Notícias em Geral

  • 1396 Respostas
  • 316783 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26029
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #435 em: Setembro 16, 2010, 06:08:07 pm »
Carro dado por Hitler a rei do Nepal voltará a ser usado


Um carro supostamente dado de presente por Adolf Hitler a um rei do Nepal será consertado e servirá para transportar visitantes pelos jardins de um palácio-museu, disse uma fonte governamental nesta quinta-feira.

O Mercedes Benz ano 1939 foi dado pelo líder nazi ao rei Tribhuvan, avô do último rei do Nepal, Gyanendra, que foi deposto há dois anos quando foi proclamada a república.

O veículo passou mais de cinco anos na garagem de um velho palácio, depois de ser abandonado por uma faculdade de engenharia, que o usava nas suas aulas.

As autoridades disseram que as portas, assentos e o capô estavam danificados.

Mod Raj Dotel, funcionário do Ministério da Cultura, disse que o governo está a tentar arrecadar o equivalente a 537 mil dólares para restaurar o carro e uma carruagem que foi usada pelo rei Tribhuvan.

«A ideia é repará-los para que os visitantes possam passear no carro e na carruagem real», disse Dotel. «Isso será mais atraente para os visitantes, e também dará às pessoas uma noção da mudança política que o país passou», salientou

Em 2008, uma assembleia especialmente eleita para esse fim, dominada por ex-rebeldes maoístas, aprovou a abolição da monarquia nesse país de maioria hindu. O regime monárquico durou 239 anos.

O palácio de Gyanendra, com estilo semelhante a um templo budista, foi posteriormente transformado em museu.

O presente de Hitler foi inicialmente levado a Kathmandu por trabalhadores braçais, numa época em que havia poucos automóveis na montanhosa capital, cujo acesso era feito por vários dias de caminhada.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26029
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #436 em: Setembro 17, 2010, 06:01:00 pm »
Portugal candidato a acolher centro de alerta de tsunamis


Portugal, através do Instituto de Meteorologia, vai integrar um projeto europeu para alerta precoce de tsunamis e apresenta-se como candidato a acolher um centro regional para o Atlântico Nordeste e Mediterrâneo, anunciou hoje o IM.

O primeiro projeto (TRIDEC) é coordenado pelo Centro Geofísico de Potsdam (Alemanha), no âmbito da instalação de futuros sistemas de alerta precoce de tsunamis e tem uma duração prevista de três anos para desenvolver “arquiteturas inteligentes” destinadas ao processamento de grandes volumes de dados que sirvam de suporte à decisão num quadro de alerta de tsunami, segundo informação divulgada pelo Instituto de Meteorologia (IM).

“Tem por objetivo desenvolver ferramentas informáticas capazes manipular grandes volumes de dados. No caso de acontecer um tsunami é necessário analisar um grande conjunto de informação”, desde dados sísmicos, ao nível do mar, altura da onda, cenários de tsunamis e ondas expetáveis em vários pontos da costa a cartas de inundação, explicou à agência Lusa o diretor do Departamento de Sismologia e Geofísica do IM.

“É muita informação que tem de ser rapidamente trabalhada e colocada à disposição do decisor”, referiu Fernando Carrilho.

O projeto que agora vai ter início é financiado pela União Europeia, foi “aprovado há dias” e a primeira reunião que dará o “pontapé de arranque” deverá ocorrer em outubro ou novembro, acrescentou.

Paralelamente, Portugal propõe-se acolher o Centro Regional de Alerta de Tsunamis na Região do Atlântico Nordeste e Mediterrâneo, no âmbito do sistema de alerta que se encontra em desenvolvimento na Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, a agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Além do IM, o projeto integra mais nove instituições de seis países europeus.

No âmbito do sistema de Alerta de Tsunamis para o Atlântico Nordeste e Mediterrâneo e deste sistema que está a ser preparado, Portugal faz-se representar com um grupo de trabalho.

“Para funcionar no futuro, prevê a existência de centros regionais de alerta e para este em que está Portugal o país é candidato a albergar o centro que desempenhe essas funções”, indicou.

Caso a candidatura vingue, o centro de processamento de dados, em terra, deverá ficar no Instituto de Meteorologia, mas ainda não há apoio explícito dos vários governos envolvidos no processo, nem decisões políticas sobre o modelo de financiamento.

Numa primeira fase, os sistemas de alerta irão ter como preocupação detetar tsunamis originados por sismos no mar.

A primeira componente é a rede sísmica, que vai avaliar o sismo, a profundidade e intensidade. A partir daí é calculada a probabilidade de ocorrer um tsunami, seguindo-se a confirmação.

