Indonésio sobrevive a dois tsunamis
O indonésio Zahrul Fuadi sobreviveu a dois tsunamis, um na sua terra natal, em Aceh, e outro na sexta-feira em Sendai, no Japão. O homem, de 39 anos, encontra-se entre os indonésios evacuados de Sendai, uma das zonas mais afectadas pelo gigantesco tsunami de sexta-feira.
«Sinto como se a minha família e eu tenhamos sido perseguidos por tsunamis de Aceh ao Japão», disse Zahrul, citado pelo site noticioso Kompas.com.
Quanto o tsunami atingiu Aceh a 26 de Dezembro de 2004, Zahrul e a sua família tiveram as sua vidas poupadas. «Depois do tremor de terra fugimos de mota o mais depressa possível e conseguimos», contou, acrescentando que a sua casa na aldeia de Simpang Mesr, em Banda Aceh, ficou completamente destruída.
Zahrul, um professor de engenharia na universidade de Syah Kuala University, e a sua família mudaram-se para Sendai no ano seguinte, depois de ter recebido uma bolsa para concluir um doutoramento ma Universidade de Tóquio.
«Vivi aqui durante seis anos e tinha planeado regressar a Aceh, mas como o destino quis, tive que enfrentar mais um gigantesco tremor de terra antes de regressar a casa», disse.
Quando o sismo de magnitude 9 abalou a costa nordeste do Japão, Zahrul estava a meio de uma apresentação no campus de Sendai.
«O abalo foi tão forte que toda a gente se escondeu debaixo das secretárias. Como continuou por mais de dois minutos, tive a certeza que o pior estava ainda para vir», contou.
«O tremor foi tão forte e parecido com o de Aceh que pensei eu um tsunami estava a caminho», continuou.
Zahrul e a sua família foram poupados proque o campus se situa a 15 quilómetros da costa, numa zona alta.
Apesar do que aconteceu, «eu e a minha família temos tanto a agradecer a Deus! Sobrevivemos a dois dos maiores desastres naturais da História», disse.
Lusa