Notícias do Exército Brasileiro

  • 1447 Respostas
  • 618280 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7343
  • Recebeu: 1165 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9129/-10247
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1440 em: Março 06, 2025, 11:40:23 am »
Exército e BAE Systems discutem a produção no Brasil do obuseiro 105 mm AR Light Gun


Citar
Entre os dias 26 e 27 de fevereiro de 2025, a Diretoria de Fabricação (DF) realizou uma reunião com a empresa BAE Systems para discutir a produção nacional, sob licença, do obuseiro 105 mm AR Light Gun.

O evento foi realizado no Escritório da DF em Brasília e contou com a participação de representantes da DF, do EME, do COLOG e da empresa BAE Systems.

O Diretor de Fabricação iniciou a reunião apresentando os participantes e destacando a relevância do evento para o Exército Brasileiro, o que foi corroborado pelo Chefe do EPEx, que ressaltou a necessidade de modernizar o Sistema de Artilharia de Campanha do EB. Em seguida, diversos debates técnicos e operacionais sobre os obuseiros 105 mm AR foram realizados entre os participantes.

Durante a reunião, foram discutidas as expectativas do Exército Brasileiro para a obtenção da licença de produção dos obuseiros 105 mm Light Gun no país, destacando o potencial fabril dos Arsenais de Guerra e a importância de sua plena utilização.

A BAE Systems, por sua vez, apresentou suas perspectivas e os benefícios da nacionalização da fabricação, reforçando as oportunidades estratégicas para ambas as partes.

Além disso, foram definidos os próximos passos para avançar na negociação do projeto de fabricação nacional, sob licença, dos obuseiros 105 mm Light Gun. Também foi debatida a possibilidade de um acordo entre os governos brasileiro e britânico para viabilizar futuras colaborações entre as Forças Armadas de ambos os países no emprego dos obuseiros em operações e treinamentos.

Na busca constante por projetos que gerem Poder de Combate, o Sistema de Fabricação ressalta a importância da produção nacional dos obuseiros 105 mm, de forma a garantir a soberania nacional, assegurar a modernização do Sistema de Artilharia de Campanha e impulsionar o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa.

FONTE: DF/EB / https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/exercito-e-bae-systems-discutem-a-producao-no-brasil-do-obuseiro-105-mm-ar-light-gun
 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1031
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +39/-1559
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1441 em: Março 20, 2025, 12:06:20 am »
Demorou.

Exército lança concorrência para aquisição de drones armados
...
De acordo com as especificações técnicas do sistema, as aeronaves deverão ter peso máximo de decolagem de 700 kgf, altitude máxima de vôo de 18.000 ft e alcance mínimo de 300 km, com uma capacidade de carga que poderá incluir câmeras, sistemas de apontamento laser, quatro foguetes de 70 mm guiados ou dois mísseis (não especificados).

Além disso o edital aponta que o sistema já deverá estar pronto para comercialização (ou seja, não estar em desenvolvimento) e não possuir restrições relativas à International Traffic in Arms Regulations (ITAR), dos Estados Unidos, que demonstra a preocupação da Força Terrestre com as constantes mudanças de posicionamento da geopolítica global.


https://tecnodefesa.com.br/exercito-lanca-concorrencia-para-aquisicao-de-drones-armados/

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1031
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +39/-1559
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1442 em: Março 25, 2025, 03:51:51 pm »
Exército Brasileiro veta empresas sob leis dos EUA em licitação de drones armados
...
O Exército Brasileiro decidiu excluir empresas sujeitas à legislação dos Estados Unidos da licitação para a aquisição de drones armados com mísseis. Essa medida visa evitar possíveis embargos ou restrições que possam comprometer a soberania nacional e a operacionalidade dos equipamentos militares.
...
https://www.forte.jor.br/2025/03/25/estadao-exercito-brasileiro-veta-empresas-sob-leis-dos-eua-em-licitacao-de-drones-armados/

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23262
  • Recebeu: 4228 vez(es)
  • Enviou: 2989 vez(es)
  • +3054/-4550
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1443 em: Abril 05, 2025, 05:22:13 pm »
Citação de: Paulo Roberto Bastos Jr.
O CFN 🇧🇷 segue na busca de um sucessor para suas VBC CC SK-105 e, mesmo com a demonstração que o CV90120 🇸🇪 fará na próxima segunda na base dos fuzileiros, foi o Tulpar 🇹🇷 quem mais impressionou.

Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1031
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +39/-1559
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1444 em: Maio 02, 2025, 09:11:15 pm »
Exército homologa o radar SENTIR M20


...
O SENTIR M20 é um radar de vigilância terrestre (RVT), portátil, capaz de detectar e acompanhar o deslocamento de alvos terrestres, como um homem rastejando até 1 km,  caminhando até 10 km e veículos a mais de 30 km, realizando a classificação automática e o rastreamento de até 100 alvos simultâneos em terra ou baixa altitude. Foi implementado para o Programa Estratégico do Exército (Prg EE) SISFRON, ele permite o acesso e controle remoto dos dados através dos centros de comando e controle.
...
https://tecnodefesa.com.br/exercito-homologa-o-radar-sentir-m20/

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7343
  • Recebeu: 1165 vez(es)
  • Enviou: 556 vez(es)
  • +9129/-10247
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1445 em: Maio 05, 2025, 02:09:19 pm »
Exército Brasileiro marca presença na Feira Aeroespacial Mexicana 2025


Citar
Cidade do México (México) – Entre os dias 23 a 26 de abril de 2025, o Brasil marcou presença da Feira Aeroespacial Mexicana (FAMEX), realizada na Base Aérea Militar nº 1, em Santa Lucía, nas proximidades do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, a cerca de 60 quilômetros da Cidade do México. O Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz), representado pelo 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado Escola (1º BI Mec (Es)), participou do evento, organizado pela Força Aérea Mexicana em parceria com a Secretaria de Defesa Nacional do México.

O "Espaço Brasil" foi coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Entre os destaques da participação brasileira estavam a viatura blindada de transporte de pessoal médio sobre rodas (VBTP-MR) Guarani e a aeronave Embraer KC-390, símbolos das capacidades operacionais das Forças Armadas do Brasil. O País oficializou sua presença no evento em março deste ano, com a entrega de uma carta do embaixador brasileiro ao comandante da Força Aérea Mexicana.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Embaixador do Brasil no México, Nedilson Ricardo Jorge; do Comandante do Exército Mexicano, General de Divisão Celestino Ávila Astudillo; do General de Divisão R1 Ricardo Rodrigues Canhaci, Diretor-Presidente e CEO da CSA MRO, além da comitiva do Comandante do Grupamento de Engenheiros Felipe Ángeles.

No pavilhão brasileiro, visitantes puderam conferir de perto equipamentos de alta tecnologia desenvolvidos pela indústria de defesa brasileira.

 :arrow: https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/exercito-brasileiro-marca-presenca-na-feira-aeroespacial-mexicana-2025






 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1031
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +39/-1559
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1446 em: Maio 22, 2025, 12:07:53 am »
Mbatha e Tomás.

Comandante do Exército Sul-africano visita Comando do Exército Brasileiro


...
A parceria tem se intensificado nos últimos anos, com destaque para a atuação conjunta em missões de manutenção da paz e em programas de intercâmbio e capacitação. Um dos exemplos mais recentes dessa cooperação foi a realização do 1º Curso Internacional de Selva, em abril deste ano, na África do Sul.
...
https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/comandante-do-exercito-sul-africano-realiza-visita-ao-comandante-do-exercito-brasileiro

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1031
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 288 vez(es)
  • +39/-1559
Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Responder #1447 em: Junho 01, 2025, 10:41:33 pm »
Militares del Ejército Brasileño participarán en un gran ejercicio de rescate que simula un terremoto en Ciudad de México
...
El pelotón está compuesto por soldados del 4º Grupo de Ingeniería (4º Gpt E), el 1er Batallón de Ferrocarril (1º B Fv), el 3er Batallón de Ingeniería de Combate (3º BE Cmb), el 6º Batallón de Ingeniería de Combate (6º BE Cmb), el 12º Batallón de Ingeniería de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld) y el 6º Regimiento de Caballería Blindada (6º RCB).
...
https://www.defensa.com/mexico/militares-ejercito-brasileno-participaran-gran-ejercicio-rescate

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.