Segundo o especialista, o equipamento no mar é “muito dispendioso”, comparativamente ao investimento para os equipamentos que existem em terra e que já estão instalados, mas é preciso o país estar preparado.

Fernando Carrilho não tem dúvidas de que a zona litoral portuguesa, nomeadamente a região de Lisboa, voltará a ser assolada por um fenómeno destes: “Não é uma teoria, isso vai mesmo acontecer”.

Lusa
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +723/-9429
Re: Notícias em Geral
« Responder #437 em: Setembro 19, 2010, 12:11:53 pm »
«Melhor» aluno entrou na universidade sem acabar o liceu


Citar
Tomás Bacelos, de 23 anos, é considerado o «melhor» aluno do país a entrar este ano na faculdade. A nota de entrada não deixa margem para dúvidas - 20 valores - , mas o caso torna-se particular pelo facto deste jovem não ter terminado o 12.º ano da forma habitual, mas sim através das Novas Oportunidades.

A história é revelada este sábado pelo Expresso e começa como a de muitos jovens. Tomás começou a ter dificuldades em terminar o ensino secundário. Por muito que tentasse não conseguia fazer a disciplina de matemática e os vários chumbos fizeram com que desistisse da escola sem acabar o liceu.

No ano passado, conseguiu arranjar uma solução. Inscreveu-se num Centro de Novas Oportunidades em Esposende, frequentou os módulos de Saberes Fundamentais e Gestão e conseguiu a equivalência ao 12.º ano.

Agora entrou na Universidade de Aveiro, no curso de Tradução, e, de acordo com as listas do Ministério do Ensino Superior, é o aluno com a nota mais elevada de entrada.

Os 20 valores que colocam Tomás no topo da lista das melhores notas de entrada na faculdade não têm em conta as notas do secundário, que Tomás não terminou. Foram a nota que teve no exame nacional de inglês, a prova específica para entrar no curso de Tradução.

De acordo com a lei, os alunos que concluíram o secundário através de vias que não prevêem a atribuição de notas (o que acontece nos cursos do programa Novas Oportunidades) e que querem aceder à Universidade concorrem apenas com as classificações que obtêm nos exames nacionais exigidos como provas de ingresso no curso que querem. A nota que obtiverem nas provas de ingresso vale como nota de conclusão do secundário.

A situação é, por isso, permitida por lei. Mas Tomás sente que beneficiou de uma injustiça. «Para mim, foi óptimo, Mas é claro que é bastante injusto porque os outros passam anos a esforçar-se para terem boas médias. Com o Novas Oportunidades, uma pessoa que só tem o 7.º ano pode fazer o 9.º em seis meses e a seguir, em ano e meio, consegue tirar o 12.º. Se tiver sorte, pode passar à frente [no acesso à universidade] e tirar o lugar às pessoas que fizeram esse esforço. Conheço quem tenha entrado assim no ensino superior», admite Tomás em declarações ao Expresso.


Coolll c34x
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26029
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #438 em: Setembro 23, 2010, 07:13:11 pm »
Agentes secretos britânicos usaram esperma como tinta invisível durante Primeira Guerra Mundial


Durante a Primeira Guerra Mundial, os Serviços Secretos Britânicos (MI6) experimentaram  o esperma como tinta invisível. Os efeitos do “fluído corporal” foram descobertos pelo historiador britânico Keith Jeffery que revelou ao jornal “Telegraph”, que o uso de esperma humano como tinta invisível servia para enviar mensagens sensíveis durante o conflito.

Em Junho de 1915, Walter Kirke, representante dos serviços secretos britânicos em França, escreveu no seu diário que o primeiro chefe do MI6, Mansfield Cumming, estaria a fazer pesquisas sobre tintas invisíveis na Universidade de Londres.

Em Outubro do mesmo ano, Kirke, ouviu de Cumming que “a melhor tinta invisível era o esperma”, porque não reagia aos principais métodos de detecção de tinta invisível, utilizados naquela época. Kirke anotou também no diário que o esperma tinha a “vantagem de ser facilmente disponibilizado aos agentes secretos.”

Um membro da equipa do chefe do SIS, Frank Stagg disse que Um membro do pessoal perto de "C", Frank Stagg, disse que nunca iria esquecer o seu deleite dos patrões, quando o Vice-Chefe Censor disse um dia que um de seus funcionários havia descoberto que "o sêmen não reagiria a vapor de iodo". E acrescenta: “Nós pensamos que ele tinha resolvido um grande problema.”
O historiador Keith Jeffery teve acesso aos arquivos do serviço secreto para escrever o livro “MI6: The History of the Secret Intelligence Service 1909-1949”, que conta a história dos primeiros anos da agência.  

