Na fotografia, e acredito que seja a referente à notícia por estarem 3 VEMERs, aparece o 08 que é um MPA. Um MPA a fazer Medevac em vez de um M?
Citação de: goncalobmartins em Janeiro 29, 2025, 06:56:40 pmNa fotografia, e acredito que seja a referente à notícia por estarem 3 VEMERs, aparece o 08 que é um MPA. Um MPA a fazer Medevac em vez de um M? O FITS foi concebido para poder ser facilmente removido da aeronave caso haja disso necessidade, como é aqui o caso. O uso dum PG02/Persuader/VIMAR neste tipo de missão é um sintoma da problemática taxa de disponibilidade desta frota.
Só existem duas paletes com consolas VIMAR, por isso 3 dos aparelhos nunca estão equipados, a não ser que estejam parados por manutenção, podem muito bem operar como aeronaves de transporte.
Citação de: Lightning em Janeiro 29, 2025, 10:30:51 pmSó existem duas paletes com consolas VIMAR, por isso 3 dos aparelhos nunca estão equipados, a não ser que estejam parados por manutenção, podem muito bem operar como aeronaves de transporte.Por acaso sempre julguei que tínhamos adquirido 3 e não 2.
Em 2021 foi-me dito que as tripulações da 502 tinham perdido as qualificações VIMAR, pelo que a missão não estava a ser desempenhada. Não sei se alguma coisa mudou desde então.
Citação de: wyldething em Janeiro 30, 2025, 01:23:05 pmEm 2021 foi-me dito que as tripulações da 502 tinham perdido as qualificações VIMAR, pelo que a missão não estava a ser desempenhada. Não sei se alguma coisa mudou desde então.Posso-te dizer que frequentemente observo a descolar do Montijo um PG02/VIMAR totalmente equipado com o FITS e SLAR, que segue sempre em direção ao oceano. Seria um pouco estranho e completamente desnecessário que saísse nessa configuração se entretanto a 502 já não executasse de novo a missão de Vigilância Marítima, digo eu.
Ok, talvez sejam 3. Mas não são 5 de certeza senão não valia a pena terem a possibilidade de serem removidos/instalados com facilidade, estariam sempre equipados como era na altura do Aviocar.
Portugal Israel 2006 3 EL/M-2022 MP aircraft radar 3 ? 2010 New EL/M-2022A(V)3 version; for 3 C-295MPA MP aircraft from Spain 2.5 7.5 7.5
Concurso público realizado para dois furgões de mercadorias com 11 m3 de capacidade
CitarPortugal Israel 2006 3 EL/M-2022 MP aircraft radar 3 ? 2010 New EL/M-2022A(V)3 version; for 3 C-295MPA MP aircraft from Spain 2.5 7.5 7.5Isto pode ajudar a esclarecer?
Citação de: goncalobmartins em Janeiro 30, 2025, 10:02:13 pmCitarPortugal Israel 2006 3 EL/M-2022 MP aircraft radar 3 ? 2010 New EL/M-2022A(V)3 version; for 3 C-295MPA MP aircraft from Spain 2.5 7.5 7.5Isto pode ajudar a esclarecer?São 3 conjuntos FITS completos que temos ao nosso dispor, sim. Além do SLAR de cada lado, o principal sensor do sistema é de facto o radar multimodo de vigilância marítima ELTA Systems EL/M-2022A(V)3.
São 3 conjuntos FITS completos que temos ao nosso dispor, sim. Além do SLAR de cada lado, o principal sensor do sistema é de facto o radar multimodo de vigilância marítima ELTA Systems EL/M-2022A(V)3.