O poder aéreo derrotou o Iraque na 1ª e 2ª guerras do Golfo... claro, não consegue ocupar o terreno...
Estamos a dizer a mesma coisa, é que mesmo que o poder aéreo destrua toda a capacidade militar do inimigo isso não é o fim da guerra, é sempre necessário forças terrestres para ocupar o terreno e acabar com a guerra (guerra convencional, pois já sabemos que depois vem a guerrilha mas isso é outra historia).
As duas guerras do Iraque, a 2ª guerra mundial que apesar de enormes bombardeamentos sobre a Alemanha e o Japão foi na mesma necessário combates terrestres, etc.
Mas qualquer um deles não sobrevive muito tempo sem o poder aéreo, ou isolados contra ele. Foi por isso que disse que a escolher um talvez optasse por este último.
Isso talvez seja relativo, porque existe capacidade anti-aérea nos meios navais e terrestres, é uma questão de qual é o mais capaz.
E guerrilha, na minha opinião, foi o conflito na Malásia.... ou os nossos em África... ou talvez o da Argélia, sim...
Agora Indochina francesa?? acha que batalhas como Dien Bien Phu são operações de guerrilha? ou no Vietname a ofensiva do Tet? já para não falar do apoio vietcong.... foram guerras de baixo/médio nível de intensidade (pelo lado do Vietname do Norte), parece-me.
Uma guerra de guerrilha é composta por vários estados, o inicial é quando a força de guerrilha não tem capacidade para defrontar a força que ocupa o terreno, então a sua táctica é a guerrilha, mas esta táctica tem um objectivo que é degradar a capacidade de combate da força que ocupa o terreno e com o tempo (muitos anos se for necessário) aumentar a capacidade de combate da força de guerrilha para que esta possa um dia combater uma guerra convencional com a força ocupante do terreno e vence-la.
A guerra da Indochina atingiu esse ponto crítico da força de guerrilha atingir a capacidade de vencer a força ocupante que eram os Franceses.
A guerra do Vietname nunca atingiu esse ponto mas o Vietname do Norte não tinha qualquer pudor em mandar milhares de homens para a morte para matar algumas centenas de americanos, pois sabiam que nos EUA poucos apoiavam a guerra e estes um dia acabariam por se fartar e ir embora, com a retirada dos EUA do Vietname a balança de forças ficou do lado do Norte e então estes poderam passar a uma ofensiva convencional.
A guerra colonial portuguesa em África nunca atingiu esse ponto mas na Guiné estava iminente, as forças de quadricula estavam muito desanimadas, perdemos a superioridade aérea com o aparecimento de misseis SAM portáteis soviéticos e em certos quarteis portugueses já se estavam a construir valas e obstáculos anti-carro porque tinhamos receio de ser atacados por veiculos blindados do PAIGC, seria uma questão de tempo.
Apenas pedi para não referirem estes exemplos porque apesar da total superioridade aérea (ou melhor, da existência de facto da supremacia aéres) não terem a França e os EUA conseguido ganhar o conflito... nem mesmo no plano militar!
Na guerra da Indochina está enganado, durante a batalha de Dien Bien Phu não existia supremacia aérea, devido às forças de guerrilheiros conseguirem eliminar essa capacidade nas Forças Armadas Francesas, isto é, não é necessário ambos os lados terem aeronaves, basta um dos lados retirar essa capacidade ao inimigo com misseis SAM e AAA, e formarem um guarda-chuva anti-aéreo que impede a Força Aérea de apoiar as suas forças terrestres, sendo o poder aéreo o factor determinante.
Se a França conseguisse dar apoio aéreo e reforçar as suas tropas ao longo de toda a batalha talvez ganhasse a batalha mas chegou a um ponto que deixou de ter essa capacidade, os aviões deixaram de aterrar lá e os reforços tinham que ser largados de pára-quedas, a partir desse momento passou a ser um combate entre forças terrestres e sem o apoio aéreo as forças francesas passaram a estar em desvantagem o que os levou à derrota.
Na Guerra do Vietname temos um bom exemplo de uma campanha aérea que não venceu a guerra

, os B-52 americanos fartaram-se de bombardear o Vietname do Norte e isso não resultou em nenhuma vitoria para os EUA.
Durante a Batalha de Khe Sanh (tentativa do Vietname do Norte de fazer um "Dien Bien Phu" aos Americanos), os Americanos venceram ao contrário dos Franceses., o factor decisivo foi o poder aéreo, pois os Americanos conseguiram sempre apoiar as suas forças terrestres que estavam cercadas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Siege_of_Khe_Sanh