Notícias da FAP

  • 1806 Respostas
  • 607952 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7585 vez(es)
  • Enviou: 5141 vez(es)
  • +10194/-2930
Re: Notícias da FAP
« Responder #1695 em: Janeiro 29, 2025, 07:25:28 pm »
Na fotografia, e acredito que seja a referente à notícia por estarem 3 VEMERs, aparece o 08 que é um MPA. Um MPA a fazer Medevac em vez de um M?  :o

O FITS foi concebido para poder ser facilmente removido da aeronave caso haja disso necessidade, como é aqui o caso. O uso dum PG02/Persuader/VIMAR neste tipo de missão é um sintoma da problemática taxa de disponibilidade desta frota.  :-\
« Última modificação: Janeiro 29, 2025, 07:51:57 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 927
  • Recebeu: 441 vez(es)
  • Enviou: 597 vez(es)
  • +68/-7
Re: Notícias da FAP
« Responder #1696 em: Janeiro 29, 2025, 08:09:08 pm »
Na fotografia, e acredito que seja a referente à notícia por estarem 3 VEMERs, aparece o 08 que é um MPA. Um MPA a fazer Medevac em vez de um M?  :o

O FITS foi concebido para poder ser facilmente removido da aeronave caso haja disso necessidade, como é aqui o caso. O uso dum PG02/Persuader/VIMAR neste tipo de missão é um sintoma da problemática taxa de disponibilidade desta frota.  :-\

Faz sentido... Mas do que fui acompanhando ao longo do ano de 2024, só nunca "vi" o 01, 02 (sendo que este está em reparação em Sevilha), 03 (e este vi no hangar de manutenção em Sevilha aquando das cheias), como referi no tópico respetivo. Aliás, tenho visto com frequência todos do 04 ao 12 no ar de forma intercalada...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11454
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3694 vez(es)
  • +967/-1097
Re: Notícias da FAP
« Responder #1697 em: Janeiro 29, 2025, 10:30:51 pm »
Só existem duas paletes com consolas VIMAR, por isso 3 dos aparelhos nunca estão equipados, a não ser que estejam parados por manutenção, podem muito bem operar como aeronaves de transporte.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2397
  • Recebeu: 1024 vez(es)
  • Enviou: 206 vez(es)
  • +567/-225
Re: Notícias da FAP
« Responder #1698 em: Janeiro 30, 2025, 01:01:28 am »
wtf??????????
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7585 vez(es)
  • Enviou: 5141 vez(es)
  • +10194/-2930
Re: Notícias da FAP
« Responder #1699 em: Janeiro 30, 2025, 06:12:56 am »
Só existem duas paletes com consolas VIMAR, por isso 3 dos aparelhos nunca estão equipados, a não ser que estejam parados por manutenção, podem muito bem operar como aeronaves de transporte.

Por acaso sempre julguei que tínhamos adquirido 3 e não 2.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 216
  • Recebeu: 143 vez(es)
  • Enviou: 186 vez(es)
  • +21/-40
Re: Notícias da FAP
« Responder #1700 em: Janeiro 30, 2025, 01:23:05 pm »
Só existem duas paletes com consolas VIMAR, por isso 3 dos aparelhos nunca estão equipados, a não ser que estejam parados por manutenção, podem muito bem operar como aeronaves de transporte.

Por acaso sempre julguei que tínhamos adquirido 3 e não 2.

Em 2021 foi-me dito que as tripulações da 502 tinham perdido as qualificações VIMAR, pelo que a missão não estava a ser desempenhada.
Não sei se alguma coisa mudou desde então.
« Última modificação: Janeiro 30, 2025, 01:23:56 pm por wyldething »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7585 vez(es)
  • Enviou: 5141 vez(es)
  • +10194/-2930
Re: Notícias da FAP
« Responder #1701 em: Janeiro 30, 2025, 04:17:48 pm »
Em 2021 foi-me dito que as tripulações da 502 tinham perdido as qualificações VIMAR, pelo que a missão não estava a ser desempenhada.
Não sei se alguma coisa mudou desde então.

Posso-te dizer que frequentemente observo a descolar do Montijo um PG02/VIMAR totalmente equipado com o FITS e SLAR, que segue sempre em direção ao oceano. Seria um pouco estranho e completamente desnecessário que saísse nessa configuração se entretanto a 502 já não executasse de novo a missão de Vigilância Marítima, digo eu.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 927
  • Recebeu: 441 vez(es)
  • Enviou: 597 vez(es)
  • +68/-7
Re: Notícias da FAP
« Responder #1702 em: Janeiro 30, 2025, 05:35:51 pm »
Em 2021 foi-me dito que as tripulações da 502 tinham perdido as qualificações VIMAR, pelo que a missão não estava a ser desempenhada.
Não sei se alguma coisa mudou desde então.

Posso-te dizer que frequentemente observo a descolar do Montijo um PG02/VIMAR totalmente equipado com o FITS e SLAR, que segue sempre em direção ao oceano. Seria um pouco estranho e completamente desnecessário que saísse nessa configuração se entretanto a 502 já não executasse de novo a missão de Vigilância Marítima, digo eu.

