O LPD ainda se compreende a hesitação, já que no estado actual, a Marinha não tem dinheiro para o operar, nem pessoal para o guarnecer, sem no mínimo abdicar de alguma coisa (por exemplo fragatas). E isto de comprar uma besta daquelas, para ficar encostado o ano inteiro à espera de algum desastre, também não faz grande sentido.
Agora claro, se viesse o JdW, e os restantes programas fossem colocados em andamento, com aumento do orçamento, de pessoal, e dotando a Marinha de fragatas modernas, a conversa seria outra. Mas como duvido, e como a conversa do CEMA sobre os Crossover, é a única "luz ao fundo do túnel" que vemos em anos, em que se tenta colmatar lacunas olhando para opções "fora da caixa", ao invés de seguir o rumo de transformar esta numa "Marinha Civil e Logística Portuguesa", não atacar de cabeça o JdW pode não ser mau de todo.
Já o Wave Ruler, é que é uma piada de mau gosto não o terem já ido buscar ao fim de 2 anos. Já tinha dado tempo para o navio ser pintado da cor dos nossos navios, dragar o canal de acesso ao Alfeite, e formar pelo menos uma guarnição.