bom seria.

Caí na esparrela de mencionar os drogue no F-35A quando só existe no B mas pergunto-me qual seria a dificuldade de incorporar essa modificação no A?
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Bilhete de Identidade Militar (para os do QP) e Cédula Militar (para os restantes)?  :mrgreen:

Ui, o caro PereiraMarques falhava já, os restantes têm Cartão de Identificação Militar, vs o Bilhete de Identidade Militar para os QP  ;)
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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por PTWolf em Maio 20, 2024, 07:06:52 pm »
É suposto os NPO terem missões ASW?
Iniciamente os NPO não era suposto fazerem esse tipo de missão.

E a nova versão é suposto fazer?
Porque me parece que actuamente o objetivo é terem capacidades para detetar submarinos inimigos. O combate teria depois que ser feito com outros meios

Tecnicamente sim, é suposto fazer ASW, ou se quisermos, contribuir para esta missão. Da mesma forma que, um UAV com pods de lançamento de sonoboias para detectar submarinos, é um meio ASW (quando equipado com os ditos na dita missão).

Então está tudo certo, os NPO devem procurar fazer a deteção de Submarinos inimigos mas não necessariamente "caça-los". Nesse sentido não percebo as criticas à nova versão dos NPO no que se refere ao ASW. Vai fazer aquilo que é proposto: Deteção.
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por PTWolf em Maio 20, 2024, 07:00:54 pm »
De forma séria vocês consideram que a Ucrania ainda pode vencer a guerra?
Senão, qual a melhor forma de terminar o conflito?
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