Notícias em Geral

  • 1396 Respostas
  • 301906 Visualizações
*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #615 em: Dezembro 01, 2011, 01:55:56 pm »
Mais de 70 cães da raça beagle libertados de laboratório em Espanha


Um grupo de cães da raça beagle teve a sorte de a crise financeira atingir o laboratório espanhol que os mantinha enjaulados para testes científicos. Agora, os 72 animais foram libertados e encaminhados para adopção, escreve a BBC.
Era em Barcelona que os cães viviam, sendo que a maioria nunca conhecera outra vida senão a de dentro de uma jaula.

Foi graças ao Projeto Liberdade para os Beagles, fundado pela americana Shannon Keith, que após as mensagens colocadas no Facebook por um funcionário do laboratório e por um activista espanhol, deu início ao processo de resgate.

Os apelos davam conta de que o laboratório ia fechar e que os cães seriam todos abatidos caso ninguém se comprometesse a cuidar deles. «Eu entrei em contacto com eles e disse: 'Nós comprometemo-nos», contou Keith à BBC Brasil.

O resgate teve lugar há cerca de uma semana em Barcelona, mas só na quarta-feira é que 40 dos cães chegaram a Los Angeles, onde fica a sede do projecto. Outros sete beagles foram adoptados em Espanha e o destino dos outros 25 cães é ainda desconhecido.

SOL
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #616 em: Dezembro 01, 2011, 02:36:03 pm »
Europa quer receber oito milhões de turistas chineses em 2030


A Europa espera receber cerca de oito milhões de turistas chineses em 2030, mais do que duplicando o número registado em 2010, disse hoje em Pequim um responsável do sector.«A China é um nossos mercados mais dinâmicos e fascinantes», realçou a presidente da European Travel Comission (ETC), Petra Hedorfer, instituição constituída por organizações de turismo de 35 Estados, nove dos quais fora da União Europeia, e com sede em Bruxelas.

No lançamento de uma campanha intitulada «Travel Destination Europe», organizada em conjunto com a Comissão Europeia, Petra Hedorfer referiu que na última década, os turistas chineses aumentaram 378 por cento e só em 2010, o número destinado a Europa atingiu 3,8 milhões.

A Rússia, país que no ano passado recebeu 848.000 turistas chineses, foi o destino mais procurado, seguido da Alemanha (593.000), França (558.000) e Itália (485.000), indicou a mesma fonte.

Nas contas da European Travel Comission, Portugal e Espanha aparecem juntos, com 246.000 turistas chinesas, apenas menos 29.000 que o bloco Reino Unido/Irlanda.

A presidente da ETC anunciou o lançamento de um website em chinês (http://www.visiteurope.com.cn), com informações históricas e práticas acerca de cada um dos 35 membros da organização e, também sobre 16 regiões, como o Danúbio ou os Alpes, e 26 temas específicos, da arte à gastronomia.

Numa conferência de imprensa de um hotel de Pequim, com dezenas de jornalistas chineses, Petra Hedorfer apresentou a Europa como «uma terra de contos de fadas» e um «deslumbramento arquitectónico», com «uma rica diversidade cultural», «centenas de parques naturais» e «milhares de festivais».

A descrição, ilustrada com imagens de castelos, palácios, cidades medievais e outros 'ex-libris' do continente, condiz com o lema da campanha lançada hoje: «Europa, uma imagem interminável».

Croácia, Islândia, Mónaco, Montenegro, Noruega, San Marino, Sérvia, Suíça e Turquia são os Estados exteriores à UE que fazem parte da European Travel Comission, organização fundada em 1948 para «promover a importância do turismo na revitalização económica da Europa» após a Segunda Guerra Mundial.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #617 em: Dezembro 01, 2011, 08:58:07 pm »
Universidade do Porto homenageia vítimas das purgas académicas do Estado Novo


Para "reparar uma dívida importante" que o país tem com os professores e investigadores que foram expulsos da vida académica durante as purgas do Estado Novo, a Universidade do Porto recebeu uma sessão de homenagem àquelas figuras "silenciadas".
 
Ontem ao fim da tarde, na Reitoria da UP, juntaram-se João Monjadirno (Fundação Professor Francisco Pulido Valente), Manuel Loff, historiador e director da Faculdade de Letras da UP, e José Marques dos Santos, o seu reitor. Depois da sessão, foi inaugurada à entrada do recinto da reitoria uma placa comemorativa com o nome dos 42 homenageados."É difícil para os que sempre viveram em democracia entender o ambiente daquela época", afirmou João Monjadirno, professor jubilado do Imperial College (Londres), que abriu a sessão.
 
