ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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Luso

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #870 em: Abril 20, 2013, 09:33:16 pm »
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Não compreendo como resgatar bancos não representa para a União Europeia uma violação das leis da concorrência, mas resgatar um estaleiro não pode ser.

Pimba! Nem mais! Excelente raciocínio!
E resume muita coisa. :G-beer2:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Trafaria

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #871 em: Abril 20, 2013, 09:55:46 pm »
Continuo a achar que os ENVC, dos administradores aos trabalhadores, é que cavaram a sua própria sepultura. Lamento.
::..Trafaria..::
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #872 em: Abril 20, 2013, 10:21:12 pm »
Boas trafaria

 Explica-me, onde é que eu dei a minha cavadela na cova?
 
 Ha mais de 10 anos que lutamos e avisamos as Administrações que o estaleiro estava obsoleto e que precisava de modrenização!
 Em vez de maquinaria  nova, acharam que era mais simples construir navios com 5 milhões de prejuizo cada!
 
 E agora a culpa e do mexilhão??
 

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Trafaria

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #873 em: Abril 20, 2013, 10:29:03 pm »
Só 5 milhões?
Isso não é nada! Ora vê lá para quantos navios é que deviam dar os 180 milhões?
::..Trafaria..::
 

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Sertorio

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #874 em: Abril 21, 2013, 12:05:39 am »
Citação de: "chaimites"
Boas trafaria

 Explica-me, onde é que eu dei a minha cavadela na cova?
 
Ha mais de 10 anos que lutamos e avisamos as Administrações que o estaleiro estava obsoleto e que precisava de modrenização!

 Em vez de maquinaria  nova, acharam que era mais simples construir navios com 5 milhões de prejuizo cada!
 
 E agora a culpa e do mexilhão??

Se o estaleiro está assim tão obsoleto também deverá ter dificuldade em construir os tais navios para a Venezuela...
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #875 em: Abril 21, 2013, 04:43:04 am »
Trafaria
  olha que não é tão dificil assim
   
   2006-2011
   Atlantida e Anticiclone  70 milhoes.
   15 navios  75 milhões.  
   
  Chapa e motores para navios que depois nao foram construidos 10 milhoes ( vendidos ao sucateiro 10 vezes abaixo do valor de compra)

O monte de ferros das contrapartidas dos submarinos custaram ao estaleiro mais de 20  milhões entre desmontagem do estaleiro na Alemanha     armazenamento dos mesmos na Alemanha, transporte para Portugal e montagem de 3 oficinas que se aproveitaram. e de 3 gruas.

Sim meu caro as contrapartidas dos submarinos .......foram os ENVC quem pagou a desmontagem do estaleiro na Alemanha e depois em vez de material que no papel deveria valer 250 milhões  recebemos um monte de ferros velhos mais tarde avaliados em 40 milhoes.

  Mas isto tudo ate poderia passar no crivo da autoridade da concorrencia não fosse este dinheiro ter sido emprestado com juros e condições fora dos valores   de mercado.
  Estes 180 milhoes fazem parte do deficit dos ENVC, que se salda em 260 milhões


Citação de: "Sertorio"
Citação de: "chaimites"
Boas trafaria

Explica-me, onde é que eu dei a minha cavadela na cova?

Ha mais de 10 anos que lutamos e avisamos as Administrações que o estaleiro estava obsoleto e que precisava de modrenização!

Em vez de maquinaria nova, acharam que era mais simples construir navios com 5 milhões de prejuizo cada!

E agora a culpa e do mexilhão??

Se o estaleiro está assim tão obsoleto também deverá ter dificuldade em construir os tais navios para a Venezuela...


 Os navios podem ser construidos aqui, depois de reparadas as oficinas de corte que estão paradas ha 2 anos
 O contrato é bom e tem margem para dar lucro; mas poderia dar muito mais, se disposessemos de maquinaria moderna.
 
