FVieira escreveu:
Boas. Este é o meu primeiro post, por isso não me levem a mal algum erro. Mas um LHD (tipo classe Mistral, ou assim) não seria melhor para as necessidades portuguesas? Porque, e seja-mos realistas, não vamos ter necessidade de fazer desembarques anfibios tão cedo. Logo, um "Porta-helicopteros" não seria melhor, até para apoio a populações, como no caso do que aconteceu (e pode vir a acontecer) na Madeira ou Açores?
Bem vindo ao Fórum.
Claro que um navio de convés corrido e com doca, é sempre melhor do que um LPD. O caso é que o projecto em que foram dispendidos 15 milhões das contrapartidas dos submarinos, é de um LPD.
A necessidade de efectuar desembarques militares é sempre uma incógnita, assim como a data da ocorrência de uma catástrofe, e no último caso servia perfeitamente um navio da classe inglesa Bay.
Feinwerkbau escreveu:
e em caso de ter que deslocar equipamento pesado para essa zona em risco?
não falo de carros de combate, falo de veiculos de engenharia, retro-escavadoras, lança pontes, camiões para logistica, veiculos blindados de lagartas para assegurar a ordem publica.
FVieira mencionou o Mistral, que cumpre com todos esses requisitos, assim como o Navpol, assim como a classe Bay.
Chaimites escreveu:
No caso mais recente das enchurradas na Madeira os portos foram encerrados ate verificação na navegabilidade dos canais de acesso ao porto
Incorrecto!... O porto do Caniçal não encerrou, e o do Funchal teve apenas limitações.
Imagina um grande furacao: um barco de pesca afunda a entrada de uma barra, o LHD carregado de assistencia fica ao largo á espera que alguem limpe o canal!
Assim como o LPD. Para isso se usam os helicópteros e as lanchas de desembarque.
A capacidade de desembarque apenas por helicóptero é limitada
Estas sao apenas algumas vantagens do LPD relativas ao LHD
Além do preço e por vezes menor guarnição, o LPD não tem vantagens em relação ao LHD.