Não vinha ao Fórum à apenas 20 horas, e de repente é isto.

De ressalvar que, a ideia do navio misto já tinha sido aqui falada, portanto não é nada de novo. O que é novo é ser a primeira vez que se fala neste sentido pela própria Marinha.
Seria uma questão de avaliar vantagens e desvantagens.
O que me salta à vista é, um navio destes fazia sentido quando o LPD original tinha um orçamento de 300 milhões, o que dava 450 somando o valor do AOR.
Neste contexto, haveria um ganho óbvio se um navio misto custasse menos 100/150 milhões que o orçamento destes dois navios.
Actualmente, 150+150 dá 300, e um navio misto custaria tanto ou mais que isto, logo não há ganhos.
Por outro lado, tirando algo como o Makassar ou outro LPD low-cost, não vejo nenhum navio deste género caber nos 150 milhões orçamentados.
Mas a proposta do CEMA não traz grandes vantagens, pois ficaríamos pelo menos 5 anos até o AOR estar pronto.
Para terminar, nota-se um ênfase muito grande na construção de navio novo, e parece-me que está a arranjar pretexto para simplesmente construir alguma coisa cá, nem que sejam canoas. Esta obsessão, ou interesse

, parece-me forçada e não beneficia em nada a Marinha. E ignorar o Wave, apenas para justificar a construção do AOR em Portugal no prazo de 10 anos parece-me demasiado arrogante.