As expulsões, que decorreram nos anos 30 e 40, durante a consolidação do Estado Novo, foram feitas segundo um decreto-lei que informava que "o conselho de ministros podia mandar aposentar, reformar ou demitir os funcionários ou empregados" que revelassem "espírito de oposição aos princípios fundamentais da Constituição Política" ou não dessem  garantias de "cooperar na realização dos fins superiores do Estado".
 
Nestas demissões não foi movido nenhum processo disciplinar, ou outro. Os professores foram "sumariamente despedidos sem direito a defesa". No Porto, a faculdade que mais sofreu foi a de Ciências, com oito expulsões.
 
Este "período negro" da Universidade portuguesa fez com que alguns dos mais brilhantes cérebros tivessem de desenvolver a sua actividade no estrangeiro, impedidos estavam de "contribuir para o desenvolvimento do seu próprio país", disse Manuel Loff.
 
Na resenha histórica que apresentou daquele período, realçou a incompatibilidade dos regimes totalitários com a independência de espírito que é característica do meio universitários e abordou os momentos fulcrais dessa relação difícil.
 
Destacou ainda professores e investigadores como Abel Salazar, Ruy Luís Gomes, Bento de Jesus Caraça, Manuel Rodrigues Lapa ou Andrée Jeanne  Crabbé Rocha, única mulher entre os homenageados.
 
A fechar a sessão, José Marques dos Santos lembrou os familiares destas figuras perseguidas. "No primeiro centenário da Universidade do Porto, que se comemora este ano, é finalmente prestado tributo às pessoas que contribuíram para engrandecer a instituição e para fazer de Portugal um país democrático".
 
Esta homenagem, que incluiu também a publicação da brochura «A depuração política do corpo docente das universidades portuguesas durante o Estado Novo», por Fernando Rosas e Cristina Sizifredo, foi organizada pela Fundação Pulido Valente, Instituto de História Comtemporânea da FCSH/UNL, Fundação Mário Soares e o Movimento Cívico Não Apaguem a Memória.

Ciência Hoje
« Última modificação: Dezembro 07, 2011, 05:13:45 pm por Lusitano89 »
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +45/-255
Re: Notícias em Geral
« Responder #618 em: Dezembro 06, 2011, 02:52:35 pm »
Tantas vezes andei eu pelo 3o esquadrao em Braço de Prata para ir buscar o meu pai que sempre orgulhoso (apesar de nunca ter lhe ter pertencido) me falava desta charanga "a única no mundo que toca a galope", e do trabalhao que dava emparelhar e "enfeitar" os cavalos.

Só tenho pena que a notícia saia na Bola em vez de um Público ou DN. Mas ao menos alguém se lembrou.

Citar
A melhor charanga do Mundo

«Cavaleiro que se excede perde direito de ser obedecido.» O chavão na parede do picadeiro do 3.º Esquadrão da GNR, em Braço de Prata, Lisboa, serve de aviso. Naquele quartel, os cavalos são estrelas. É ali que funciona a Charanga a Cavalo do Regimento de Cavalaria da GNR, a única no Mundo que consegue tocar a galope. Lá fora é das mais apreciadas. Cá dentro poucos a conhecem. Mas é mais um motivo de orgulho no centenário da Guarda Nacional Republicana, que se comemora este ano.

A BOLA passou uma manhã no 3.º Esquadrão e conheceu um dos ‘ex-libris’ da Guarda Nacional Republicana. A Charanga a Cavalo existe desde 1942. «É a única no Mundo a executar nos três andamentos marchas militares e trechos de música ligeira», lembra a GNR. A cada terceiro domingo do mês, participa no Render Solene da Guarda, no Palácio de Belém. Mas, afinal, o que é uma charanga?

«Uma charanga é um agrupamento de músicos com instrumentos de metal. Nós fazemo-lo a galope. Mas, hoje em dia, já se associa a charanga aos cavalos», explica o sargento-ajudante Silva e Costa, chefe da Charanga a Cavalo há dois anos.

A unidade tem 27 elementos e integra a Unidade de Segurança e Honras de Estado. Participa em várias cerimónias de Estado, desde a entrega de credenciais a embaixadores e escolta de honra a presidentes de outros países. Os serviços da Charanga podem ser requisitados ao Comando-Geral. Em média, pode ir aos quatro mil euros. Como é de calcular, a logística é grande. «Cada camião leva quatro cavalos. Normalmente levamos três camiões. Fora as viaturas que levam os militares e um automóvel particular», explica Silva e Costa.

