KC-390 na FAP

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3480 em: Abril 04, 2024, 10:28:42 am »
Pai e filho ontem em Tancos. :mrgreen:



Uma imagem que reflete bem as ambições de dois países voltados de costas um para o outro

Excelente Foto CG.
Só pelo comprimento das duas fuselagens revela bem a enorme diferença em termos de capacidade de transporte entre ambas.

E ainda há uns especialistas iluminados que comparam as duas como se em termos de transporte e raio se acção fossem comparáveis.

Teria sido a escolha correcta para um Pais que cada vez investe menos nas suas FFAA, e quando investe em termos de numero de aeronaves é, às mijinhas !!

Posso-me enganar mas as dimensões internas do compartimento de carga do Atlas, devem ser superiores às dimensões exteriores da fuselagem do 390, excluindo a deriva, claro.  :mrgreen:

Grande Abraço
« Última modificação: Abril 04, 2024, 10:34:52 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3481 em: Abril 04, 2024, 11:35:09 am »
Excelente Foto CG.
Só pelo comprimento das duas fuselagens revela bem a enorme diferença em termos de capacidade de transporte entre ambas.

E ainda há uns especialistas iluminados que comparam as duas como se em termos de transporte e raio se acção fossem comparáveis.

Teria sido a escolha correcta para um Pais que cada vez investe menos nas suas FFAA, e quando investe em termos de numero de aeronaves é, às mijinhas !!

Posso-me enganar mas as dimensões internas do compartimento de carga do Atlas, devem ser superiores às dimensões exteriores da fuselagem do 390, excluindo a deriva, claro.  :mrgreen:

Grande Abraço

Atenção que há aqui em jogo uma certa ilusão de óptica, isto porque as aeronaves se encontram em placas diferentes. Nem o KáCê é tão pequeno, nem o Atlas tão grande. ;)





Já que a decisão recaiu na compra do Millennium como substituto do C-130H, a minha opinião é a de que chegavam perfeitamente 4 aeronaves, desde que complementadas por 2 ou 3 A400M. No entanto parece que a hipótese de podermos ter o cargueiro estratégico da Airbus na FAP é agora muito remota, o que é pena e de vistas curtas pois colmataria a falha claramente existente no transporte aéreo militar.

Podem até querer vender mil vezes o KC-390 como um avião de transporte estratégico, mas isso ele não é, nem tão pouco foi concebido para o ser. E assim o transporte estratégico intercontinental continuará a ser uma pecha nas nossas capacidades, algo que só a nós nos importa claro. ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Mentat

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3482 em: Abril 04, 2024, 11:58:27 am »
Já que a decisão recaiu na compra do Millennium como substituto do C-130H, a minha opinião é a de que chegavam perfeitamente 4 aeronaves, desde que complementadas por 2 ou 3 A400M. No entanto parece que a hipótese de podermos ter o cargueiro estratégico da Airbus na FAP é agora muito remota, o que é pena e de vistas curtas pois colmataria a falha claramente existente no transporte aéreo militar.

Podem até querer vender mil vezes o KC-390 como um avião de transporte estratégico, mas isso ele não é, nem tão pouco foi concebido para o ser. E assim o transporte estratégico intercontinental continuará a ser uma pecha nas nossas capacidades, algo que só a nós nos importa claro. ::)

O Kacete transporta até 26t. O A400 transporta até 37t.
As nossas Pandur II pesam cerca de 22t. Os Leopard2 A6 cerca de 62t.

Qual seria a vantagem de transporte estratégico internacional que o A400 traria que KC-390 não confere?
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3483 em: Abril 04, 2024, 12:06:10 pm »
O Kacete transporta até 26t. O A400 transporta até 37t.
As nossas Pandur II pesam cerca de 22t. Os Leopard2 A6 cerca de 62t.

Qual seria a vantagem de transporte estratégico internacional que o A400 traria que KC-390 não confere?

Maior capacidade e volume de carga, e maior alcance.




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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3484 em: Abril 04, 2024, 01:21:53 pm »
Já que a decisão recaiu na compra do Millennium como substituto do C-130H, a minha opinião é a de que chegavam perfeitamente 4 aeronaves, desde que complementadas por 2 ou 3 A400M. No entanto parece que a hipótese de podermos ter o cargueiro estratégico da Airbus na FAP é agora muito remota, o que é pena e de vistas curtas pois colmataria a falha claramente existente no transporte aéreo militar.

