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Marinha Portuguesa / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 08:08:28 pm »
Já temos mais capacidade de desembarque  :mrgreen:

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Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea 5.0
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 08:06:14 pm »
Agora quanto ao A-29N;

Antecipadamente peço a dc e CharlieJaguar que se moderem na resposta que me vão dar.
Isto para não começarmos logo a estragar este tópico novo que o Subsea7 nos proporciona...

Nos dias de hoje, um sistema com este "desenho" não pode fugir do conceito, muito na moda, de Sensor Fusion.

Para ter algo para fundir, é necessário recolher dados.
O que está mais avançado nessa área (por aquilo que sabemos...) é o F-35.
Mas dados são dados e podem ser recolhidos de diversas formas.
No ar, no mar e em terra.

E não tendo as FFAA portuguesas muitos cães (AWACS, fragatas com o sistema AEGIS mais avançado, o dito F-35...), terá, a curto e médio prazo que usar alguns gatos para recolher estes dados.

Um dos censores do F-35 que fornecem dados (geradores de "tracks") para os motores de Data Fusion é o sistema IRST. A mesma coisa com sensores IR "distribuidos" pela superfíce do aparelho e o Radar AESA.
Tudo isto gera multiplos "tracks".

Mas há outras coisas onde se pode montar sensores, que geram dados, que são fundidos para criar "tracks".

Se já não sabem do que estou a falar ----- go-to line1.
Há que caçar com gato...
E quem tem tucano caça com tucano.


dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea 5.0
« Última mensagem por Major Alvega em Hoje às 08:03:54 pm »
Amigo Subsea, qual a razão que está por detrás da "insistência" no KC-767, e não num A330 MRTT ou KC-46A? Custo inferior?

Eu comprendo-o. Eu também tenho uma "panca" pelo KC-46A. Sabendo que o A330MRTT é a referência e que não deu as "barracas" que o Pegasus fartou-se de dar.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Notícias da FAP
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 07:57:54 pm »
Como é que vai ser feito o transporte?
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Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por ricardonunes em Hoje às 07:54:01 pm »
O Ministro gosta de aparecer, agora tem que começar a gostar de mostrar trabalho feito.

Algumas coisas que ele pode resolver em pouco tempo:

F16 V "light" versus aquisição de F35 faseada;
Modernização das Fragatas Classe Vasco da Gama versus aquisição de novas Fragatas;
Aquisição de material para a GAC da BrigInt e RAAA1;
Novas versões dos Pandur;
...

Ele prefere morrer pela pátria....
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Força Aérea Brasileira / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 07:45:55 pm »
Olás.

Nas buscas em Rio Grande do Sul o SC-105 toma lugar do Hermes perdido e os AMX de reconhecimento da FAB estão fazendo voos sobre pontes e represas para avaliar risco de colapso estrutural.

https://www.cavok.com.br/aviao-sc-105-amazonas-realiza-buscas-por-vitimas-das-chuvas-no-rs

https://www.cavok.com.br/aeronaves-a-1m-realizam-mapeamento-de-estruturas-em-risco-no-rs

.
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Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por Visitante123 em Hoje às 07:33:24 pm »
IRIS-T só seria fixe com um stock de 50 mísseis (que mesmo assim é pouco)

Então o quê, uma treta turca com 8 mísseis já não tem problema???
 ::)

Portugal só pediu 7 mísseis por isso até isso era de mais.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por tenente em Hoje às 07:31:06 pm »
E depois, ao verem-nos adornados com a CRUZ de CRISTO, vão dizer que são lindos.

Qualquer coisa fica linda com a Cruz de Cristo.

Não encontro o comentário original vai aqui

Quem compra carros por serem lindos são as gajas
Eu até pensei que os tucanitos vinham com as cores e o ovo estrelado no centro
Ora viva!

Perdoem-me por continuar a alimentar o off-topic mas se o critério de compra principal fosse simplesmente a beleza da aeronave, há uma opção que cumpre melhor esse requisito (e não só esse)...



E acho que não vale a pena voltar a mencionar todas as qualidade do PC-21 e a sua clara superioridade em relação ao A-29A/B/N, visto estas já terem sido múltiplas vezes referidas neste fórum. Mas pelos vistos, vamos enveredar pelo caminho do Super Tucano por causa da palhaçada do critério CAS, o que é um grandessíssimo tiro no pé por parte da choldra que nos governa...

Cumprimentos

Nem mais, a choldra completa-se com os de aquém e os de além Mar !!

Só acrescento mais um ponto, e desculpem-me, os " Embraerófilos ", a favor do PC21, o seu custo ser menor que o do A29, mas pelo que se tem notado ultimamente, quanto mais caro melhor, pois é possível " ajudar os amigalhaços " que posteriormente pagarão o favorzito de modo adequado.

Abraços
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Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 07:28:17 pm »
IRIS-T só seria fixe com um stock de 50 mísseis (que mesmo assim é pouco)

Então o quê, uma treta turca com 8 mísseis já não tem problema???
 ::)
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Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea 5.0
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 07:26:17 pm »
Boa tarde,

Dão-me licença de participar?
Obrigado.

Falando em Comando e Controlo, existia um sistema de seu nome SiCCA3.
Sistema Integrado de Comando e Controlo de Artilharia Anti Aérea.

Nos primeiros dois concursos (recentes - anulados) para AAA VSHORAD era exigido que a empresa vencedora do concurso garantisse a integração do seu sistema com o SiCCA3.

No concurso que está agora a decorrer (já foram entregues as propostas), esse requisito foi retirado.

Sendo este uma componente importante do futuro sistema integrado aqui apresentado, alguém sabe se o SiCCA3 ainda existe?
Será um caso de dinheiro deitado fora?
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