Os cavalos
Como em qualquer quartel, a vida no 3.º Esquadrão começa cedo. O Regimento de Cavalaria possui 130 cavalos, 27 da Charanga. Existem dois tipos de cavalos na GNR: ruços e malhados. São todos da raça Lusitana, a maioria cruzados. Em média, a esperança média de vida de um cavalo é de 25 anos. Na Charanga tanto existem novos como velhos. Comem quatro vezes por dia, com a primeira ração a ser distribuída às 6.30 horas.

De seguida, os animais são escovados, tratados e participam em exercícios de instrução. É assim, todos os dias, entre as 8.30 horas e as 11 horas. «Os cavalos são animais de rotinas», explica o capitão Lopes Caeiro, natural de Évora. É ele quem escolhe os cavalos que integram a GNR. Lopes Caeiro monta o Calimero, o número 121. Aqui, todos os cavalos têm nomes começados por ‘c’, a terceira letra do alfabeto. Há o Carapau, o Crespo, o Capote... Em média, um cavalo ruço pode ir aos quatro mil euros. Há puro-sangues que chegam aos 40 mil.

A música
Quando a Charanga a Cavalo começou, o único instrumento era o clarim. Hoje há de tudo: charamelas, cornetins, trompetes, fliscornes, bombardinos, contra-baixos, lira e tímbalos. A inclusão de mais instrumentos trouxe outra versatilidade. A Charanga toca de tudo, até músicas populares, sobretudo se estiver a representar Portugal no estrangeiro. Para o próximo Render Solene da Guarda está a ser preparada uma música de Natal.

Há ensaios todos os dias à tarde. Às terças e quintas-feiras, em cima do cavalo. Até 2009, não havia concursos externos. Agora é diferente. Hoje em dia, há músicos que saem do Conservatório e que procuram a Charanga. Quem fica a ganhar é a GNR.

«Ser músico requer muita complexidade. É mais fácil ensinar a montar do que a tocar», sublinha o sargento-ajudante Silva e Costa. Mas há quem não se adapte. Tocar parado é uma coisa, tocar em cima de um cavalo é outra...

E os acidentes acontecem. O mais mediático aconteceu no ano passado, durante a visita do presidente da China, Hu Jintao, a Portugal. Um dos cavalos da Guarda de Honra agitou-se e provocou a queda de um militar da GNR. Hu Jintao furou o protocolo e a própria segurança para se certificar que o guarda não tinha ficado ferido. «Os cavalos são como as pessoas. Há dias em que são insuportáveis», assinala o capitão Lopes Caeiro.

Pedaços da rainha
«Aquele homem é um dos mais fotografados do País», sorri Silva e Costa, apontando para o Cabo Luís Ferreira. É ele quem toca os tímbalos, uma espécie de tambor. O Chefe lidera a Charanga, empunhando o bastão. Seguem-se os timbaleiros e os fila guias. Todos os anos é ensaiada uma coreografia diferente.

Os turistas adoram ver a Charanga a Cavalo da GNR, sobretudo no Palácio de Belém. Mas poucas pessoas sonham com a preparação do Render Solene da Guarda.

«Os preparativos começam no dia anterior, com as tranças nos cavalos. Para estarmos às 9 horas em Belém, saímos de Braço de Prata às quatro», adianta o capitão Lopes Caeiro. As garupas são enxadrezadas, os cascos e ferraduras pintados e os arreios ornamentados com xabraques vermelhos. Os cavaleiros fardam-se com o Grande Uniforme: calção branco se for uma cerimónia de Estado ou de calção azul noutro tipo de cerimónia. O capacete tem um penacho.

Na arrecadação persistem, ainda, capacetes com penachos utilizados em 1957, na visita da rainha Isabel II a Portugal. Um dos pontos altos na vida da Charanga a Cavalo.

Hoje em dia, o local mais fácil para ver a actuação é no Palácio de Belém. A próxima é no dia 18 deste mês. O problema é a falta de reconhecimento e visibilidade no próprio País. A unidade já percorreu grande parte da Europa. Uma das últimas participações foi em Bremen, na Alemanha, num festival de música.

«Quando algum português vai a Londres, vai logo ver o Render da Guarda no Palácio de Buckingham. A maioria nunca viu o nosso», lamenta o Silva e Costa.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=302468
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #619 em: Dezembro 07, 2011, 05:15:40 pm »
México desmantela grupo que levaria filho de Kadhafi ilegalmente para o país


O México anunciou hoje ter desmantelado uma rede criminosa internacional que tentava levar ilegalmente para o país Saadi Kadhafi, um dos filhos do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, morto numa operação em Sirte, Líbia, a 20 de outubro. O secretário de Estado mexicano Alejandro Poiré afirmou em conferência de imprensa que, na operação, denominada «Hóspede», foram detidas quatro pessoas, dois mexicanos, um canadiano e um dinamarquês.

