Concordo plenamente com o "post" do forista Instrutor.
Apenas um pequeno senão: pela minha parte, gostaria de que, nas nossas BD, os SeaSparrow fossem substituídos por ESSM. Assim acrescentar-se-ia alguma capacidade AAW à Marinha de Guerra Portuguesa, já que os radares daquelas são bastante avançados, creio.
Caro forista Filipe, eu compreendo muito bem a sua posição e o quanto voce como qualquer outro forista deste forum gostariam de ter uma Armada moderna com grande poder de intervenção e acção com real capacidade AAW, mas pense no seguinte e desta forma, equipar as Fragatas com misseis ESSM do tipo RIM 162 A e RIM 66B para que? Actualmente as missoes de Portugal baseiam-se essencialmente em tres vertentes:
1º Patrulha e Defesa da ZEE, em caso de conflito aero-naval na nossa ZEE as nossas Fragatas todas elas tem alguma capacida de se protegerem individualmente e repito individualmente e nao uma pequena task force, contudo poderiamos contar com o apoio da nossa Força Aerea com os nossos F-16 MLU garantirem a segurança dos nossos navios e tambem neste caso poderiamos contar com os nossos P3C; Posto isso acho essencial o programa NPO e LFC serem terminados com máxima urgencia para patrulharem devidamente a nossa ZEE;
2º Enquadrado em missoes da NATO num grupo tarefa onde as unidades destacadas desempenhariam um papel importante, por exemplo as supra fragatas espanholas da classe Alvaro de Bazan tem poderio suficiente para protegerem esse grupo tarefa contra alvos aereos, contudo em termos submarinos nao estão tão vocacinadas para dar caça, acredite ou nao as nossas VdG foram construidas vocacionadas para a luta anti-subamarina, portanto com isto quero dizer que num grupo tarefa o conjunto de navios que o constituem tem as suas vocaçoes.
3º Relativamente a missoes da nossa armada em teatros de conflitos basearam-se essencialmente nestes ultimos anos em território africano e uma missão em Timor, acredite que num teatro africano o nosso futuro NAVpol estaria devidamente protegido com as nossas BD, ja que nenhum pais actualmente africano de nossa influencia possui navios de guerra capazes de competir com as nossas fragatas e os nossos futuros sub, as Forças Aéreas também nao possuem grande capacidade de atacar os nosso vasos de guerra, e para elém do mais pense no seguinte, sabe o que aconteceria se algum pais atacasse alguma fragata portuguesa ou de outro país da NATO???
Acredito que futuramente a nossa marinha será equipada com navios mais capazes, acredite que nunca esteve tanto poder de fogo e sofisticação no Alfeite como esta hoje em dia, e vai estar com o começo da chegada dos subamrinos.
Hoje nao podemos infelizmente darmo-nos ao luxo de equipar as nossas BD com outro tipo de missil sem ser o seasparrow, existem programas que frizei num post atras mais urgentes que deveremos ter em conta.