 Vou-te dar so um exemplo:
 uma maquina de dobrar tubos que aqui esta , o operario que trabalha com ela....bem,.... mais ninguem no mundo consegue trabalhar com ela, so ele   consegue dobrar tubos com ela,  qualquer outro trabalhador que  va tabalhar com ela  e queira fazer um angulo de 45 graus sai-lhe um de 35  ou 55
 
 
 Mas o Homem e tão bom que ja conhece os truques e as manhas todas da maquina! demora tempo, mas sai tudo certinho!!
 Se o homem morre  ou ccompram outra maquina  ou mais ninguem dobra tubos :roll:

 Nos ultimos 10 anos sairam daqui mais de 20 navios, que foram construidos nas mesmas condições, e fora o famoso Atlantida nenhum armador se queixou da  falta de qualidade dos navios, antes pelo contário.
 
 Não duvides, nós faziamos verdadeiros milagres!
 

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Lightning

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #876 em: Abril 21, 2013, 06:03:09 pm »
Uma das causas destes problemas todos, e de problemas noutros sítios, é a mania de exigir contrapartidas, na teoria é tudo muito bonito, Portugal compro um equipamento a uma entidade estrangeira e essa entidade fica comprometida a fazer um certo investimento ou comprar produtos a empresas portuguesas o que seria bom para a economia, manutenção de empregos, etc, mas na prática o que acontece é, o valor do produto que Portugal compra fica mais caro (para compensar o dinheiro que a empresa vai ter que gastar em contrapartidas), e as próprias contrapartidas são sobrevalorizadas, isto é, a empresa diz que o investimento é muito maior do que é na realidade (como essa que o chaimites falou dos ferros que vieram da Alemanha para os ENVC), ou então ainda coisas doidas como esta.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... el-de-luxo
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #877 em: Abril 22, 2013, 09:01:18 am »
Russos ficam á espera
 Os Russos afirmam que vão esperar pelo novo concurso Publico para tomar uma decisão
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #878 em: Abril 22, 2013, 02:11:09 pm »
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Comentário BNM: O Povo diz que "em casa em que não há pão todos clamam e ninguém tem razão". Há uma outra versão segundo a qual afinal todos têm razão, mas neste caso de drama anedótico de Viana do Castelo escolha a primeira versão. Antes de mais todo este processo e o arraial mediático fomentado à sua volta prima por um exercício primoroso de hipocrisia aos mais altos níveis. Há governantes que no intimo pensam que se já não temos navios não precisamos de estaleiros para nada, aliás isto na escola de pensamento do antigo ministro do mar Comandante Azevedo Soares, que um dia algo distraidamente me disse que Portugal não precisa(va) de marinha mercante para nada porque saía mais barato utilizar navios estrangeiros. São as teorias e aplicações práticas da DESMARITIMIZAÇÃO na sua pujança mais negra e ignota.
A única coisa que me admira nisto tudo é que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo tenho logrado sobreviver até agora. O caso de Viana do Castelo não tem sido tratado com seriedade. Quero acreditar que isso tem acontecido principalmente por incompetências diversas. Ainda estamos a pagar a factura do desmantelamento cego da CUF em 1975 e da nacionalização da indústria naval. Na época criou-se um sector empresarial do Estado com estaleiros navais e companhias de navegação: os primeiros tinham capacidade, ciência e necessidade de construir navios; os segundos precisavam de actualizar e renovar as suas frotas para consolidação face a alterações de mercados decorrentes do regresso à Europa e da revolução tecnológica e especialização mundial dos transportes marítimos. O que é que se fez? Pior que nada, pois os poucos navios encomendados à SETENAVE (os graneleiros para a NAVIS e depois transferidos para a CNN) nunca chegaram a integrar a marinha mercante portuguesa e acabaram vendidos ao desbarato para um armador estrangeiro que fez o melhor negócio da sua vida. Tudo gerido por Comissários inaptos. Claro que a DESMARITIMIZAÇÃO e todo o folclore político e económico em que Portugal tem vivido nestas décadas de costas para o mar e para o mais elementar bom senso não podia desaguar senão no mar de asneiras que agora aparece reciclado no discurso turvo do REGRESSO AO MAR.
Viana do Castelo andou anos a construir navios subsidiados pelo Estado, à semelhança dos seus congéneres europeus. A cegueira global permitiu que não se preservasse a indústria naval na Europa, com excepção de nichos de mercados de construção de navios evoluídos tecnologicamente, aposta tímida de Viana que falhou. À medida que encolheu a actividade de construção naval em Portugal, diminuiu a percentagem de componentes nacionais, falha decorrente de falta de dimensão apesar do potencial oficial do clister do mar.
Tecidos estes considerandos, pode perguntar-se: o que há a fazer?
Se os ENVC estivessem localizados em Hamburgo em vez do Minho, já há muito que a comunidade marítima local teria posto de pé uma solução que podia passar pela mobilização dos sectores marítimos associados ao Município e ao brio local.
A solução agora anunciada pelo ministro Aguiar Branco parece ser um último recurso arriscado:
- Concurso Público Internacional para alienar o navio de passageiros ATLÂNTIDA equivale a rifá-lo da mesma forma que em 1986 se fez com os graneleiros de Setúbal. Vai ser vendido por um valor insignificante. Não porque o navio não preste, acreditamos que é um bom navio, mas por razões técnicas e conjunturais desfavoráveis:  foi concebido à medida para um tráfego específico (mesmo esse processo terá sido mal gerido pelo armador inicial por falta de saber), encaixará mal noutras actividades que não as Ilhas dos Açores; o vendedor vai alienar o bem com as calças na mão, e assim se encerra um dossier vergonhoso. Todos ficam a perder, o Estado, o País e mesmo a Região do Açores que continua a recorrer a um navio grego com 40 anos de idade, gastando milhões todos os anos nesse processo.
As restantes medidas parecem obviamente medidas de recurso desesperadas. Se até agora tudo funcionou mal comprometendo o futuro dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, nada assegura que este novo capítulo agora anunciado tenha desfecho diferente. ESTE PAÍS e ESTA GENTE não TÊM REMÉDIO.

