Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Imigração em Portugal
« Última mensagem por HSMW em Hoje às 01:13:54 am »


Do programa eleitoral do PS. Página 182.

https://ps.pt/wp-content/uploads/2025/04/programa-eleitoral.pdf
2
Indústrias de Defesa / Re: Indústria de Defesa do Brasil
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 12:32:27 am »
Serão incorporados aos SABER.

Criptocomputador da Kryptus ganha designação PED e será incorporado ao novo radar de defesa da Embraer



https://www.defesaaereanaval.com.br/defesa/criptocomputador-da-kryptus-ganha-designacao-ped-e-sera-incorporado-ao-novo-radar-de-defesa-da-embraer

Sds
3
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por LM em Hoje às 12:02:01 am »
Esquecendo - por agora - o F-35... quanto custam uns "Eurofighter Typhoon" usados? Tranche 2 ou Tranche 3 1)? Porque abdicar do V para os F-16 (PA I)... ou estão mesmo uma "desgraça" estruturalmente ou vão para a Ucrânia (e quem paga? Alguém pagou aos Holandeses ou Dinamarqueses? Há precedentes?). Sendo que não é "apenas" pagar os aparelhos, o "know-how" que tem de ser substituído custa dinheiro e tempo.

1) Sendo que há ainda bastantes Tranche 1 na "União Europeia" e com o F-35 podemos ter que poupar e... a Itália tem 27 (que vão ser substituídos por Tranche 4 encomendados), Espanha tem 17 e a Alemanha 33; claro que há vários "blocks" nessa "tranche", mas disso já não percebo nada. 
4
Portugal / Re: Eleições Legislativas 2025 - Defesa
« Última mensagem por Kalil em Abril 23, 2025, 11:45:57 pm »
E depois apareceu esta senhora e mudou muita coisa!!!



O PIB per capita nominal do Reino Unido cresceu de cerca de 4. 910€ em 1979 para aproximadamente 14.116€ em 1990, acima do que os dois países que mencionou conseguiram. Para além disso o longo governo que ela teve, deu ao RU a estabilidade politica que faltou tanto à França como (especialmente) à Itália.

O Liberalismo funciona!!!  c56x1

Nesse mesmo período temporal, o PIB per capita em Portugal teve um crescimento igual ou superior ao do UK.
Terá sido o liberalismo pós-revolucionário português a funcionar? Não me parece.

E Portugal nunca teve um campo petrolífero a produzir 400 mil barris por dia, como o de Brent no Mar do Norte, durante os anos 80.

5
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Subsea7 em Abril 23, 2025, 11:30:48 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps

Caro Subsea7,

Não leve a mal. Mas é algo demasiado otimista, na lógica do "há petróleo no beato".

Cumprimentos

Há petroleo no Rearm Europe, sendo que a fábrica dos Typhoon, se não receber mais encomendas, fecha em 2030...
Estamos a falar de Typhoon novos? Epá, isso é caríssimo… pensei que estávamos a falar de  Tranche 2 usados alemães ou espanhóis…

Pode acontecer, é recebermos Typhoons usados, e quem os ceder, encomenda novos de fábrica...
Acho mais provável isso acontecer, como solução stop gap… depois mais tarde logo se vê o que substitui  esses aparelhos… eu quase que apostava numa segunda tranche de 6-10 F-35 e palettes de drones…

O número total de F-35, poderá variar entre os 16 (encomenda inicial) e 32 a 35, encomenda total, depois da solução stop-gap, sendo estes geração 5.5+.
6
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Abril 23, 2025, 11:15:27 pm »
Eu disse o quê?

Isto :

Russia snatches men from gyms in Putin’s new conscription drive
Kremlin conducts raids across country in ‘overtly aggressive’ bid to enlist more recruits for war in Ukraine

Não fui eu, foi quem fez a noticia, mas não encontro aí algo falso, já que eles estão a fazer isso para caçar pessoal para a guerra, certo?!

Não ,isso é o que diz o "Telegraph", no titulo, não é o que eles dizem depois ! É normal que um país verifique em tempo de guerra o estado militar dos seus cidadões !

Mais uma vez repito, que na Ucrania só estão a combater militares profissionais e voluntários russos , nada de conscritos  !

É verdade, por exemplo em Portugal o meu pai lembra-se da Pide a fazer rusgas nos treinos de Futebol à procura de pessoal. Ah mas isso não acontecia pois não?! Já sei, quando os americas estavam a lutar em duas frentes iam buscar pessoal à força dos bairros sociais. Ah mas isso não acontecia pois não?!

7
Mundo / Re: Brexit
« Última mensagem por miguelbud em Abril 23, 2025, 11:03:53 pm »
Nao directamente relacionado com o Brexit, mas o Reino Unido está á beira de perder a capacidade de fazer aço.

Uma das siderugias que era detida pela Tata fechou em Julho de 2024 e a outra detida pelos chineses da Jingye esteve quase a fechar até o governo temas conta das operaçoes. Uma potencial nacionalizaçao está em cima da mesa.
8
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por Viajante em Abril 23, 2025, 11:03:45 pm »
O estado aceitou os verdadeiros números, investia 0.8% e vão aumentar para 1.5% este ano e 2% no próximo ano.