Ionline
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 26029
  • Recebeu: 3471 vez(es)
  • Enviou: 269 vez(es)
  • +1818/-1737
Re: Notícias em Geral
« Responder #439 em: Setembro 28, 2010, 11:54:10 am »
Escultura polémica em frente à Bolsa de Milão


Uma escultura de mármore de uma mão decepada com o dedo médio em riste, instalada à frente da Bolsa de Valores de Milão, está a causar a indignação de políticos e intelectuais italianos.

A "provocadora" obra, uma escultura de mármore de uma mão decepada com o dedo médio em riste, começou a ser exibida na Bolsa de Valores de Milão onde ficará até 3 de Outubro.

Segundo avança o Globo.com, a instalação de onze metros, chamada "L.O.V.E.", e mostrada agora pela primeira vez na capital financeira do país, integra uma retrospectiva dedicada ao artista italiano, Maurizio Cattelan, cujas obras polémicas incluem uma escultura que retrata o Papa João Paulo II a ser atingido por um meteorito.

Massimiliano Finazzer Flory, representante de Cultura de Milão, afirmou em comunicado que "as obras de Cattelan propõem um questionar dos nossos tempos, revelando-se como um espelho, ainda que partido, do nosso presente"

A instalação já gerou inúmeras críticas de políticos locais e de intelectuais sobre se será correcto exibir um trabalho tão provocador num espaço público.

Cattelan já tinha despertado vários protestos em Milão, em 2004, com uma instalação de três bonecos de bebés enforcados no galho de uma árvore, acabando a obra por ser removida mais tarde, informa ainda o Globo.com.

DN
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1530
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +272/-1451
Re: Notícias em Geral
« Responder #440 em: Setembro 28, 2010, 10:55:22 pm »
Ministro das Finanças suíço, goza o Sócrates e o Passos Coelho no parlamento: http://www.youtube.com/watch?v=BvFz1QWh ... r_embedded
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
Re: Notícias em Geral
« Responder #441 em: Setembro 29, 2010, 12:57:05 am »
Citação de: "Camuflage"
Ministro das Finanças suíço, goza o Sócrates e o Passos Coelho no parlamento: http://www.youtube.com/watch?v=BvFz1QWh ... r_embedded
Que se cale e que olhe para a m***** que há na Suíça. Que não se ocupe da vida política de um país soberano.  :evil:  :N-icon-Axe:
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23463
  • Recebeu: 4326 vez(es)
  • Enviou: 3054 vez(es)
  • +3294/-4594
Re: Notícias em Geral
« Responder #442 em: Setembro 29, 2010, 10:57:25 am »
Citação de: "teXou"
Citação de: "Camuflage"
Ministro das Finanças suíço, goza o Sócrates e o Passos Coelho no parlamento: http://www.youtube.com/watch?v=BvFz1QWh ... r_embedded
Que se cale e que olhe para a m***** que há na Suíça. Que não se ocupe da vida política de um país soberano.  :evil:  :N-icon-Axe:

Pelo que eu li nos comentários, a tradução não é correcta, ou seja, foi alterada de forma humorista (um exemplo é as inúmeras versões que há na net com o filme a queda onde Hitler descompõe o seu Estado-Maior).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21008
  • Recebeu: 7115 vez(es)
  • Enviou: 8119 vez(es)
  • +8129/-13172
Re: Notícias em Geral
« Responder #443 em: Setembro 29, 2010, 09:16:55 pm »
ah, estamos melhor que a Suíça? Não sabia...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
Re: Notícias em Geral
« Responder #444 em: Setembro 29, 2010, 11:41:06 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pelo que eu li nos comentários, a tradução não é correcta, ou seja, foi alterada de forma humorista (um exemplo é as inúmeras versões que há na net com o filme a queda onde Hitler descompõe o seu Estado-Maior).
:oops:  Não sabia !  :oops:
Obrigado por esse esclarecimento.  :wink:
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23463
  • Recebeu: 4326 vez(es)
  • Enviou: 3054 vez(es)
  • +3294/-4594
Re: Notícias em Geral
« Responder #445 em: Setembro 30, 2010, 11:35:49 am »
Citação de: "teXou"

P44 é só ir para a Suíça.  :wink:

Para isso é preciso ter contracto de trabalho, senão seria um emigrante ilegal.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #446 em: Setembro 30, 2010, 04:27:49 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "teXou"

P44 é só ir para a Suíça.  :wink:

Para isso é preciso ter contracto de trabalho, senão seria um emigrante ilegal.