http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #879 em: Abril 22, 2013, 03:49:04 pm »
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Privatizações
Autarca socialista leva privatização dos ENVC à Procuradoria

Económico com Lusa  
22/04/13 12:28

O presidente da Câmara de Viana do Castelo ameaça levar a privatização dos Estaleiros Navais à Procuradoria Geral da República. Já o Ministro da Defesa defende que antes de mais os ENVC têm de devolver as ajudas de Estado recebidas entre 2006 e 2011, e não declaradas a Bruxelas.

A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) ara investigar a reprivatização dos estaleiros navais alegando "gestão danosa" no processo conduzido pelo Ministério da Defesa Nacional.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa pelo presidente da Câmara e prevê ainda um pedido formal ao Tribunal de Contas para "averiguação das responsabilidades gestionárias da situação económica e financeira" dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e das implicações com o procedimento aberto pela Comissão Europeia (CE) às ajudas públicas atribuídas atribuídas à empresa.

 "Temos fortes indícios de ter havido gestão danosa neste processo e de não ter sido salvaguardo o interesse público nacional. Vamos pedir que sejam abertas duas investigações formais, na PGR e no Tribunal de Contas, para que sejam apuradas responsabilidades", afirmou o autarca socialista, criticando a gestão deste processo por parte do ministro José Pedro Aguiar-Branco.

"Temos direito a conhecer a verdade, a saber se foi defendido o interesse público, a saber se houve desperdício de dinheiros públicos por incapacidade ou ineficácia das acções do ministério da defesa", disse ainda.

Em causa está a investigação publicada pela Direção-Geral da Concorrência da CE sobre os 181 milhões de euros de ajudas públicas atribuídas aos ENVC entre 2006 e 2011 [durante o anterior Governo]. José Maria Costa afirma que durante este período o Governo português "não acautelou" o futuro da empresa e dos mais de 600 postos de trabalho, nomeadamente por não ter apresentado qualquer "processo de
recuperação e viabilização" da empresa, como seria admitido pela própria CE, para justificar os apoios concedidos, citando o documento da CE de 03 de Abril.