Exactamente!

https://observador.pt/2025/04/23/governo-pede-a-bruxelas-que-aumento-de-investimentos-na-defesa-nao-seja-tido-em-conta-nas-regras-europeias-ps-foi-ouvido-sobre-decisao/

Só este ano o Orçamento de Defesa vai duplicar!!!!!  :o
Portugal duplicar o Orçamento de Defesa só este ano!!!!!! Inédito!
9
Espanha / Re: Notícias Geopolíticas da Espanha
« Última mensagem por Viajante em Abril 23, 2025, 10:54:44 pm »
Espanha compra 15 milhões de balas a Israel e abre “maior crise” na coligação de Governo





O Governo de Espanha comprou 15,3 milhões de balas a uma empresa de Israel e vive “a maior crise” da legislatura por causa dessa decisão, disse hoje um dos partidos da plataforma Somar, que integra a coligação governamental.

“A Esquerda Unida não vai tolerar que nenhuma verba financie um Estado genocida. Não é suficiente pedir explicações. (…) O PSOE [Partido Socialista] abriu a maior crise desde que formámos o Governo em 2023”, disse o líder da Esquerda Unida (IU, na sigla em espanhola), Antonio Maíllo, em declarações a jornalistas em Valladolid.

Também o líder parlamentar da IU, Enrique Santiago, admitiu a possibilidade de o Somar sair total ou parcialmente do Governo e defendeu a demissão de dois ministros socialistas, a da Defesa, Margarita Robles, e o da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska, que autorizou o contrato de compra de balas a Israel, no valor de 6,6 milhões de euros, destinadas a serem usadas pela força policial Guarda Civil.

Para os dirigentes da IU, esta compra de munições, contrariando um compromisso público do Governo, soma-se ao anúncio de terça-feira do primeiro-ministro, Pedro Sánchez, de que Espanha aumentará os gastos com defesa até 2% do Produto Interno Bruto (PIB) já este ano, algo de que o Somar também discorda.

Enrique Santiago acusou o PSOE de estar a entrar numa “dinâmica muito perigosa” ao impor decisões “de maneira unilateral e sistematicamente” no seio do Governo em matéria de segurança e defesa.

“É uma situação muito grave”, afirmou o dirigente da IU, numa conferência de imprensa em Madrid.

O Somar tem cinco ministros no Governo liderado pelo socialista Pedro Sánchez. A IU, em concreto, tem uma ministra, Sira Rego, que tem a pasta da Juventude e Infância e é filha de pai palestiniano.

Sira Rego enviou hoje uma carta ao ministro da Administração Interna a pedir que seja cancelada a compra das balas a uma empresa isabelita, num texto em que considera “de uma gravidade extrema” que se tenha concretizado este contrato “sem qualquer tipo de explicação em público ou no seio do Governo”.

A dirigente do Somar com maior protagonismo e peso no Governo é Yolanda Díaz, ministra do Trabalho e uma das vice-presidentes de Pedro Sánchez, que hoje não falou em crise na coligação ou na possibilidade de abandonar o cargo, mas considerou estar em causa uma “violação flagrante dos acordos” assumidos no seio do Governo e pediu explicações ao colega da Administração Interna, assim como um recuo na compra das balas a Israel.

O Ministério da Administração Interna confirmou hoje que avançou com a aquisição de 15,3 milhões de balas a uma empresa de Israel, apesar do embargo de compra de armas a este país anunciado pelo Governo espanhol, por causa da guerra em Gaza, e de em outubro de 2024 o executivo ter garantido que ia cancelar este contrato em concreto, depois de ter sido noticiado que a Guarda Civil tinha adjudicado a aquisição a uma empresa israelita.

Segundo fontes oficiais do ministério citadas hoje por vários meios de comunicação social espanhóis, o Governo tentou cancelar a adjudicação, mas acabou por avançar com a compra seguindo um parecer da Advocacia Geral do Estado, um órgão que, em Espanha, está integrado na estrutura do Governo e que noutros países, como Portugal, está dentro das competências do Ministério Público.

A Advocacia do Estado recomendou que não fosse rescindido o contrato atendendo ao custo que teria por causa da “fase adiantada” de operacionalização em que já estava.

A adjudicação final do contrato foi publicada oficialmente na sexta-feira passada, feriado nacional, noticiou hoje a rádio Cadena SER.

Antes de a Cadena SER ter divulgado a notícia da compra de balas a Israel, Yolanda Díaz garantiu, numa entrevista à televisão pública espanhola (RTVE) hoje de manhã, que a coligação de Governo “goza de muito boa saúde”, apesar das discrepâncias em matéria de gastos com a defesa.

Yolanda Díaz reiterou que o Somar defende um novo modelo de defesa e segurança europeias, o que não é sinónimo de “somar orçamentos” nacionais, sublinhando que os países da União Europeia no conjunto já têm orçamentos destinados à defesa que são três vezes os da Rússia.

“O Governo de coligação progressista goza de muito boa saúde, vamos concluir a legislatura”, garantiu a dirigente do Somar.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/espanha-compra-15-milhoes-de-balas-a-israel-e-abre-maior-crise-na-coligacao-de-governo/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

 :mrgreen:
Coligações anti-Defesa dá nisto!
10
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Subsea7 em Abril 23, 2025, 10:48:30 pm »

O mais interessante disto é que, pelas declarações do CEMFA, ele parece desconhecer este plano.
Não é?

Quem estará a cozinhar esta mistura de caças?

Mistério.

Não queres mistura, então é só F-35 ?  8)
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10