Podem até querer vender mil vezes o KC-390 como um avião de transporte estratégico, mas isso ele não é, nem tão pouco foi concebido para o ser. E assim o transporte estratégico intercontinental continuará a ser uma pecha nas nossas capacidades, algo que só a nós nos importa claro. ::)

O Kacete transporta até 26t. O A400 transporta até 37t.
As nossas Pandur II pesam cerca de 22t. Os Leopard2 A6 cerca de 62t.

Qual seria a vantagem de transporte estratégico internacional que o A400 traria que KC-390 não confere?

Leopard nenhum desses consegue transportar, teria que ser um C-17 ou um Antonov, por isso estão iguais.

Em relação ao exemplo do Pandur é a distância que ambos conseguem percorrer com essa carga.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3485 em: Abril 04, 2024, 02:01:39 pm »
O problema da capacidade de transporte estratégico seria facilmente resolvido se fizéssemos parte do consórcio SAC da NATO. Tal como já fazemos parte do MSSC (sealift).

Para termos uma aeronave maior, faz muito mais sentido do ponto de vista táctico e estratégico comprar 1 ou 2 MRTT, que além de maior capacidade de carga, permitem reabastecer no ar qualquer aeronave de asa fixa que tenhamos ou venhamos a ter, com especial destaque para os actuais F-16 e hipotéticos F-35. A compra de um único MRTT, já nos permitia entrar no consórcio MMF.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3486 em: Abril 04, 2024, 02:36:22 pm »
O problema da capacidade de transporte estratégico seria facilmente resolvido se fizéssemos parte do consórcio SAC da NATO. Tal como já fazemos parte do MSSC (sealift).

Para termos uma aeronave maior, faz muito mais sentido do ponto de vista táctico e estratégico comprar 1 ou 2 MRTT, que além de maior capacidade de carga, permitem reabastecer no ar qualquer aeronave de asa fixa que tenhamos ou venhamos a ter, com especial destaque para os actuais F-16 e hipotéticos F-35. A compra de um único MRTT, já nos permitia entrar no consórcio MMF.

Perfeita e totalmente de acordo. O problema está em que supostamente, repito, supostamente teríamos mais facilidade em adquirir 2 a 3 A400M excedentários, do que um único A330 MRTT. Para nós, mantendo-se inalterados os moldes atuais (aquisição de 5 ou 6 KC-390), o mais lógico sem dúvida seria entrarmos no programa MMU.

Como o discurso positivo e cheio de esperança da AD deu uma volta de 180º desde que venceram as eleições legislativas à tangente (onde é que eu já vi isto), o mais provável é ficarmos com os 5 Millennium e pouco mais.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3487 em: Abril 04, 2024, 03:07:18 pm »
Não tenho dúvidas disso, até porque um MRTT, completamente equipado, é mais caro. Mesmo assim, o MRTT "dá-nos" mais, principalmente quando a sua utilidade não se limita ao transporta, tendo também uma capacidade de expandir e muito o raio de acção dos nossos caças, tendo um peso directo na nossa capacidade estratégica e de dissuasão.

Ir para o 6º KC, seria um erro tremendo.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3488 em: Abril 04, 2024, 03:38:36 pm »
Já que a decisão recaiu na compra do Millennium como substituto do C-130H, a minha opinião é a de que chegavam perfeitamente 4 aeronaves, desde que complementadas por 2 ou 3 A400M. No entanto parece que a hipótese de podermos ter o cargueiro estratégico da Airbus na FAP é agora muito remota, o que é pena e de vistas curtas pois colmataria a falha claramente existente no transporte aéreo militar.

Podem até querer vender mil vezes o KC-390 como um avião de transporte estratégico, mas isso ele não é, nem tão pouco foi concebido para o ser. E assim o transporte estratégico intercontinental continuará a ser uma pecha nas nossas capacidades, algo que só a nós nos importa claro. ::)

O Kacete transporta até 26t. O A400 transporta até 37t.
As nossas Pandur II pesam cerca de 22t. Os Leopard2 A6 cerca de 62t.

Qual seria a vantagem de transporte estratégico internacional que o A400 traria que KC-390 não confere?

