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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por mafets em Maio 20, 2024, 03:42:46 pm »
É o light and fast da buraca. Com motos desportivas civis...  :mrgreen: :rir:

https://www.ural.cc/?lang=en



Saudações  :mrgreen:

P.S. Em breve numa marinha perto de si pelo picas "revolution" (mais light and fast é impossível).   :mrgreen:

https://sellmamask.pics/product_details/43088326.html





P.S. 2- "Civil, light and fast", next... :mrgreen:



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Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por goncalobmartins em Maio 20, 2024, 03:41:17 pm »
Estou numa reunião e não consigo fotografar... Mas anda um C-130J Super Hercules do Kuwait a sobrevoar Lisboa.
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Bilhete de Identidade Militar (para os do QP) e Cédula Militar (para os restantes)?  :mrgreen:
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Maio 20, 2024, 03:36:57 pm »
Citar
TEKEVER

We were honoured to take part in Portuguese Navy Day, commemorating the 526th anniversary of Vasco da Gama's arrival in India on May 20, 1498. It was a pleasure to host Admiral Henrique Gouveia e Melo, Chief of the Naval Staff, and President of the Municipal Chamber of Aveiro, José Ribau Esteves, while introducing our newest project - the #TEKEVER ARX, a UAV capable of deploying a drone swarm. Learn more at www.tekever.com


https://www.facebook.com/tekever/posts/pfbid0q69dDW6gNmFn3F1iP1nNasjSzFhMbcWjNpW8MuKKD1aSv8JHjd6wJRt9cqQdbDq4l
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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por Pescador em Maio 20, 2024, 03:25:27 pm »
Vergonhoso. Patético, bonecada

Com dimensão semelhante compravam moto 4 ou moto 6 e faziam muito mais e com imensamente mais capacidade TT
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Pescador em Maio 20, 2024, 03:23:56 pm »
É patético, mas alguns gostam.
O reapetrechamento da marinha de brincar
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Fil53 em Maio 20, 2024, 03:10:20 pm »

E no meio temos o caracol.

A velocidade do caracol é de 4.8m por hora.
Mesmo considerando que o caracol dorme 12 horas por dia, e utiliza o resto do tempo para descansar, ainda assim, desde que a guerra começou, o dito já percorreu cerca de 500km.

Eu pergunto-me o que se passará, para que um exército tão poderoso, apoiado por tanta gente, com recursos inesgotáveis, como diz o Agostinho Kostov, que recebe armas aos milhões da Coreia do Norte e que tem as suas fábricas intactas, com tantos milhares de gloriosos soldados, vindos de todo o mundo para ajudar a gloriosa mãe russia, ainda assim, conseguem ser dez vezes mais lentos que meio caracol...  :mrgreen:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :G-beer2:
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por dc em Maio 20, 2024, 03:09:37 pm »
Como é "combater o narcotráfico" deixam passar. Pior é se optam por não combater, mas sim facilitar, recorrendo aos drones do PNM para fazer entregas do "material" aos clientes em terra.  :mrgreen:

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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por dc em Maio 20, 2024, 03:05:56 pm »
Lembram-se de eu ter mencionado motas  com sidecar? :mrgreen:



https://twitter.com/Defence360/status/1792230514071310413

Mais um conceito holistico e disruptivo

Mas não é um sidecar qualquer, atenção.  c56x1 :mrgreen:

Citar
Moto com "sidecar", Ural Cross, armada com metralhadora MG 3, calibre 7.62×51mm NATO, parte de uma coluna motorizada em configuração táctica ("Light and Fast") do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa. Esta coluna, comandada pelo Aspirante-Fuzileiro João Francisco Pinto Freitas, desfila aqui em parada no decurso das comemorações do Dia da Marinha, no Cais da Fonte Nova, em Aveiro, a 19 de Maio de 2024.

Produzida desde 2009 e com 2 gerações posteriores,  a Ural Cross, desenvolvida pelo distribuidor Europeu da marca, a austríaca URAL Motorcycles GmbH, com base em requisitos de maior flexibilidade de uso em campo e para a prática desportiva em contexto competitivo, é uma moto com "sidecar", em tipologia de todo-o-terreno ("cross"), com motor de 2 cilindros a 4 tempos, de 745 centímetros cúbicos, com 40 hp às 5 500 rotações por minuto.

Tem 2,58 metros de comprimento, 1,7 metros de largura e 1,1 metros de altura. Conta com placa de protecção de motor, "jerry can", caixa de transporte e pneu sobresselente. A "side car" pode ser usada "per se", sem passageiro, como auxiliar de transporte de material. A mesma conta com suportes de apoio (fixos e móveis) para o passageiro - em linha com o uso em termos tácticos e de condução mais agressiva. Com um peso base de 346 kg (e um máximo de 635 kg), pode rebocar uma massa de 173 kg  (existindo opcional de reboque, com 1 eixo rodado, do fabricante) e tem uma autonomia em redor dos 400 km e alcança uma velocidade máxima de 105 km/h. .

Estabelecida em 1941 na União Soviética, a Ural é detida na integra, desde 2000, por uma sociedade norte-americana de Redmond, Washington, que a adquiriu após falência, tendo Ilya Khait como director-geral e co-proprietário. A produção está, desde Julho de 2022, assente em Petropavlovsk, no Cazaquistão.

https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/05/moto-de-todo-o-terreno-com-sidecar-em.html

O único contexto em que me parece ser "útil" esse tipo de meio, é em patrulhas dentro das unidades, sobretudo as de maior dimensão tipo Santa Margarida ou uma Base Aérea, e em que não se justifique andar com uma viatura maior para "fazer rondas" e "verificar as vedações", e mesmo nestes casos, existem ATVs que podem fazer o trabalho.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por dc em Maio 20, 2024, 02:55:33 pm »
... seriam capazes de abastecer em voo os A-7P.

Vê lá se não se lembram de reactivar os A-7P.  :mrgreen:

O M-346FA e o FA-50 podem reabastecer com P&D, se o cliente optar por isso. Não sei se as versões M-346FT e TA-50 (mais adequadas para nós como aeronaves de treino) têm essa opção. Os F-16 no máximo só se recebessem os tais CFTs CARTS com Probe, mas nem sei em que estado de desenvolvimento estão. Os F-35 só se a LM colocasse a opção de modificar os "nossos" F-35A com o probe do B e C, o que certamente teria os seus custos.

Edit: Ou o futuro passará por isto?

https://www.l3harris.com/newsroom/press-release/2022/09/l3harris-and-embraer-develop-new-agile-tanker-kc-390-support-air

Essa versão para já é apenas um conceito, que vai ter que se esperar para ver se funciona, como funciona, e se será adquirida pela USAF. Se a USAF não a escolher, não vai ser Portugal a financiar os custos de produção de uma nova variante, mais as certificações, e tudo o resto.

Existiriam também dúvidas se os actuais KC-390 poderiam sequer ser modificados posteriormente para essa variante, e os custos de tal modificação. Isto provavelmente obrigava a que se adquirissem mais KC-390 nessa variante, e sabendo que um KC-390 a seco custa uns 110 milhões de euros, uma versão com Flying Boom, facilmente custará 130-150 milhões. Por este preço, tens um reabastecedor inferior em tudo quando comparado com um MRTT por exemplo, enquanto que este não seria muito mais caro.
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