De acordo com Poiré, o plano foi desmantelado em setembro, antes de poder ser levado a cabo.

«A 6 de setembro, a inteligência mexicana detectou um plano de entrada ilegal de Saadi Kadhafi e da sua família. O governo evitou esse risco e desarticulou uma rede internacional que pretendia dar-lhes identidades falsas como mexicanos», explicou Poiré.

Saadi, que atualmente está em prisão domiciliária no Níger, seria levado para o México usando identidade falsa.

Em declarações ao jornal venezuelano El Nacional, a 28 de novembro, a advogada de Aisha Kadhafi, filha do ex-ditador, disse que esta está a pensar pedir asilo político na Venezuela.

A filha do ex-ditador fugiu da Líbia após os rebeldes tomarem o controlo da capital, Trípoli. As autoridades argelinas acolheram-na no fim de agosto, juntamente com os seus irmãos Hannibal e Mohammed, e a sua mãe Safia, por «razões humanitárias».

Segundo o jornal, devido ao potencial aumento das tensões entre as autoridades argelinas e o CNT (Conselho Nacional de Transição, governo interino líbio), Aisha não pode permanecer no país vizinho.

Ao mesmo tempo, porém, a extradição traz um grande risco para a Argélia, uma vez que precisa de ter garantias de que os líbios protegerão a integridade da família de Kadhafi.

Nascida em 1977, Aisha é advogada. Presidiu à fundação de caridade Waatassimu e em 2001 foi advogada do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. Em missão nas Filipinas, negociou com os radicais islâmicos do Abu Sayyaf a libertação de reféns ocidentais. Refugiou-se a 29 de agosto na Argélia, onde deu à luz a uma menina.

A gravidez de Aisha deu ao governo argelino o pretexto ideal para justificar o asilo por razões humanitárias sem que a neutralidade do país perante as revoltas na Líbia entrasse em questão.

Saif al Islam, outro dos filhos de Kadhafi, foi preso a 19 de novembro na região de Obari, 800 quilómetros a sul de Trípoli, por uma brigada de combatentes da cidade de Zintan, situada a 150 quilómetros a sul da capital.

No início de novembro, o TPI disse ter recebido informações de que Al Islam poderia tentar fugir da Líbia com a ajuda de mercenários.

Ao ser detido, tentou escapar à captura usando um disfarce e fingindo ser um criador de camelos, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #620 em: Dezembro 07, 2011, 10:30:44 pm »
Peritos norte-americanos em cibercrime dão formação a magistrados e polícias portugueses


O combate à pornografia infantil na internet, as burlas financeiras e outros tipos de cibercrime serão temas de um curso para investigadores criminais portugueses que decorrerá em Lisboa, na próxima semana, e será ministrado por especialistas norte-americanos. «Esta ação de formação, que é a primeira de outras projectadas, surge da necessidade do estreitamento de relações no combate ao crime informático que não conhece fronteiras», refere uma informação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

O curso decorre no âmbito da parceria entre esta instituição do Ministério Público e o ICE - Immigration Customs Enforcement - Homeland Security, departamento de segurança interna dos Estados Unidos que trata de questões relacionadas com imigração ilegal e fronteiras.

Magistrados do Ministério Público, peritos do DIAP e elementos da PSP, GNR, PJ e Serviços de Estrangeiros e Fronteiras participarão na formação, que se prolonga por cinco dias e decorre no campus da Justiça, em Lisboa.

No local vai ser montado um laboratório de ambiente digital, de forma a reproduzir ações reais e ilícitas ocorridas no ciberespaço, utilizando equipamento informático disponibilizado pela instituição americana.

A iniciativa decorre numa altura em que têm decorrido ataques de piratas informáticos a instituições portuguesas, estando anunciado para a próxima sexta-feira uma nova ação de um grupo que se designa LulzSec Portugal.

A Polícia Judiciária está a investigar os ataques informáticos reivindicados pelo grupo, que já divulgou dados pessoais e confidenciais de elementos da PSP e documentos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

A mesma organização reivindicou ataques a páginas na internet do PS, SIS, Ministério da Economia, Banco de Portugal, ministérios da Educação e Justiça e dos bancos CGD e BES.