Se for de esquerda as leis são somente acessório... veja-se Portugal...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1530
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +272/-1451
Re: Notícias em Geral
« Responder #447 em: Setembro 30, 2010, 08:23:04 pm »
Não se trata de apenas respeitar a lei, ter um contrato de trabalho na mão é sinal de algumas garantias básicas.
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 973
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +21/-22
Re: Notícias em Geral
« Responder #448 em: Outubro 09, 2010, 01:06:54 pm »
Citar
Nobel da Paz para dissidente chinês Liu Xiaobo
Activista pró-democracia está a cumprir uma pena de 11 anos de prisão


O dissidente chinês Liu Xiaobo, de 54 anos, foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz. Xiaobo, um activista a favor da democratização no seu país, encontra-se a cumprir uma pena de prisão, por ter sido um dos autores de um manifesto, em 2008, a favor da liberdade de expressão e de eleições multipartidárias.

A sua detenção aconteceu em Dezembro desse ano. Um ano depois, o conhecido manifesto Carta 08 valeu-lhe uma condenação de 11 anos.

Em tribunal, antigo professor de literatura foi acusado de «incitar a subversão do poder do Estado», por causa deste e de outros documentos. De acordo com a agência Reuters, os seus advogados tiveram apenas 14 minutos para exercer a sua defesa e Liu não pode responder em tribunal à sua condenação.

A detenção de Xiaobo foi fortemente contestada pela comunidade internacional. Tanto os EUA como a UE pediram para assistir ao julgamento do activista, o que lhes foi negado.

Depois de ter começado a cumprir pena, foram feitos vários pedidos a Pequim para que fosse libertado. As recusas do regime chinês têm sido sempre acompanhadas por uma manifestação de repúdio pelo que diz serem tentativas «inaceitáveis» de ingerência nos seus assuntos internos.

Problemas desde Tiananmen

Contudo, a pena que o homem escolhido pelo comité norueguês está a cumprir não é a primeira. O activismo e os problemas de Liu Xiaobo com o regime chinês começaram muito antes.

Durante os protestos da praça Tiananmen, em 1989, tornou-se conhecido com um dos líderes da greve. Esteve na prisão durante 20 meses. Depois disso, foi ainda condenado a uma pena de prisão de três anos, que cumpriu num campo de trabalho e reeducação, durante a década de 1990. No currículo de Liu Xiaobo constam ainda vários meses de prisão domiciliária.

A Carta 08 trata-se de um manifesto inspirado na Carta 77, um documento de 1977 que foi marcante na luta por mais direitos na Checoslováquia sob domínio comunista.

Liu foi um dos organizadores deste conjunto de apelos a Pequim, com vista a uma maior democratização do regime. Entre os signatários encontram-se diversos intelectuais e activistas.

O comité norueguês responsável pela escolha elogiou «a longa e não violenta luta por direitos fundamentais na China» por parte de Xiaobo.

De acordo com Thorbjoern Jagland, presidente desta entidade, «o comité acredita há muito que há uma relação próxima entre direitos humanos e a paz».

Jagland assinalou ainda que a China, à medida que ganha cada vez mais proeminência no contexto internacional como potência, deve esperar um escrutínio mais apertado sobre o tema dos direitos fundamentais dos seus cidadãos.

«Temos de falar quando outros não o podem fazer», disse o presidente do comité aos jornalistas, segundo cita a agência Reuters.

Pequim e Oslo reagem

A China também já reagiu, mostrando desagrado com a decisão do comité norueguês. Para Pequim a entrega do prémio a Xiaobo trata-se de uma «obscenidade».

A Noruega, que está nesta altura a negociar um acordo comercial com a China, salientou que o comité do Nobel não se trata de uma entidade governamental e que por isso a sua decisão não deve suscitar qualquer hostilidade por parte de Pequim em relaçao a Oslo.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/liu-xiaobo-tvi24-china-nobel-nobel-da-paz/1197299-4073.html



Citar
Liu Xiaobo poderá ser o último a saber que é Nobel da Paz
Dissidente está preso e só quando receber a próxima visita mensal da esposa lhe deverá ser comunicada a boa notícia


Liu Xiaobo foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz, mas provavelmente será das últimas pessoas a sabê-lo. O dissidente chinês está preso e incontactável. A boa notícia só deverá conhecê-la quando receber a habitual visita mensal da esposa, Liu Xia.

