Trafaria
olha que não é tão dificil assim
2006-2011
Atlantida e Anticiclone 70 milhoes.
15 navios 75 milhões.
Chapa e motores para navios que depois nao foram construidos 10 milhoes ( vendidos ao sucateiro 10 vezes abaixo do valor de compra)
O monte de ferros das contrapartidas dos submarinos custaram ao estaleiro mais de 20 milhões entre desmontagem do estaleiro na Alemanha armazenamento dos mesmos na Alemanha, transporte para Portugal e montagem de 3 oficinas que se aproveitaram. e de 3 gruas.
Sim meu caro as contrapartidas dos submarinos .......foram os ENVC quem pagou a desmontagem do estaleiro na Alemanha e depois em vez de material que no papel deveria valer 250 milhões recebemos um monte de ferros velhos mais tarde avaliados em 40 milhoes.
Mas isto tudo ate poderia passar no crivo da autoridade da concorrencia não fosse este dinheiro ter sido emprestado com juros e condições fora dos valores de mercado.
Estes 180 milhoes fazem parte do deficit dos ENVC, que se salda em 260 milhões
Boas trafaria
Explica-me, onde é que eu dei a minha cavadela na cova?
Ha mais de 10 anos que lutamos e avisamos as Administrações que o estaleiro estava obsoleto e que precisava de modrenização!
Em vez de maquinaria nova, acharam que era mais simples construir navios com 5 milhões de prejuizo cada!
E agora a culpa e do mexilhão??
Se o estaleiro está assim tão obsoleto também deverá ter dificuldade em construir os tais navios para a Venezuela...
Os navios podem ser construidos aqui, depois de reparadas as oficinas de corte que estão paradas ha 2 anos
O contrato é bom e tem margem para dar lucro; mas poderia dar muito mais, se disposessemos de maquinaria moderna.
Vou-te dar so um exemplo:
uma maquina de dobrar tubos que aqui esta , o operario que trabalha com ela....bem,.... mais ninguem no mundo consegue trabalhar com ela, so ele consegue dobrar tubos com ela, qualquer outro trabalhador que va tabalhar com ela e queira fazer um angulo de 45 graus sai-lhe um de 35 ou 55
Mas o Homem e tão bom que ja conhece os truques e as manhas todas da maquina! demora tempo, mas sai tudo certinho!!
Se o homem morre ou ccompram outra maquina ou mais ninguem dobra tubos
Nos ultimos 10 anos sairam daqui mais de 20 navios, que foram construidos nas mesmas condições, e fora o famoso Atlantida nenhum armador se queixou da falta de qualidade dos navios, antes pelo contário.
Não duvides, nós faziamos verdadeiros milagres!