Sempre tive uma impressão negativa - institiva e não fundamentada - sobre a falta de segurança de uma 1911 face a uma Glock.
Mas depois de analisar os mecanismos parece-me que a diferença de fundo não é assim tão grande. Quero dizer com isto que o percutor da Glock é armado sem a acção do gatilho, tal como o cão da 1911 (no fundo ambas acções simples: estou a compreender bem?). E como as duas têm segurança automática do percutor...
A minha dúvida prende-se com isto mesmo, a segurança.
Já disparei com GLOCK 19, 17, 26 e 22, já disparei com algumas “1911” e já disparei com uma HP 35. A minha opinião, se nos deixarmos de snobismos e nos limitarmos aos resultados finais, é tudo uma questão de treino. Na GLOCK, com o percutor armado, este fica a metade de “totalmente armado”. A restante acção do armar é feito com o arrastar do gatilho. É como se tivéssemos um revolver ou uma Pistola DA, com o cão armado a metade. Eu sinto-me mais à vontade com a GLOCK, pois numa situação de stress as seguranças activas das 1911 ou da HP podem ter o seu quê de atrapalhar, pois sabemos que a adrenalina vai dar primazia aos músculos grandes em detrimento dos pequenos e esse pequeno gesto de desactivar a segurança externa, que na carreira de tiro ou nas provas de tiro desportivo se faz nas calmas, no “mundo real” pode ser uma dor de cabeça. Quanto ao peso do gatilho, também é tudo uma questão de treino. Claro que se quisermos fazer “bonitos” a 25 metros, uma 1911 leva vantagem sobre o standard gatilho de 2,5 Kg da GLOCK. No ultimo campeonato do mundo de IPSC, na categoria de Production (a categoria em que as pistolas menos se podem alterar), o primeiro classificado atirou com uma GLOCK 17, com o gatilho standard de 2,5kg. Depois, quanto à segurança, mais que as seguranças externas ou internas, o principal é o dedito fora do gatilho até tomarmos a decisão de disparar. Temos milhares de caçadores toda a época venatória a andar por ai com armas com os mecanismos de disparo armados e sem a segurança activada, em que a única segurança é o dedo fora do gatilho.