A info que tive acesso já há quase um ano é que eram 50 M£, portanto é como afirmas cerca de 55 M€, o remanescente dos 80M€ do tal Patolas, dava para a Marinha comprar pelo menos mais uns dois lynx á DeutschMarine, que devem ser mais caros por causa dos FLIR, ou comprar umas seis Marlin, já a pensar em armar uns quantos, VINDOUROS, NPO's ou, na falta destes, armar melhor quatro Tejo.
Também em tempos a Marinha quis adquirir 3 SH-14 Lynx à Marinha Holandesa, e não deu em nada. Os Mk.88A alemães têm FLIR e precisariam de ser remotorizados, por isso não servem.
O que se diz nos "mentideros", é que será encomendado um AOR novo a Navantia, sendo o Patino solução temporária, estando o Wave, a partida descartado.
A Navantia agora também é um estaleiro nacional?
Já vou nos -207? Portanto 31 votos negativos desde que escrevi... é triste a Marinheca de secretária. Estamos empatados, dc.
E tu acreditas que temos capacidade para fazer um AOR nos prazos e dentro do custo, em Viana?
Veja-se a comédia dos NPO.
E ainda vamos ver quantos mais irão ser construídos.
Na minha opinião se tivermos mais duas unidades já será um luxo, e, mesmo com mais dois NPO, quando o ultimo dos seis entrar ao serviço terão sido necessários mais de vinte anos, desde que o VdC começou a ser construído até entregarem o sexto NPO !!
Construir um AOR em Viana?
Não me façam rir.
Nem o estaleiro iria nessa conversa, eles trabalham para ganhar dinheiro não para encanar a perna á rã, e aturarem os devaneios e as incertezas dos politicos e altas chefias da Marinha, hoje é a direito amanhã é ás curvas.
Abraços
Meu caros vejam o exemplo aqui ao lado da Navantia.....
A Navantia está há 7 anos a receber dinheiro do orçamento espanhol para desenvolver a F110....
O desenvolvimento de um projeto destes , até estar tudo aprovado para começar a cortar chapa pode ascender a 20% ou mais do custo total.... diluído depois no eventual número de construções.
O estaleiro não vai fazer isso por conta própria...,
Quanto já choveu da LPM no estaleiro de Viana para desenvolverem os navios que falam que podem ser lá construídos???
Zero??
-Zero???
Não se trata de capacidade ou não! Trata-se de planeamento e vontade política.,,,,
Imaginemos : Amanhã o ministro chega a Viana e anuncia pomposamente que vai construir um AOR de raiz em Viana do castelo. Nem daqui a dois anos se corta a primeira chapa...a não ser que se faça como nos NPO’s....... coloca-se um casco despido a flutuar para a fotografia.
Não vai acontecer..... aquilo já não está lá para prestar vassalagem, nem é objeto para servir interesses políticos.