Papatango será que as contas simples dos americano são iguais por exemplo no que diz respeito aos nossos vizinhos
Você conhece o que os americanos dizem dos espanhóis nos documentos diplomáticos da embaixada americana em MAdrid ?
Eu não.
Não há volta a dar à coisa.
Os americanos pensam da maneira que pensam e a maneira de pensar deles está expressa nos documentos divulgados.
A realidade é que o que os americanos pensam não é muito diferente do que pensam os outros.
Portugal precisa de um numero mínimo de sistemas de armas para se defender. O problema é que presentemente os americanos consideram que nós estamos dentro da área de influência deles, pelo que até que isso mude, ninguém vai atacar Portugal se isso puder colocar em causa os interesses dos americanos.
É claro que nós queremos ter uma defesa autónoma, o que acontece é que os americanos acham que nós apenas podemos oferecer uma resistência simbólica ou quixotesca, pelo que acabaríamos sempre sendo derrotados.
Logo, para eles faz muito mais sentido poupar dinheiro e ser mais racional.
Portugal continua sem ter capacidade para enviar tropas ou sequer apoio humanitário para as ilhas em caso de necessidade, mas tem capacidade em teoria para afundar até porta-aviões.
As cinco fragatas da marinha são relativamente modernas, mas o país continua a utilizar patrulhas da classe Cacine, ao mesmo tempo que reclama o controlo de uma gigantesca ZEE.
Eu não estou necessariamente de acordo com o que os americanos dizem.
Tento no entanto, perceber que tipo de linha de raciocínio eles seguiram para chegar às conclusões a que chegaram.
Isso é útil, para tentar perceber o que os americanos pensam, mesmo quando não há Wikileaks.