28 Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR 8X8 foram projetadas no âmbito do exercício “ORION 19” para Santa Margarida
“ORION 19” é o maior exercício anual do Exército e decorre, até 29 de novembro, nos concelhos de Abrantes e Vendas Novas



O Exército Português planeia e executa o exercício “ORION 19", no qual são planeadas e executadas operações de resposta a crises, centradas na componente terrestre, em ambiente operacional de cariz conjunto e combinado, associados com compromissos internacionais da NATO, Nações Unidas e União Europeia.
Este ano, o concelho de Abrantes, designadamente as regiões de Bemposta, Tramagal e Água Travessa, e o concelho de Vendas Novas serão o palco do “ORION 19", que decorre até à próxima sexta, dia 29 de novembro, e que conta com a participação de cerca de 1300 militares e 180 viaturas.
O exercício conta, ainda, com a realização de exercícios de tiro real dos diferentes sistemas de armas no polígono de Vendas Novas e nas carreiras de tiro de Santa Margarida.
Destaca-se a dimensão internacional do “ORION19", que foi reforçada com a presença de Forças dos Exércitos dos Estados Unidos da América, Roménia, Lituânia e Espanha, bem como observadores do Brasil e França.
Cumprindo um dos vários objetivos planeados no âmbito do exercício “ORION 19", designadamente a projeção de viaturas blindadas através de meios ferroviários, partiram no 19 de novembro, da estação ferroviária de Mangualde 28 Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR 8X8 de diferentes tipologias, oriundas do Regimento de Infantaria N.º 13, do Regimento de Infantaria N.º 14 e do Regimento de Cavalaria N.º 6.
Estas viaturas foram carregadas em vagões de um comboio com destino à estação ferroviária de Santa Margarida e vão integrar a Task Force VIRIATO, como força constituída com base no 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas e que se constitui como a audiência primária de treino do Exercício.
http://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/1345O efectivo dos dois BIMec(R) está em níveis tão baixo, que, os dois batalhões não conseguem constituir uma força com três CAt's, o somatório dos efectivos dos dois batalhões não é suficiente para formar um a 100%.
Com Vinte e oito Pandur presentes, nem duas companhias de infantaria, completas estão empenhadas, pois como o RC6 está presente com algumas viaturas........
A situação de falta de PRAÇAS, a que o Exército chegou está aqui bem patente !!
Abraços