LPD- Navio Polivalente Logístico

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ACADO

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1005 em: Fevereiro 04, 2015, 05:34:35 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "Alvalade"
Citação de: "Instrutor"
O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, admitiu que a Marinha está a avaliar a compra de um navio polivalente logístico à França que poderá custar cerca de 80 milhões de euros.As declarações do governante foram proferidas na comissão parlamentar de Defesa, na discussão na especialidade da Lei de Programação Militar (LPM) e da Lei de Programação de Infraestruturas Militares (LPIM), depois de questionado pelo deputado do PSD André Pardal sobre a eventual compra do navio polivalente logístico (NPL) "Sirocco".

Aguiar-Branco revelou que a compra de um navio construído de raiz "é inviável" pelo seu custo elevado, à volta dos 400 milhões de euros, e que a Armada "está a avaliar que outros programas podem servir de vasos comunicantes" neste negócio, que vai exigir "realocação de verbas".~

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica ... id=4380623

Portanto o Sirocco veio mesmo de propósito a Lisboa.
Mas havia duvidas disso, quando o navio rumou de Toulon rumo ao Golfo da Guiné, e passou por Lisboa? :wink:
Agora essa dos 400 milhões de euros :?. Isso quase compra novo um Mistral (é 451 milhões) e comprava novo o JSS Karel Dorman (363 milhões)... :twisted:   http://en.wikipedia.org/wiki/Mistral-class_amphibious_assault_ship
http://en.wikipedia.org/wiki/Karel_Doorman-class_support_ship



Cumprimentos

Tambem me parece que e um valor exagerado.
Mas tendo em conta que nao temos experiencia neste tipo de navio talvez seja a contar com derrapagens.
De qualquer modo, fosse o que fosse era dinheiro gasto em empresas e trabalhadores Portugueses, enquanto que assim vai direitinho para o Estado Frances que em nada nos ajuda!! Se ao menos incluisse uns Helicopteros e umas lanchas...
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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1006 em: Fevereiro 04, 2015, 06:12:42 pm »
Navio polivalente logístico
« Última modificação: Fevereiro 11, 2015, 11:16:33 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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tenente

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1007 em: Fevereiro 04, 2015, 06:51:16 pm »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Get_It

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1008 em: Fevereiro 04, 2015, 06:58:22 pm »
Citação de: "ACADO"
Tambem me parece que e um valor exagerado.
Mas tendo em conta que nao temos experiencia neste tipo de navio talvez seja a contar com derrapagens.
De qualquer modo, fosse o que fosse era dinheiro gasto em empresas e trabalhadores Portugueses, enquanto que assim vai direitinho para o Estado Frances que em nada nos ajuda!! Se ao menos incluisse uns Helicopteros e umas lanchas...
Também acho um valor exagerado quando até já temos projecto pronto e que só precisa agora de ser revisto para a construção. E se um NAVPOL/LPD de raiz fica bastante caro então que façam como foi sugerido nas páginas anteriores deste tópico: utilizem como base um navio civil.

Não temos experiência? Mesmo com a sabotagem que houve nos ENVC não nos falta trabalhadores, engenheiros e empresas com o conhecimento necessário para andar com isto para a frente.

Só não percebo é como que com tanta conversa que a indústria naval é de grande importância é que vão deixar passar esta oportunidade de construir um navio destes em Portugal. Especialmente quando até também temos uma grande indústria em termos de sistemas de gestão e comunicações que também seriam integrados nos navios.

Eu sou completamente a favor de um NAVPOL, especialmente dado a "fragilidade" dos Açores e da Madeira como já foi visto, mas a verdade é que temos outras prioridades em termos de substituir equipamento e ajudar a manter capacidades. (Se quisessem dizer que o NAVPOL é a maior prioridade então que não deixassem o resto da frota chegar ao estado que chegou.) Exemplo disso foi a aquisição das fragatas e submarinos. Agora com a aquisição de um navio para o projecto do NAVPOL, que o que vai fazer é principalmente dotar a Marinha com uma nova capacidade, então preferia esperar e antes concentrar o pouco cacau que temos na construção de NPOs. Depois também tem o facto que a longo prazo este navio da marinha francesa vai-nos sair mais caro que um novo NAVPOL porque vai ser necessário fazer alterações aos sistemas do navio, fazer reparações, e ainda vai ter custos maiores de operação comparado com navios mais recentes e vai precisar de uma tripulação ligeiramente maior que a do projecto do NAVPOL.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Miguel

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1009 em: Fevereiro 04, 2015, 07:27:05 pm »
Seria urgente é a construçao de 2 ou 3 LDM para treino de desembarque dos Fuzos e de algumas viaturas.

