Europa quer receber oito milhões de turistas chineses em 2030A Europa espera receber cerca de oito milhões de turistas chineses em 2030, mais do que duplicando o número registado em 2010, disse hoje em Pequim um responsável do sector.«A China é um nossos mercados mais dinâmicos e fascinantes», realçou a presidente da European Travel Comission (ETC), Petra Hedorfer, instituição constituída por organizações de turismo de 35 Estados, nove dos quais fora da União Europeia, e com sede em Bruxelas.
No lançamento de uma campanha intitulada «Travel Destination Europe», organizada em conjunto com a Comissão Europeia, Petra Hedorfer referiu que na última década, os turistas chineses aumentaram 378 por cento e só em 2010, o número destinado a Europa atingiu 3,8 milhões.
A Rússia, país que no ano passado recebeu 848.000 turistas chineses, foi o destino mais procurado, seguido da Alemanha (593.000), França (558.000) e Itália (485.000), indicou a mesma fonte.
Nas contas da European Travel Comission, Portugal e Espanha aparecem juntos, com 246.000 turistas chinesas, apenas menos 29.000 que o bloco Reino Unido/Irlanda.
A presidente da ETC anunciou o lançamento de um website em chinês (
http://www.visiteurope.com.cn), com informações históricas e práticas acerca de cada um dos 35 membros da organização e, também sobre 16 regiões, como o Danúbio ou os Alpes, e 26 temas específicos, da arte à gastronomia.
Numa conferência de imprensa de um hotel de Pequim, com dezenas de jornalistas chineses, Petra Hedorfer apresentou a Europa como «uma terra de contos de fadas» e um «deslumbramento arquitectónico», com «uma rica diversidade cultural», «centenas de parques naturais» e «milhares de festivais».
A descrição, ilustrada com imagens de castelos, palácios, cidades medievais e outros 'ex-libris' do continente, condiz com o lema da campanha lançada hoje: «Europa, uma imagem interminável».
Croácia, Islândia, Mónaco, Montenegro, Noruega, San Marino, Sérvia, Suíça e Turquia são os Estados exteriores à UE que fazem parte da European Travel Comission, organização fundada em 1948 para «promover a importância do turismo na revitalização económica da Europa» após a Segunda Guerra Mundial.
Lusa