Entretanto, na terça-feira, a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) desvalorizou o ataque ao sistema informático daquele organismo, afirmando que os documentos retirados são «ofícios confidenciais sem relevância nenhuma».

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #621 em: Dezembro 12, 2011, 07:50:26 pm »
Organizações regionais deviam integrar Conselho de Segurança diz Adriano Moreira


A reforma das Nações Unidas é um imperativo e nela não caberá nem França nem Inglaterra, substituídas pela Europa, devendo unir sobretudo as organizações regionais para manter um equilíbrio de poder.

A ideia foi defendida pelo académico português Adriano Moreira que, numa entrevista à Agência Lusa, no Mindelo, ilha de São Vicente (Cabo Verde), sustentou que as "especificidades" do regionalismo devem ter um papel a desempenhar, entre elas a própria Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). "As pessoas preocupam-se tanto com o globalismo, que no fundo é uma teoria de interdependência, e esquecem-se das especificidades, que são cada vez mais importantes. A CPLP tem uma especificidade em relação ao globalismo que tem uma importância extraordinária para a reorganização da ordem mundial", afirmou. Nesse sentido, Adriano Moreira, que recebeu sábado o doutoramento "Honoris Causa" pela Universidade do Mindelo, frisou que as Nações Unidas "precisam de ser reformuladas e o respetivo Conselho de Segurança redefinido.

"Haverá grandes países que terão o seu lugar, mas as organizações internacionais especializadas terão de ter o seu lugar. A Inglaterra e a França não devem estar no Conselho de Segurança, mas sim a Europa. Em muitas organizações, como a CPLP, o regionalismo das especificidades vai ter o seu lugar", sustentou. "A essas organizações, a que chamo regionais porque me parece ser a palavra mais expressiva, aglomeram países e é pela sua aglomeração que se apresentam como uma unidade que pode equilibrar o poder dos grandes países. Isso tem de ser tido em conta. É um assunto para discutir minuciosamente", acrescentou Adriano Moreira. Questionado pela Lusa sobre se o facto de uma universidade de Cabo Verde - o ensino superior no arquipélago "nasceu" em 2001 - ter, pela primeira vez, atribuído um grau de doutoramento escolhendo uma personalidade portuguesa que deixou "marcas" no país, o antigo ministro do Ultramar considerou a iniciativa "reconfortante".

"Na vida académica é a honra maior que se pode receber. Considero importante, do ponto de visto da cultura portuguesa, que isto seja feito num território que foi colonizado por Portugal e se tornou independente. Isso deve ser reconfortante e animador para todos os que se interessam pela manutenção da comunidade destes povos das CPLP", justificou. Tenho impressão que, não apenas em Cabo Verde, mas em todos os antigos territórios, o bom entendimento é crescente. Um dos ramos que presta melhor serviço de cooperação com todos os territórios é as Forças Armadas, o que parece surpreendente. Cabo Verde foi sempre um caso especial nas relações com Portugal", acrescentou.

Sobre as críticas lançadas pela Associação dos Ex-Presos Políticos (/ACEP) do Campo de Concentração do Tarrafal, que consideram "um insulto" à memória dos nacionalistas cabo-verdianos, angolanos e guineenses que por lá passaram, Adriano Moreira, que em junho de 1961 decretou a reabertura da prisão, desdramatizou. "Sei que há uma polémica qualquer. Não tomei conhecimento, não quero tomar conhecimento. Quando me falam nesse assunto, eu digo que vim cá para uma cerimónia académica. Interessa-me a opinião e os votos dos académicos. Não conheço, não quero conhecer pessoas que não sei quem são, cuja opinião é livre, e eu também tenho a liberdade de não querer saber e não ligar importância", referiu. "[Naquele tempo] Sempre defendi a mudança, o regresso àquele velho projeto de ter o estatuto de ilhas adjacentes. Foi discutido no meu tempo. Não foi aqui aceite, mas foi discutido. Mas há uma relação muito especial e íntima entre portugueses e cabo-verdianos", concluiu.

Lusa
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1534
  • Recebeu: 207 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +268/-1314
Re: Notícias em Geral
« Responder #622 em: Dezembro 13, 2011, 07:06:15 pm »
No seguimento desta noticia:

Citação de: "Lusitano89"
Porto Santo: Militar continua desaparecido


O militar desaparecido quinta-feira durante o exercício militar na ilha do Porto Santo não foi ainda encontrado, disse, à Agência Lusa, o comandante da Zona Marítima da Madeira. Pedro Amaral Frazão referiu que as buscas visuais a partir de terra continuam com a participação da Polícia Marítima, Exército e Guarda Nacional Republicana (GNR) e «vão prosseguir até ao final do dia».

