CIWS
O que segue são factos:
1) Informação divulgada pela STM no seu site (que eu li) diz que cada reabastecedor terá 2 CIWS.
2) O contrato assinado entre a Marinha e a STM (que eu li) diz-nos que os navios serão colocados em condição de navegar e irão para o Arsenal do Alfeite, onde Government Furnished Equipment (GFE) será instalado sob a supervisão da STM. É referido um Anexo ao contrato onde está listado o GFE, mas esse anexo não está disponível.
3) Na ultima Revista da Armada encontramos um artigo (que eu li) sobre os Reabastecedores e que vem esclarecer dúvidas. Diz lá isto:
No que concerne a sensores e armas de defesa próxima – SEWACO11 – os NRE+ integrarão um sistema de Tactical Data Link, comunicações satélite MILSATCOM, Sistema Integrado de Controlo de Comunicações (ICCS), radar 2D combinado, IFF MOD5, Sistema de Contramedidas Eletrónicas, GPS militar, Sistema de Gestão de Combate, Sistema Interno de Apoio à Gestão de Batalha, duas peças de calibre 12,7 mm de comando e controlo remoto, sistemas de engodos antimíssil e ficarão preparados para a subsequente instalação de CIWS.
Ambos os navios, já na BNL, e durante cerca de seis meses, serão sujeitos ao processo de instalação e de integração das armas de defesa próxima, bem como dos sensores anteriormente referidos – Material de Fornecimento do Estado (MFE). A incorporação no dispositivo naval do NRE+ #1, ocorrerá no segundo semestre de 2028, e no primeiro semestre de 2029 para o NRE+ #2.
O que segue são opiniões minhas:
Concordo que os CIWS são caros e que neste momento não existe um despacho que aprove verbas para os comprar.
Como Portugal vai ser obrigado a gastar mais em defesa acredito que o dinheiro vai aparecer.
Cheira-me que os Turcos vão ganhar o concurso de SEWACO para as VdG e NPO e que o SEWACO dos reabastecedores e os CIWS também vão ser turcos.
Cheira-me que é por isto que tem sido atrasado o anúncio do vencedor do SEWACO e o lançamento do concurso para as RWS.
No caso de todos estes contratos cairem para os Turcos, as fragatas novas vão ser Turcas.
Não me importo nada se estiver enganado.
Interpretem como quiserem