A CE diz não ter presentes "quaisquer dos elementos necessários" para que possam ser consideradas estas ajudas como integrantes de um plano de reestruturação, o que poderia ser permitido, garante o autarca socialista de Viana na interpretação
que faz do documento. Até porque a própria CE diz não dispor de "elementos de prova para concluir se qualquer das medidas pode ser considerada compatível"
enquanto "auxílio de emergência ou à reestruturação".

O ministro da Defesa Nacional afirma que os ENVC têm de devolver as ajudas recebidas entre 2006 e 2011, e não declaradas a Bruxelas, "ou não podem prosseguir na sua actividade", que envolve actualmente 620 trabalhadores.

Foi por isso, segundo referiu o ministro, que o Governo anulou o processo que visava reprivatizar a empresa e optou, em alternativa, por um concurso público para a "subconcessão dos terrenos que actualmente são ocupados pelos estaleiros".

http://economico.sapo.pt/noticias/autar ... 67558.html
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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #880 em: Abril 22, 2013, 06:36:14 pm »
O consórcio alemão, entregou aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo equipamento usado do estaleiro Flender, que entretanto encerrou na Alemanha. A empresa alemã apresentou uma proposta para que fosse contabilizada esta contrapartida como “fornecimento de equipamento a custo zero” no valor de 250 milhões de euros. E a Comissão de Contrapartidas aceitou. É isso que se lê na página 61 do relatório de 2009 da CPC,

Na reunião da Comissão de Defesa, Pedro Catarino foi confrontado com este caso e com informações de que, na avaliação feita pelos estaleiros de Viana do Castelo, através do inventário do equipamento, o valor da contrapartida seria de 40 milhões, seis vezes menos do que o prometido pelo GSC. O presidente da CPC admitiu então que esse era um dos casos em que uma contrapartida foi avaliada por cima.

O consórcio Alemão prometeu um total de 650 milhões de euros em negócios aos estaleiros de Viana do Castelo, em que se incluíam os 250 milhões do material do estaleiro de Flender. Um valor que levou o ministro da Defesa em 2004, Paulo Portas, a dizer que salvava os estaleiros da falência.

 Em vez disso apenas recebemos um monte de ferros velhos!  :roll:
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #881 em: Abril 23, 2013, 09:02:13 pm »
Comissão Europeia desmente Aguiar Branco

A Comissão Europeia admite que se Portugal apresentar um plano de reestruturação enquadrado pelas regras comunitárias da concorrência os estaleiros de Viana poderão não ter de devolver os 181 milhões de euros em apoios públicos concedidos.

O porta-voz da Comissão Europeia para os assuntos da concorrência esclareceu que se Portugal apresentar  "um plano de reestruturação"  
 "satisfazendo as regras relativas aos auxílios estatais de emergência e à reestruturação de empresas em dificuldade.

 "Nesse caso, a Comissão não vai pedir a devolução dos auxílios compatíveis", explicou Antoine Colombani
 
  E agora Sr ministro?
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #882 em: Abril 23, 2013, 09:15:26 pm »
Não me digam que o Aguiar branco segue os meus Post´s!!  :mrgreen:

ele ja resposndeu á LUSA

O ministro da Defesa afirmou que não avançará para uma "discussão contenciosa" com a Comissão Europeia sobre os Estaleiros de Viana porque esta é incompatível com o interesse dos investidores e tem elevado risco de ter resultado desfavorável

  Quais investidores??? Sr Ministro
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #883 em: Abril 24, 2013, 10:55:00 am »
os amigalhaços dele, concerteza
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #884 em: Abril 24, 2013, 08:53:36 pm »
Aguiar Branco vira o bico ao prego e convida a Camara Municipal de viana do castelo  a concorrer à concessão dos terrenos dos ENVC
   
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   Eu vou concorrer tambem!  
 
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