O Comandante da Zona Marítima da Madeira acrescentou que esta manhã foi feita uma saída com a semi-rrígida da Capitania do Porto Santo que tentou chegar ao local onde é presumível que o militar tenha caído «mas as condições de mar não eram as melhores e teve de regressar».

A operação decorre sobretudo no figurino de buscas visuais a partir de terra na costa leste do ilhéu da Cal devido às condições de mar adversas no arquipélago.

Amaral Frazão referiu ainda que no Porto Santo encontram-se vários meios e equipas de busca incluindo o navio da Armada portuguesa «Schultz Xavier».

O militar desaparecido é soldado do Exército, natural da Madeira e pertencente ao Regimento de Guarnição n.º 3, no Funchal, integrava um grupo de cerca de 250 militares dos três ramos das Forças Armadas, que entre segunda e quinta-feira participaram num exercício na ilha, e «estava num posto junto ao mar».

Este treino, denominado «Zarco 11», visou testar a resposta militar e da Protecção Civil a uma crise internacional, mas acabou por ser interrompido devido ao desaparecimento do militar, tendo de imediato todos os meios disponíveis sido afectos à operação de busca, por mar, ar e terra.

Lusa


Eis o resultado, que infelizmente não apareceu nos mass media:

Citar
Corpo de militar encontrado ontem na Praia dos Zimbralinhos - Porto Santo       


O corpo do militar desaparecido desde a última quinta-feira foi ontem encontrado na Praia do Zimbralinho, entre os Morenos e o Pico das Flores, precisamente na zona onde era presumível ter sofrido a queda num penhasco. Amaral Frazão, comandante da Zona Marítima da Madeira, confirmou a recolha do corpo que indica pertencer ao militar desaparecido, seguindo-se agora toda a tramitação processual em casos deste tipo. "É prematuro presumir as causas da morte", revelou Amaral Frazão, dizendo que o caso está agora ao cuidado do Ministério Público. O corpo foi remetido para autópsia com vista a esclarecer as verdadeiras causas da morte.
Refira-se que o corpo foi encontrado quando as buscas visuais por terra e com a semirrígida da Capitania do Porto Santo, por mar, estavam já reduzidas a uma equipa da Polícia Marítima, da GNR e militar. Fábio Silva, de 24 anos, era natural de Machico. Esteve destacado numa comissão no Kosovo na qual esteve integrado numa força de paz da NATO. No momento era soldado do Exército e fazia parte do Regimento de Guarnição n.º 3, integrando um contingente de 250 militares dos três ramos das Forças Armadas que participaram num exercício na ilha, cujo exercício foi interrompido em consequência do desaparecimento do militar. O militar foi dado como desaparecido na última quinta-feira, muito possivelmente em consequência de uma queda à beira de um penhasco onde se encontrava a desempenhar uma das funções inerentes ao exercício. De imediato o exercício foi interrompido e todos os meios disponíveis foram afectos à operação de busca por mar, por meios aéreos e por terra.

in: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.p ... p=0&sdata=
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #623 em: Dezembro 14, 2011, 07:35:19 pm »
UE desbloqueia 4 milhões de €€€ para preservar Auschwitz


A Comissão europeia desbloqueou 4 milhões de euros para a preservação do antigo campo de extermínio nazi de Auschwitz-Birkenau (sul da Polónia), anunciou esta quarta-feira a direcção do museu.

O dinheiro provém do fundo «Europa para os cidadãos» e será transmitido como parte do projecto chamado «Auschwitz - a preservação da autenticidade - novos objectivos para os anos 2012-2015».

Os recursos vão permitir acelerar alguns trabalhos de conservação, principalmente do sistema de segurança contra incêndios dos arquivos do museu, além da compra de aparelhos especializados para a conservação de objectos pessoais dos deportados, bem como a digitalização das informações sobre as vítimas.

«A ajuda europeia é um auxílio à parte, antes do estabelecimento definitivo do fundo perpétuo de 120 milhões de euros», declarou o director do museu Piotr Cywinski, em comunicado,

Vários países prometeram participar desse financiamento, com a Alemanha concedendo 60 milhões de euros; a Polónia, 10 milhões; a Áustria, 6 milhões; os Estados Unidos, 15 milhões de dólares e a Grã-Bretanha, 2,5 milhões de libras.

De 1940 a 1945, cerca de 1,1 milhões de homens, mulheres e crianças, entre eles quase um milhão de judeus de vários países da Europa, ocupados pelos alemães, morreram no campo de Auschwitz-Birkenau, assassinados pelos nazis.

