Ora esta é a minha ideia, mas gostava que a modificassem ou melhorasem, ou então apresentar outra ideia. Não sou nenhum génio, há coisas que não compreendo e conceitos que ainda desconheço.
Por isso Lusithanian faça um favor a todos os membros do Fórum, se não percebe de economia ESTEJA CALADO E NÂO DIGA DISPARATES .
Entendo que esteja desempregado, mas se eu próprio afirmei não perceber muito de economia, acho que será desnecessário esse tipo de sermão.
Quanto á ideia, é claro que não era em plena crise que isso iria acontecer. Era só se atingissemos uma economia estável. Dái dizer, os valores estipulados seriam de acordo com o estado da economia.
Quanto aos salários elevados, normalmente são pagos apenas por empresas que os podem pagar..... Dou-lhe um exemplo, o que afecta a economia que o Presidente da PT em vez de ganhar 10 000€ passe a ganhar 5 000€??? Nada, tirando óbviamente que o Estado passa a arrecadar menos impostos . A generalidade dos patrões e empresários portugueses não levam para casa 10 mil nem 3 mil, se levarem 1 500 ao final do mês já vão com sorte.
Diz-me uma coisa...vou ser sincero não entendi muito bem isso. Tudo bem que o Estado arrecada menos impostos se por exemplo, como tu disseste, o Presidente da PT passar a ganhar 5 mil euros.
Mas o que me intriga é isto: Temos muitas pessoas a ganhar salários demasiados altos, seja em instituições publicas, privadas, nisto ou naquilo. Mas temos em muito mais pessoal a ganhar menos de 1500 euros. Um ganha 34 mil, outro 120 mil, outro 200 mil, outro 76 mil e depois, temos os que ganham 500 euros, 1500 euros, 700 euros pronto por aí. Ora é fácil de concluir que isto anda á toa. Um mesmo trabalho tem salarios diferentes. Um trabalho menos `esforçoso´ tem um salario mais alto do que devia, e um mais `esforçoso´tem menos do que devia.
Se isto fosse regulado, se todos ganhassem de forma justa, não teriam mais poder de compra, mais dinheiro em que poupar, e enfim mais dinheiro em que investir e gastar? Se em 100 pessoas, 84 ganham um salario mediocre e em 16 pessoas ganham fabulosamente, é normal que a economia não vai muito longe...uma larga maioria está apertada financeiramente.
Mas se em 100 pessoas, 84 ganham um salario dentro da média, portanto um digno, e 16 pessoas ganham um excelente salario (e não tão exagerado), então todos terão mais possibilidades financeiras, certo? Esta é a minha lógica.
Agora claro que, os valores que meti não funcionam com a economia neste estado, mas os valores podem ser mudados e corresponderem á situação actual.
Ou seja, não é os valores em si, é em haver salarios regulados e organizados, não havendo uma disparidade salarial entre classes.Err....não sei se entendeu...não me interessa se ganham 500 euros ou 400 euros ou isto ou aquilo, interessa é haver equilibrio entre os salarios. É como haver dois grandes picos, um para cima e outro para baixo. Há uma grande diferença nos ganhos salariais, uns bem extremos e exagerados. O que pretendo é nivelar esses picos o mais possivel. Assim há mais noção do que ganham, e não há exageros.
O que faz mais sentido:
num posto de trabalho semelhante (não exactamente iguais) o meu pai ganhar 1000 euros e uma pessoa qualquer ganhar 2300 euros, ou o meu pai ganhar 700 euros e outra pessoa ganhar 4200 euros?
Claro que há empresas que não sustentam certos valores, como um café pagar 2000 euros a um empregado. Mas isso depende do ganho do estabelecimento, e com base nisso, o empregado iria pertencer ao quadro de Salario Baixo ou Salario Médio, e uma vez aí é estipulado um valor fixo ao empregado (por exemlo, no Salario Baixo, 550 euros, não podendo ultrapassar os 999 euros).
Dou-lhe o exemplo aqui na minha zona, onde um empresário prefere levar 1 000€ para casa ao final do mês e pagar 2 500€ ao seu comercial, isto só para conseguir manter o negócio a andar.
Entendo mas isso é uma escolha pessoal desse empresário. Eu estou a falar no geral, para todo o país. Mais uma vez com o estado da economia actual, não faz sentido aplicar valores que eu escrevi, mas no entanto
podem aplicar a ideia da regularização de salarios. A economia anda com uma larga maioria com poder financeiro (seja alto,médio ou baixo), e não com uma minoria a ganhar fabulosamente.
É como dar uma força muito pequena (a tal minoria a ganhar fabulosamente) na caixa (o país) para a frente, o que não vai acontecer, pois não aplicamos com força suficiente. Se aplicarmos com força suficiente (ou seja, uma maioria ter poder financeiro), então a caixa avança.
Olha se calhar eu até estou a dizer alguma asneira, mas é a falar e dar exemplos que chegamos a um consenso. Eu sou novo e ainda não sei algumas coisas que tu sabes. E podes ensinar-me ou fazer ver certos pormenores que ainda não apanhei. Mas não é dizer-me para estar calado que se chega lá. Sabe-se lá se alguem diz uma coisa ou alguem lê este forum, e alguns posts, e aplicar esse mesmo conceito. Portanto se alguma cena for disparatada, corrige-me e faz com que eu entenda a tua prespectiva.