E que com o fim da LDG Bacamarte, os nosso unicos meios de desembarque ligeiros sao os Zebros e talvez 2 ou 3 Larc5.
 

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ACADO

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1010 em: Fevereiro 04, 2015, 07:35:28 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "ACADO"
Citação de: "mafets"
Citação de: "Alvalade"
Citação de: "Instrutor"
O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, admitiu que a Marinha está a avaliar a compra de um navio polivalente logístico à França que poderá custar cerca de 80 milhões de euros.As declarações do governante foram proferidas na comissão parlamentar de Defesa, na discussão na especialidade da Lei de Programação Militar (LPM) e da Lei de Programação de Infraestruturas Militares (LPIM), depois de questionado pelo deputado do PSD André Pardal sobre a eventual compra do navio polivalente logístico (NPL) "Sirocco".

Aguiar-Branco revelou que a compra de um navio construído de raiz "é inviável" pelo seu custo elevado, à volta dos 400 milhões de euros, e que a Armada "está a avaliar que outros programas podem servir de vasos comunicantes" neste negócio, que vai exigir "realocação de verbas".~

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica ... id=4380623

Portanto o Sirocco veio mesmo de propósito a Lisboa.
Mas havia duvidas disso, quando o navio rumou de Toulon rumo ao Golfo da Guiné, e passou por Lisboa? :wink:
Agora essa dos 400 milhões de euros :?. Isso quase compra novo um Mistral (é 451 milhões) e comprava novo o JSS Karel Dorman (363 milhões)... :twisted:   http://en.wikipedia.org/wiki/Mistral-class_amphibious_assault_ship
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Cumprimentos

Tambem me parece que e um valor exagerado.
Mas tendo em conta que nao temos experiencia neste tipo de navio talvez seja a contar com derrapagens.
De qualquer modo, fosse o que fosse era dinheiro gasto em empresas e trabalhadores Portugueses, enquanto que assim vai direitinho para o Estado Frances que em nada nos ajuda!! Se ao menos incluisse uns Helicopteros e umas lanchas...

Penso, e digo penso que as LDM/LDP's vem com o Navio quanto a Helis é mais utilizarmos alguns dos poucos Merlin, que temos.

Cumprimentos

Os Merlin sao da Forca Aerea e esta mais que visto que ia ser um problema para a Marinha andar sempre a pedir a Forca Aerea para os ter a bordo!!
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1011 em: Fevereiro 04, 2015, 08:08:37 pm »
Citar
T PAL Indonesia Started Construction of the 1st SSV LPD for the Navy of Philippines
 
PT PAL Indonesia held a "First Steel Cutting Ceremony" of the Strategic Sealift Vessel-1 (SSV) Landing Platform Dock in presence of the Chief of Staff of the Philippine Navy and other authorities. The Philippines Ministry of Defence ordered two SSVs from the Indonesian shipyard. Delivery of this unit is expected on the second quarter of 2016. The second and final delivery is set on 2017.


Strategic Sealift Vessel SSV scale model on display at the PT PAL stand during INDODEFENCE 2014
          
The SSV selected by the Philippines is based on the Makassar class LPD design. Four vessels of this class are already in service with the Indonesian Navy (TNI-AL) while the Peruvian Navy placed an order for two similar amphibious vessel in 2012 (to be built locally).



Steel cutting ceremony of the SSV-1 for Philippine Navy
          
Based on a DSME design, the Indonesian Navy Makassar class LPD have a length of 125m for a standard displacement of 7,300 tons. They can carry up to 35 vehicles, 5 helicopters (2 in hangar), 218 troops and 2 landing crafts in a well deck.

Basic specifications of Makassar class LPD:
• Length Over All = 125 M
• Length Between Perpendicular = 109,2 M
• Breath = 22.0 M
• Depth (Tank Deck)/Truck Deck = 6,7 M / 11,3 M
• Draft : Max = 4,9 M
• Displacement = 7.300 Ton
• Speed max. = 15 Knots
• Endurance in days = 30 days
• Cruising Range = 10.000 Miles
• Complement = 344 person (Crew 126; Troops 218)
• Helicopters = 5 units
• Landing craft = 2 units

http://www.navyrecognition.com/index.ph ... ew&id=2363
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Alvalade

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1012 em: Fevereiro 04, 2015, 08:08:54 pm »
O Siroco teve algumas alterações na sua configuração.







« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 11:10:55 am por Alvalade »
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1013 em: Fevereiro 04, 2015, 08:14:19 pm »
Concordo plenamente com a aquisição de um navpol, mas não é por isso que deixo de olhar para outras inexistências dá marinha portuguesa. Sem dúvida que as fragatas, corvetas, balizador, abastecedor, tem idade a considerar, mas navpol, combate à poluição e desminagem, nem velho nem nada, simplesmente não há. Tinha fé nos sf300 que na Dinamarca faziam as duas últimas missões, chapéu, os módulos de missão ficam com os dinamarqueses e os navios vão para estaleiro um ano não se sabendo como de lá vão sair. E este é o filme da marinha portuguesa. Desde lpd, lst, lsd, tudo foi cedido, vendido e comprado por numerosas marinhas por esse mundo fora, menos a portuguesa. Era para ser um novo, falando o ministro em 400 milhões de euros, quando os neozelandeses pagaram 100 milhões e os indonésios pela Tanjung Dapele 32 milhões de dolares.

Portanto face a este desgoverno, se o Siroco estiver em condições (como penso estar, com nem ainda 17 anos), se existir dinheiro para o adquirir, e mais importante se o custo operacional, de manutenção e futuros upgrades, permitirem que o navio seja usado ao mesmo nível das fragatas, ou dos submarinos de mil milhões, que venha. Se vamos traçar as famosas prioridades como os npo, nh90 ou A400, arriscamo-nos a acabar com um número aquém das necessidades ou pior, com dinheiro gasto e sem nada. Façam as lanchas de desembarque no alfeite. E se for preciso usar parte das 180 pandur e dos 12 merlin, azar, a ver se de uma vez por todas se acabam com as capelinhas que isso é coisa de igreja e não de umas f.a.



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1014 em: Fevereiro 04, 2015, 11:16:42 pm »
Citação de: "ACADO"
Os Merlin sao da Forca Aerea e esta mais que visto que ia ser um problema para a Marinha andar sempre a pedir a Forca Aerea para os ter a bordo!!

Eu penso que se a Marinha vier a ter esse navio, tem é que falar com a Força Aérea, ou EMGFA, MDN, o que quer que seja, para se começar a planear exercícios conjuntos, etc. A Força Aérea se tem essa capacidade é para a usar, não pode dizer, "não me apetece", pode é dizer, "para fazer isto, preciso disto, daquilo, etc", tudo fundamentado claro, publicações NATO, ou de países que possamos usar como referencia, EUA, Reino Unido, França, etc. Sempre que o Exército quer fazer treino de para-quedistas, ou outra coisa qualquer que meta meios aéreos, a Força Aérea participa, e o oposto também, como os exercícios Hotblade organizados pela Força Aérea, a diferença é operar um helicóptero a partir de um navio tem que ser treinado.

É que 4 dos Merlin vieram com essa capacidade, a FAP até recebeu mais aparelhos do que os que substitui, 10 Puma por 12 EH101, a própria organização mudou com a vinda dos Merlin, passou de 4 Puma nos Açores, 1 na Madeira e 5 no Montijo, para 2 Merlin nos Açores, 1 na Madeira e 9 no Montijo, estão sempre alguns parados para inspecções, reparação de avarias, etc, mas 9 sempre é mais que 5.

O maior problema que antevejo é a crónica falta de pilotos, como pormenor, só no inicio deste ano é que conseguiu ter pilotos-comandantes suficientes para o destacamento do Porto Santo, mas máquinas há.
http://observador.pt/2015/01/06/helicop ... pode-voar/

Pessoalmente só tenho pena que não se tenha aproveitado quando passam navios do tipo cá em Portugal, como os Mistral Franceses em exercícios com os Fuzileiros, a Força Aérea nunca tenha testado essa capacidade, ver um bocadinho mais à frente, lá por a nossa Marinha não ter essa capacidade, uma coisa não impede a outra, nós também não temos aviões-reabastecedores e os F-16 treinam regularmente isso. Mas isso também deve ir de quem está à frente desses assuntos, de puxar por isso.

PS: Esses Merlin nunca seriam para estar "sempre" no navio, a principal função deles continua a ser SAR, eles só iriam para o navio o tempo para efetuar determinado exercício ou missão, mas no fim regressariam à base.
 