O museu, criado pelo governo polaco em Junho de 1947, abriga, hoje, milhares de objectos pessoais das vítimas, necessitando de medidas urgentes de conservação.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #624 em: Dezembro 15, 2011, 09:35:38 pm »
Multibanco dispensador de ouro chega a Portugal


A marca portuguesa de compra e venda de ouro - a Valores - lança este fim-de-semana, em Gaia e em Cascais, as duas primeiras máquinas multibanco de ouro em Portugal, onde se podem adquirir barras ou moedas de ouro.

O director-geral da Valores, J. Chester, disse citado pela Lusa que o funcionamento do Gold ATM «é semelhante ao dos que dão dinheiro, mas neste caso o produto final da transacção são moedas ou barras de ouro».

Na montra das máquinas - que começarão por estar disponíveis nas lojas da Valores no Arrábida Shopping e no Cascais Shopping - o cliente pode consultar o «catálogo» dos produtos disponíveis, que vão desde barras de ouro de uma, cinco e 10 gramas a libras, krugerrand (moeda sul africana) e moedas de prata águia.

O cliente selecciona, depois, o artigo que pretende, efectua o pagamento com dinheiro ou cartão de crédito e a máquina devolve uma barra ou moeda devidamente empacotada, assim como o recibo da compra efectuada.

«Os investidores privados podem, de uma forma fácil, acessível e cómoda aceder ao artigo de ouro pretendido e adquiri-lo ao valor justo, uma vez que o preço actualiza de acordo com a cotação do ouro no momento da compra», destacou J. Chester, acrescentando que as barras e as moedas vendidas no ATM têm certificação/aceitação internacional de ouro e prata.

Actualmente existem já Gold ATM em países como a Alemanha, China, Itália, Emirados Árabes ou Reino Unido. Agora, passam a haver também em Portugal.

Resultado de uma parceria da Valores com a empresa alemã «Gold to Go», responsável mundial pelas Gold ATM, as duas máquinas que agora entram em funcionamento em Portugal representam um investimento na ordem dos 250 mil euros.

«Acreditamos que este novo produto/serviço será bem recebido pelos portugueses. Apesar do actual cenário, somos da opinião que o mercado está receptivo a novos negócios, a novos produtos e o ouro continua a ser visto como um investimento seguro. O português está habituado a comprar ouro para poupar ou para investir e tem aqui uma nova possibilidade», afirmou o director-geral da Valores.

Paralelamente, a Valores equaciona «exportar» este novo serviço para outros países onde a marca portuguesa está presente: «Perspectivamos ter este serviço disponível nas nossas agências ou em pontos estratégicos nos países onde marcamos presença», assegurou o mesmo responsável.

Segundo referiu, este novo serviço insere-se na estratégia de inovação permanente da Valores, que encara 2011 como um «ano de objectivos cumpridos»: A entrada no mercado francês, o lançamento de um serviço de transferências internacionais de dinheiro através de uma parceria com a multinacional MoneyGram e, agora, a introdução no mercado nacional a primeira ATM de ouro.

Criado em 2008, o «franchising» Valores possui actualmente perto de 200 lojas em Portugal e ainda duas unidades em França, mais de uma dezena em Espanha e uma no México.

Angola e Brasil são agora as prioridades na estratégia de internacionalização da marca.

Lusa
« Última modificação: Dezembro 20, 2011, 07:14:08 pm por Lusitano89 »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #625 em: Dezembro 16, 2011, 10:53:08 am »
ASAE diz que cumprimento das regras melhorou muito


O inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes, disse hoje à Lusa que o cumprimento das regras sanitárias melhorou muito em relação a 2006, referindo o grande esforço nas áreas de restauração e bebidas.
 
«Tem existido um esforço muito grande na área da restauração e das bebidas, com taxas de incumprimento muito inferiores em relação a 2006», adiantou António Nunes, acrescentando registar «com agrado a preocupação dos operadores económicos pelo cumprimento da lei».

A ASAE iniciou hoje, às 7h, a nível nacional, uma operação de controlo de estrada para fiscalizar as condições de transporte e distribuição de bens alimentares.

«A preocupação da ASAE é assegurar que os produtos são transportados entre o produtor e o cliente final com garantias» de qualidade, explicou o inspector-geral da ASAE durante a operação «Controlo de Estrada».

«Junto à Páscoa e ao Natal, este órgão da polícia criminal costuma intensificar a fiscalização de forma a dar garantias aos cidadãos de que podem consumir produtos em condições», referiu.