«Liu não sabe nada sobre o prémio», disseram os advogados e amigos do antigo professor de literatura à EFE. Mo Shaoping e Pu Zhiqiang explicaram à agência noticiosa que neste momento «nenhuma pessoa pode contactar» com Xiaobo.

«Terá que esperar pela visita mensal que recebe da sua esposa, Liu Xia, com a qual não pôde comunicar até ao momento», sublinhou Mo Shaoping.

A esposa do novo Prémio Nobel da Paz encontra-se em prisão domiciliária desde que o marido foi detido, em 2008, por ser um dos organizadores do manifesto Carta 08, que pede mais liberdade de expressão e eleições multipartidárias na China.

Detenção contestada

A detenção de Xiaobo têm sido fortemente contestada pela comunidade internacional. Tanto os EUA como a UE pediram para assistir ao julgamento do activista, o que lhes foi negado.

Depois de ter começado a cumprir pena, foram feitos vários pedidos a Pequim para que fosse libertado. As recusas do regime chinês foram sempre acompanhadas por uma manifestação de repúdio pelo que diz serem tentativas «inaceitáveis» de ingerência nos seus assuntos internos.

Problemas desde Tiananmen


Contudo, a pena que o homem escolhido pelo comité norueguês está a cumprir não é a primeira. O activismo e os problemas de Liu Xiaobo com o regime chinês começaram muito antes.

Durante os protestos da praça Tiananmen, em 1989, tornou-se conhecido com um dos líderes da greve. Esteve na prisão durante 20 meses. Depois disso, foi ainda condenado a uma pena de prisão de três anos, que cumpriu num campo de trabalho e reeducação, durante a década de 1990. No currículo de Liu Xiaobo constam ainda vários meses de prisão domiciliária.

Luta «não violenta»

Liu foi um dos organizadores deste conjunto de apelos a Pequim, com vista a uma maior democratização do regime. Entre os signatários encontram-se diversos intelectuais e activistas.

O comité norueguês responsável pela escolha elogiou «a longa e não violenta luta por direitos fundamentais na China» por parte de Xiaobo.

De acordo com Thorbjoern Jagland, presidente desta entidade, «o comité acredita há muito que há uma relação próxima entre direitos humanos e a paz».

Jagland assinalou ainda que a China, à medida que ganha cada vez mais proeminência no contexto internacional como potência, deve esperar um escrutínio mais apertado sobre o tema dos direitos fundamentais dos seus cidadãos.

«Temos de falar quando outros não o podem fazer», disse o presidente do comité aos jornalistas, segundo cita a agência Reuters.

Pequim e Oslo reagem

A China também já reagiu, mostrando desagrado com a decisão do comité norueguês. Para Pequim a entrega do prémio a Xiaobo trata-se de uma «obscenidade».

A Noruega, que está nesta altura a negociar um acordo comercial com a China, salientou que o comité do Nobel não se trata de uma entidade governamental e que por isso a sua decisão não deve suscitar qualquer hostilidade por parte de Pequim em relaçao a Oslo.

Obama pede liberdade

O presidente dos EUA, Barack Obama, Nobel da Paz em 2009, também já se manifestou sobre a distinção deste ano.

O chefe de Estado lançou um apelo às autoridades chinesas para libertarem o mais depressa possível Liu Xiaobo.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/liu-xiaobo-china-nobel-nobel-da-paz-tvi24-xiaobo/1197516-4073.html
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 973
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +21/-22
Re: Notícias em Geral
« Responder #449 em: Outubro 09, 2010, 01:56:05 pm »
Perfuradora alcança mineiros chilenos
09 de Outubro de 2010, 13:35

Uma das perfuradoras usadas para resgatar os 33 mineiros presos há mais de dois meses numa mina no norte do Chile chegou ao local onde estão os homens, provocando euforia nos familiares e operários que acompanham a operação.

O som de buzinas, no local onde a máquina trabalhava, anunciaram a façanha, enquanto parentes dos mineiros se abraçavam e choravam.

"Isto é muito forte, é um sentimento muito grande. Imagino o que meu irmão deve estar a sentir lá dentro", disse à AFP Gastón Henríquez, que esperava emocionado perto da entrada da mina.

"Estamos muito felizes, porque sofremos muito nesses dois meses. Esperamos que eles saiam logo para que possamos abraçá-los e levá-los para casa", afirmou por sua vez Wilson Ávalos, que tem dois irmãos presos na mina San José.

Os mineiros ficaram presos, a 700 metros de profundidade, no dia 5 de Agosto, depois de um acidente que obstruiu o acesso à mina.

@AFP/SAPO Notícias
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!