Eu diria que esses são os que usam o callsign SNOUTXX... Hoje estiveram 2 com esse callsign no ar, por exemplo.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11454
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3694 vez(es)
  • +967/-1097
Re: Notícias da FAP
« Responder #1703 em: Janeiro 30, 2025, 08:52:23 pm »
Só existem duas paletes com consolas VIMAR, por isso 3 dos aparelhos nunca estão equipados, a não ser que estejam parados por manutenção, podem muito bem operar como aeronaves de transporte.

Por acaso sempre julguei que tínhamos adquirido 3 e não 2.

Ok, talvez sejam 3. Mas não são 5 de certeza senão não valia a pena terem a possibilidade de serem removidos/instalados com facilidade, estariam sempre equipados como era na altura do Aviocar.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7585 vez(es)
  • Enviou: 5141 vez(es)
  • +10194/-2930
Re: Notícias da FAP
« Responder #1704 em: Janeiro 30, 2025, 09:14:06 pm »
Ok, talvez sejam 3. Mas não são 5 de certeza senão não valia a pena terem a possibilidade de serem removidos/instalados com facilidade, estariam sempre equipados como era na altura do Aviocar.

Não era um reparo ao que escreveste Lightning, é mesmo a sensação que tenho e que pode não estar correta. Como temos 3 PG02/VIMAR/Persuader, fiquei com a sensação que tínhamos adquirido 3 sistemas FITS.

Cinco não foram com toda a certeza, e os 2 PG03 estão mais vocacionados para RFOT.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 927
  • Recebeu: 441 vez(es)
  • Enviou: 597 vez(es)
  • +68/-7
Re: Notícias da FAP
« Responder #1705 em: Janeiro 30, 2025, 10:02:13 pm »
Citar
Portugal   Israel   2006      3      EL/M-2022   MP aircraft radar   3   ?   2010   New   EL/M-2022A(V)3 version; for 3 C-295MPA MP aircraft from Spain   2.5   7.5   7.5

Isto pode ajudar a esclarecer?

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, wyldething

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 927
  • Recebeu: 441 vez(es)
  • Enviou: 597 vez(es)
  • +68/-7
Re: Notícias da FAP
« Responder #1706 em: Janeiro 31, 2025, 08:26:13 am »
Força Aérea Portuguesa reforça frota com novas viaturas MAN TGE

Citar
Concurso público realizado para dois furgões de mercadorias com 11 m3 de capacidade

https://www.eurotransporte.pt/noticia/3/6738/forca-aerea-portuguesa-reforca-frota-com-novas-viaturas-man-tge/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6853
  • Recebeu: 7585 vez(es)
  • Enviou: 5141 vez(es)
  • +10194/-2930
Re: Notícias da FAP
« Responder #1707 em: Janeiro 31, 2025, 06:07:28 pm »
Citar
Portugal   Israel   2006      3      EL/M-2022   MP aircraft radar   3   ?   2010   New   EL/M-2022A(V)3 version; for 3 C-295MPA MP aircraft from Spain   2.5   7.5   7.5

Isto pode ajudar a esclarecer?

São 3 conjuntos FITS completos que temos ao nosso dispor, sim. Além do SLAR de cada lado, o principal sensor do sistema é de facto o radar multimodo de vigilância marítima ELTA Systems EL/M-2022A(V)3.  :)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 927
  • Recebeu: 441 vez(es)
  • Enviou: 597 vez(es)
  • +68/-7
Re: Notícias da FAP
« Responder #1708 em: Janeiro 31, 2025, 06:38:20 pm »
Citar
Portugal   Israel   2006      3      EL/M-2022   MP aircraft radar   3   ?   2010   New   EL/M-2022A(V)3 version; for 3 C-295MPA MP aircraft from Spain   2.5   7.5   7.5

Isto pode ajudar a esclarecer?

São 3 conjuntos FITS completos que temos ao nosso dispor, sim. Além do SLAR de cada lado, o principal sensor do sistema é de facto o radar multimodo de vigilância marítima ELTA Systems EL/M-2022A(V)3.  :)

Obrigado! Da mesma forma, nesse site, há outros 5 ELTA Systems EL/M-2022A(V)3 para os 5 P-3C Cup+ Orion…
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3209
  • Recebeu: 1465 vez(es)
  • Enviou: 4174 vez(es)
  • +2149/-120
Re: Notícias da FAP
« Responder #1709 em: Janeiro 31, 2025, 07:02:09 pm »

São 3 conjuntos FITS completos que temos ao nosso dispor, sim. Além do SLAR de cada lado, o principal sensor do sistema é de facto o radar multimodo de vigilância marítima ELTA Systems EL/M-2022A(V)3.  :)

O SLAR é o Eriksson "herdado" dos C-212 ou estou a sonhar (ou a ter pesadelos, dependendo da forma de ver a situação)?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur