Verdade seja dita, os EUA está longe de ser o único país a apoiar golpes de estado, guerras civis e movimentos de libertação/terroristas/etc.
O que destingue-os é o número, devem ser o país que mais apoiou e fomentou essas coisas em todo o mundo no pós 2.ª GM.
O problema está aí.
Está na palavra DEVE. Mas quando analisamos as coisas desde um ponto de vista mais inconveniente, as coisas começas a ficar mais complicadas.
Foram os russos que suportaram as republicas seculares árabes contra Israel e apoiaram as ditaduras criminosas que ainda subsistem até hoje.
Os russos criaram o regime do BAHAS na Síria e no Iraque.
Os russos foram responsáveis pela separação do Yemen em dois estados.
Os russos invadiram o Afeganistão
Os russos apoiaram ferozmente os comunistas gregos depois da II guerra mundial.
Os russos foram responsáveis por manter Khadafi no poder na Lívia.
Os russos mantiveram e suportaram a ditadura cubana.
Os russos apoiaram a vitória eleitoral de Allende no Chile, dando uma indicação clara de qual era o seu objetivo
Os russos apoiaram muitos dos regimes africanos após a década de 1960, mascarando financiamento de uma fação, com apoio à libertação dos povos.
Os russos apoiaram ditadores criminosos no Ghana, na Guiné Konakry, em Moçambique, em Angola, na Zambia, na Tanzania, só para falar de alguns.
Os russos participaram na guerra civil na Etiópia.
E isto para não falar nas farsas que foram as democracias da Europa de Leste, que eram na prática países ocupados pelos comunistas, porque a lista continuava para o Cambodja, Vietname etc etc etc.
Ou seja:
A ideia de que os americanos andaram para aí a financiar golpes, esquece algo muito simples:
Quem é que alterou o Status Quo, para levar os americanos a atuar ?
Após o fim da II guerra mundial, a Russia Comunista, desenvolveu uma política a nível mundial, destinada a minar o que eles chamavam de mundo capitalista, para implantar o seu glorioso sistema socialista, que segundo a doutrina seguida desde Lenin e Estaline, seria sempre comandada a partir de Moscovo, sendo a Russia o farol que guiaria a humanidade.
O porco do Alvaro Cunhal foi um dos prostitutos que divulgou esta ideia, de que uma ditadura imperial obscena e criminosa, poderia ser um facho de luz libertadora para mundo.
Só se fosse de luz negra.
Os russos começara. Os americanos reagiram.
Mas o ser humano tem memória curta e não gosta de pensar.
Exemplo:
A NATO foi criada porque os russos não desarmaram a seguir à II guerra mundial.
Os americanos quiseram desmobilizar completamente e reduzir a valores quase pré-guerra a gigantesca máquina militar que de facto derrotou Hitler.
A Russia comunista, ao contrário manteve mais de quatro milhões de soldados na Europa ocupada.
A NATO foi criada em 1949, como forma de responder à política de não desarmamento russa. Os comunistas em 1955 transformaram uma situação «DE FACTO» de ocupação que existia desde 1945, numa coisa chamada Pacto de Varsóvia, que não era nada mais que uma forma de justificar a ocupação comunista da Europa de Leste que tinha começado dez anos antes.
No entanto, eu lembro-me de o Partido Comunista Português afirmar nas suas sessões de esclarecimento, que o PACTO de VARSÓVIA era uma organização de PAZ criada em 1955, que tinha sido uma resposta à política agressiva da NATO que começou em 1949.
Na verdade os comunistas jogavam com a criação de um pacto de fachada, que apenas passava para o papel, a situação de ocupação da Europa de Leste dez anos antes.
Ou seja: Os americanos não criaram a NATO para afrontar a Russia, mas porque a Russia afrontou o ocidente ao não desarmar o seu enorme exército.
Este tipo de distorções, de meias verdade, subsiste até hoje.
Acredita quem quiser.
Está por toda a história, e esconde-se por detrás de pseudo conspirativos, que neste momento têm objetivamente a mesma agenda da extrema direita.
Enquanto nas manifestaçoes comunistas continuar a haver gente com camisetas do pedófilo, assassino e terrorista argentino Che Guevara, a mesma gente suja e porca que você vê neste forum a vomitar obscenidades mentirosas contra as democracias, isso quer dizer que a luta contra a mentira continua.
E é dever de todos os cidadãos honestos lutar contra os mentirosos e desmascara-los.