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MERLIN

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1015 em: Fevereiro 04, 2015, 11:19:07 pm »
O SIROCO só vai ser vendido pelos franceses porque o modelo aprovado para a marinha francesa no livro branco da defesa prevê somente 3 navios anfibios. Com a incorporação do DIXMUDE, a marinha francesa tinha de vender o SIROCO. O navio, com 17 anos, não deixa de ser mais recente que todas as nossas fragatas e saiu há 2 anos e meio de manutenção.
Seria preferivel um navio novo? Seria. Temos meios financeiros (entre 350 e 400 milhões de Euros) para ter um navio com as mesmas valencias? Penso que não.
O SIROCO para além da sua elevada capacidade de projecção e de transporte de meios terrestres (homens e equipamento), pode transportar 4 heli de tipo EH101 (mais de 1 dezena de helis ligeiros), tem um hospital role2 com 65 camas, blocos operatórios, 2 salas para tratamento de queimados. O que o transforma numa peça de 1a importância em caso de catástrofe (particularmente na Madeira ou nos Açores) ou de apoio a operações em Africa por exemplo. Será um exemplo de navio duplo uso (alias à semelhança do que fazem com ele os franceses).
Ele deverá ser entregue, à semlhança do que aconteceu com os Chilenos, com CTM´s e CDIC. Ele possui ainda a capacidade de poder reabastecer outros navios (inclusive em combustivel) através de um sistema que utiliza a grua situada à ré. Para os menos atentos, na LPM aprovada, a substituição do Bérrio não aparece nas prioridades...
Ao incorporar o SIROCO (ou outro parecido), a doutrina de emprego de forças deverá ser revista. Ele será operado pela marinha mas é um verdadeiro meio "joint" onde os outros ramos serão implicados, para além da vertente de serviço público. Tem capacidade e instalações dedicadas para acolher um estado-maior embarcado. Os 4 EH101 CSAR são Helis "navalizados", eles foram adquiridos a pensar neste tipo de meio. As Pandur, e outros meios do Exército, podem ser tranposrtados pelos CTM e CDIC.
Por 80 milhões não é mau. Por isso venha ele.
cumptos
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Padrea Antonio Vieira
 
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ACADO

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1016 em: Fevereiro 05, 2015, 12:22:57 am »
Se bem que com 80 milhões compramos 25000 espingardas de assalto e respectivas miras...

E se é so por causa das missões humanitárias agarram num casco De um petroleiro e fazem o mesmo.

Acho que ou pensam num navio para o combate (que sem duvida este serve embora nao ideal) e arranjam mais meios como por exemplo helicopteros medios de transporte, escolta armada para os Helis, meios de apoio de fogo a terra, etc, etc!! Ou então, nao tendo estratégia de Combate nao vale a pena e arranjamos uma plataforma humanitária e guardamos o dinheiro para algo que possa proteger o País.

Para ter um navio como estes cada vez faz mais sentido unir Fuzileiros, Comandos e Paraquedistas e criar um comando Aero-Naval que consiga assaltos anfíbios e aerotransportados eficazes com todos os meios q uns e outros têm mas nenhum tem suficiente!!
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1017 em: Fevereiro 05, 2015, 01:37:00 am »
Citação de: "ACADO"
Se bem que com 80 milhões compramos 25000 espingardas de assalto e respectivas miras...

E se é so por causa das missões humanitárias agarram num casco De um petroleiro e fazem o mesmo.

Acho que ou pensam num navio para o combate (que sem duvida este serve embora nao ideal) e arranjam mais meios como por exemplo helicopteros medios de transporte, escolta armada para os Helis, meios de apoio de fogo a terra, etc, etc!! Ou então, nao tendo estratégia de Combate nao vale a pena e arranjamos uma plataforma humanitária e guardamos o dinheiro para algo que possa proteger o País.

Para ter um navio como estes cada vez faz mais sentido unir Fuzileiros, Comandos e Paraquedistas e criar um comando Aero-Naval que consiga assaltos anfíbios e aerotransportados eficazes com todos os meios q uns e outros têm mas nenhum tem suficiente!!

Nao tem a haver com este topico, mas para responder ao ACADO...o
Ministro referiu hoje na Comissao de Defesa, que o numero the Armas a adquirir e de 70000 no conjunto da substituicao da G3, mas que por agora vao comprar 10250.
 

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cmc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1018 em: Fevereiro 05, 2015, 03:05:08 am »
Citação de: "ACADO"
Os Merlin sao da Forca Aerea e esta mais que visto que ia ser um problema para a Marinha andar sempre a pedir a Forca Aerea para os ter a bordo!!
Gosto sempre quando vejo este tipo de comentário - e eu aqui a pensar que, como o demais, eram, sim, do Estado Português e que a esta estavam apenas atribuídos por mera «conveniência de serviço» (razão, aliás, para a sua própria existência, até). Está-se sempre a aprender...
 

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ACADO

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1019 em: Fevereiro 05, 2015, 09:10:55 am »
Citação de: "cmc"
Citação de: "ACADO"
Os Merlin sao da Forca Aerea e esta mais que visto que ia ser um problema para a Marinha andar sempre a pedir a Forca Aerea para os ter a bordo!!
Gosto sempre quando vejo este tipo de comentário - e eu aqui a pensar que, como o demais, eram, sim, do Estado Português e que a esta estavam apenas atribuídos por mera «conveniência de serviço» (razão, aliás, para a sua própria existência, até). Está-se sempre a aprender...

Uiiiii, se o Sr soubesse metade das historias...
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