Simples:
O KC transporta uma Pandur, o A400 duas(dobro). 4 KC transportam 4 e, 4 A400 transportam 8
(As Pandur pesam 18 toneladas, só a que tem torre com canhão de 30mm é que pesa 22)

O A400 pode transportar uma Pandur de 22 toneladas e uma Vantac, ainda longe do limite de peso. O KC nem o faz

O KC não transporta nenhuma peça artilharia auto propulsionada de 8x8,, só a 6x6. O A 400, transporta a 8x8 e muita munição
O KC não transporta nenhum futuro veiculo que venha substituir o M133. o A 400 transporta

E muito mais. Nomeadamente a questão de "carga vs distancia", que no A400 com carga semelhante faz muito maior distancia 
« Última modificação: Abril 04, 2024, 03:45:47 pm por Pescador »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3489 em: Abril 04, 2024, 04:57:56 pm »
Quando chegar a altura de retrair as forças da RCA vamos simplesmente contratar o frete fica mais barato e diria que algumas até virão via maritima via Camarões.

Um abraço
Raphael
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CruzSilva

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3490 em: Abril 04, 2024, 07:12:21 pm »
Excelente Foto CG.
Só pelo comprimento das duas fuselagens revela bem a enorme diferença em termos de capacidade de transporte entre ambas.

E ainda há uns especialistas iluminados que comparam as duas como se em termos de transporte e raio se acção fossem comparáveis.

Teria sido a escolha correcta para um Pais que cada vez investe menos nas suas FFAA, e quando investe em termos de numero de aeronaves é, às mijinhas !!

Posso-me enganar mas as dimensões internas do compartimento de carga do Atlas, devem ser superiores às dimensões exteriores da fuselagem do 390, excluindo a deriva, claro.  :mrgreen:

Grande Abraço

Atenção que há aqui em jogo uma certa ilusão de óptica, isto porque as aeronaves se encontram em placas diferentes. Nem o KáCê é tão pequeno, nem o Atlas tão grande. ;)





Já que a decisão recaiu na compra do Millennium como substituto do C-130H, a minha opinião é a de que chegavam perfeitamente 4 aeronaves, desde que complementadas por 2 ou 3 A400M. No entanto parece que a hipótese de podermos ter o cargueiro estratégico da Airbus na FAP é agora muito remota, o que é pena e de vistas curtas pois colmataria a falha claramente existente no transporte aéreo militar.

Podem até querer vender mil vezes o KC-390 como um avião de transporte estratégico, mas isso ele não é, nem tão pouco foi concebido para o ser. E assim o transporte estratégico intercontinental continuará a ser uma pecha nas nossas capacidades, algo que só a nós nos importa claro. ::)
O mais triste nesta estória toda são estes neo-nacionalistas que nos querem em desventuras africanas para garantirmos recursos naturais e outros "bens geopolíticos" (sejam lá eles o que forem). Com a aquisição do KC-390 assegurámos que para lá voltarmos, só mesmo por água ou pedinchando a países para fazermos escala.  :mrgreen:
« Última modificação: Abril 04, 2024, 10:26:07 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3491 em: Abril 04, 2024, 09:08:37 pm »
Pai e filho ontem em Tancos. :mrgreen:



Sei já o que vão dizer: '...mas não é o da FAP, está fora do tópico etc, etc, etc...' mas é uma boa imagem para comparar, desde outra perspectiva, dia desses em Minneapolis, já nem parece-me tão miúdo:



sds!

 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3492 em: Abril 05, 2024, 06:36:25 am »
Tenham calma

Não se enervem  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3493 em: Abril 05, 2024, 08:21:06 am »
O ká-cê é o da direita, não é?
Talent de ne rien faire
 
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raphael

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3494 em: Abril 05, 2024, 09:13:42 am »
Já estou como o outro, enervem-se à vontade, expludam, rebentem com a discussão nos tópicos todos se sentem realizados assim! Eu pessoalmente penso que fazer desporto acaba por fazer melhor à saúde.

Porque por muito eloquentes que sejam, por muito que usem fotos com diferentes ângulos, por muito que reduzam o KC390 a nada e ampliem o A400M...

Ninguém vai abdicar do KC390 que temos em processo de receção em Portugal.

E se estão criadas as condições para uma manutenção dos C-130H modernizados a nível de aniónicos em conjunto com KC390, ninguém vai introduzir outra aeronave de carga na equação.

O bom do fórum é as diferenças de opinião e jogar argumentos e ter a noção que quem decide se está positivamente a marimbar para isso, por muito válidos que possam ser os argumentos.
Um abraço
Raphael
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