Na operação de hoje, a unidade da ASAE que se encontra junto à ponte 25 de Abril, em Lisboa, detectou, desde as 7h, três situações de ilegalidade, duas por transporte incorrecto de alimentos e uma por contrafacção, avançou António Nunes.

A operação vai decorrer até às 10h30, para verificar a «temperatura, rotulagem, proveniência e o licenciamento, dependendo do tipo de actividade em causa», como explicou à Lusa um dos inspectores na área da investigação.

Esta operação decorre em vários locais a nível nacional, Lisboa, Porto, Castelo Branco, Évora, Faro, Santarém e Quarteira entre outros.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25327
  • Recebeu: 3338 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1724/-1688
Re: Notícias em Geral
« Responder #626 em: Dezembro 20, 2011, 07:17:08 pm »
Portuguesa Amélia Torres vai ser porta-voz de Mario Monti


A portuguesa Amélia Torres vai ser a partir de janeiro uma das porta-vozes do primeiro-ministro italiano Mario Monti, com quem já trabalhou na Comissão Europeia, em Bruxelas, revelou à agência Lusa fonte comunitária.

Amélia Torres era até aqui, na «Comissão Barroso», porta-voz do comissário espanhol Joaquín Almunia, com a pasta da Concorrência, que anteriormente, durante a presidência de Romano Prodi, havia sido tutelada pelo novo chefe do governo italiano.

Em conferência de imprensa hoje realizada em Bruxelas, Almunia agradeceu o trabalho da porta-voz portuguesa, que parte para Itália no começo de 2012, ficando responsável pelo contacto com a imprensa internacional.

Lusa
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +45/-255
Re: Notícias em Geral
« Responder #627 em: Dezembro 22, 2011, 10:53:12 am »
Navio com mísseis para a China retido na Finlândia

O navio Thor Liberty, que pertence à empresa dinamarquesa de navegação Thorco, partiu da Alemanha e tinha como destino a China, segundo a Reuters. Não tinha permissão para transportar aquela carga – pelo menos 69 mísseis Patriot e 150 toneladas de um explosivo designado nitroguanidine, adiantaram as autoridades finlandesas.

“Após uma investigação, encontrámos 69 mísseis Patriot e cargas explosivas”, anunciou a polícia finlandesa num comunicado citado pela AFP. O navio, com 91 metros de comprimento e 3810 toneladas de peso, atracou no porto finlandês a 15 de Dezembro, vindo da Alemanha.

Segundo as autoridades alfandegárias, este será um caso de exportação ilegal de material militar. “Há indícios que permitiram iniciar uma investigação relativa ao crime de exportação desta carga para países terceiros”, adiantou à agência francesa o responsável da unidade contra a criminalidade nas alfândegas finlandesas, Petri Lounatmaa.

A legislação finlandesa exige que seja dada autorização das suas autoridades para que este tipo de carga possa passar no território nacional. Petri Lounatmaa adiantou à AFP que a polícia finlandesa integrou uma equipa que está a investigar o caso e que está também a ser avaliada a possibilidade de terem sido cometidas outras infracções.

Os mísseis foram encontrados durante uma inspecção de rotina, e as autoridades confirmaram também que os explosivos estavam mal acondicionados. “Começámos a interrogar a equipa e só no seguimento da investigação é que será tomada uma decisão sobre eventuais detenções”, adiantou Lounatmaa. A bordo do navio estavam 32 membros da tripulação e prevê-se que o interrogatório se prolongue, pelo menos, até esta sexta-feira.

O director-geral da Thorco, Thomas Mikkelsen, mostrou-se surpreendido quando foi contactado pela AFP sobre este caso. “Não estou ao corrente de nada”, disse, remetendo para mais tarde qualquer esclarecimento. Um outro membro da empresa, que pediu para não ser identificado, confirmou que o navio foi retido.

Produzidos pela empresa norte-americana Raytheon, os mísseis Patriot foram usados nomeadamente na primeira guerra do Golfo, em 1990 e 1991.

http://www.publico.pt/Mundo/navio-com-m ... ia-1526052
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +103/-234
    • http://forumdefesa.com
Re: Notícias em Geral
« Responder #628 em: Dezembro 22, 2011, 08:29:02 pm »
69 mísseis Patriot assim por aí perdidos?  :conf:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13066
  • Recebeu: 3288 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1137/-1901
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias em Geral
« Responder #629 em: Dezembro 22, 2011, 08:33:48 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
69 mísseis Patriot assim por aí perdidos?  :arrow: Read more: http://defensetech.org/2011/12/22/ok-gu ... z1hIWSWSE5
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."